Glossário Astrológico- Tajika na Consulta Prashna 5ª Casa #2

criança exibindo pintura nas mãos

Neste artigo continuamos a falar da interpretação dos assuntos relacionados com a Tajika na consulta prashna  da 5ª casa. As perguntas relacionadas com esta casa envolvem maioritariamente as crianças , gravidez, etc., mas também perguntas sobre a educação superior e assuntos amorosos, estudos académicos.

As indicações dadas a seguir  não devem ser vistas como verdades absolutas mas como indicações, sujeitas a alterações. Sobretudo deve ter-se em conta que a carta prashna é levantada para uma pergunta e o seu sucesso está dependente de uma motivação real e importante para a pessoa, quando a faz.

Existem alguns significados imediatos que podemos obter como:

Quando há um ou mais planetas benéficos colocados na 5ª casa isso é indicador de resultados positivos para o nascimento de crianças, e os restantes assuntos relacionados com esta casa.

Quando o regente do Ascendente ou a Lua estão em Muthaseela yoga[1] com  o regente da 5ª casa; ou quando o regente da 5ª casa está colocado no Ascendente, ao mesmo tempo que o regente do Ascendente está colocado na 5ª casa em conjunção com a Lua, haverá um nascimento muito rapidamente.

A criança será «legítima» se a Lua e Mercúrio estão na 5ª casa ou em aspeto ou conjunção com o regente da 5ª casa; ou ainda quando o regente da 5ª cas está exaltado.

A colocação de planetas maléficos ou aflitos (por ex., por combustão) na 5ª casa indica doença, perigo ou problemas para as crianças.

No entanto, a morte só se prevê, na consulta prashna da 5ª casa,  quando, em simultâneo, a 5ª casa, o regente da 5ª casa e o karaka das crianças, Júpiter, estão muito aflitos. Se não for o caso, apenas se pode prever doença ou alguma situação de perigo ou problema para a criança.

Aborto

Quando um planeta maléfico está no Ascendente e este corresponde a um signo cardinal, formando um itthasala yoga com a Lua, há indicação de aborto.

O regente do Ascendente ou a Lua colocados no Ascendente e este é um signo cardinal e formando um itthasala yoga com um planeta retrógrado, indica que haverá um aborto.

A criança será viável?

Se o regente da 12ª casa estiver colocado numa casa kendra e em aspeto com planetas benéficos; ou se a Lua está na fase cheia ou brilhante e colocada na 12ª casa; ou se a Lua estiver colocada na 12ª casa em conjunção com um planeta benéfico, indicam que  criança viverá.

Quando o regente da 12ª casa é um planeta natural maléfico isso indica potenciais dificuldades na gestação do feto. Quando, além disso, está colocado numa casa apoklima (3, 6, 9,12) em conjunção com um planeta maléfico, a criança nascerá sem vida ou  morre logo depois de nascer.

Tempo do nascimento

Pode-se calcular o momento da conceção vendo, no signo em que calha o Ascendente, os navamsas que estão nos graus anteriores ao Ascendente.  O tempo do nascimento será dado pelos navamsas que sobram no signo além do grau do Ascendente. Cada navamsa corresponde a uma porção de 3º e 20 ‘   de um signo.

Cada navamsa tem associado um tempo específico de acordo com o planeta que o rege. Explicaremos isto com pormenor  numa série de artigos em que iremos explorar a obra Prashna Marga, um referencial fundamental para este tipo de astrologia.

O número de casas a partir do Ascendente até à  colocação de Vénus na carta prashna  revela o número de meses que faltam para o nascimento, a menos que Vénus esteja colocado além da 9ª casa. Se esse for o caso, então deve contar-se a partir da 5ª casa e não do Ascendente.

Se o Ascendente é um signo diurno (Leão, Virgem, Balança, Escorpião, Aquário e Peixes) ou se está um planeta diurno no Ascendente (Sol, Mercúrio, Vénus  ou Júpiter) o nascimento ocorrerá de dia; o mesmo pode suceder se o regente do Ascendente estiver colocado num dos signos diurnos citados.

Quando o Ascendente é um signo noturno (Carneiro , Touro, Gémeos, Caranguejo, Sagitário ou Capricórnio) ou se está um planeta noturno (Marte, Lua, Saturno) no Ascendente) o nascimento ocorrerá à noite. O mesmo sucede se o regente do Ascendente estiver colocado num signo noturno.

A criança nascerá quando a Lua transitar pelo navamsa da Lua da conceção ou da carta prashna.

[1] Este yoga é um itthasala yoga que se dá numa orbe muito próxima, de apenas meio grau, sendo considerado muito favorável.

Também Poderá Gostar de Ler

Deixe um comentário a sua opinião conta