Yogas no Sistema Jaimini- Karakamsa 2

 

(alt=" ")

Continuamos neste artigo a resumir os significados dos yogas no sistema Jaimini   associados ao Karakamsa, de acordo com a tradição. Alguns destes significados terão de ser adaptados aos dia de hoje.

Yogas entre  os  Planetas e o Karakamsa (perigos relativos à casa)

Quando Marte está em aspeto com o karakamsa, os antigos consideravam que a sua casa seria queimada ou que o nativo queimaria a casa dos outros. Calculamos que isso fosse mais fácil de fazer nos tempos antigos, com casas frágeis e construídas com materiais facilmente combustíveis.

Se Marte e Vénus estiverem em aspeto com o  Karakamsa, a casa do nativo será parcialmente queimada. O mesmo sucederá, se for apenas Vénus a lançar aspeto para o karakamsa. Uma outra versão do sutra refere que a casa do nativo será metade queimada.

Se Vénus e Júpiter estão em aspeto com o karakamsa as casas junto à casa do nativo serão queimadas.

Efeitos dos Planetas  Colocados no  Karakamsa

Quando o Gulika está colocado no karakamsa lagna, a pessoa morrerá por veneno ou matará outros com veneno.

Se o Gulika está colocado no Karakamsa e recebe o aspeto da Lua, a pessoa será vítima de roubo de dinheiro ou será ela própria um ladrão.

Quando o Karakamsa recebe apenas o aspeto de Mercúrio, o nativo sofrerá de acumulação de líquidos, em especial nos órgãos genitais.

Quando Mercúrio está colocado no karakamsa, o problema referido no parágrafo anterior estará presente.

Quando Mercúrio não está colocado no Karakamsa mas está colocado numa casa maléfica, o nativo sofrerá do problema referido atrás durante os períodos e subperíodos de Mercúrio.

Quando Ketu está colocado no Karakamsa e recebe o aspeto de um planeta maléfico natural, a pessoa sofrerá de doença dos ouvidos. O mesmo acontece quando planetas maléficos lançam aspeto para o Karakamsa.

Quando Ketu está colocado no Karakamsa e recebe o aspeto de Marte e de Vénus, a pessoa terá um propósito firme na vida.

Quando Ketu está colocado no Karakamsa  e recebe o aspeto de Mercúrio e de Saturno, o nativo  não sofrerá de impotência.

Quando o Karakamsa recebe  o aspeto de Mercúrio e Saturno a pessoa será fisicamente fraca e terá um sistema nervoso débil.

Se o Karakamsa lagna coincide com a 1ª casa e recebe o aspeto de Mercúrio e de Vénus,  a pessoa terá um defeito na fala.

Quando Mercúrio e Vénus estão colocados na 2ª casa a partir do Karakamsa, a pessoa terá um defeito da fala e é filha de uma serva. O mesmo sucede quando Ketu está colocado nesta posição.

Quando Vénus e Mercúrio  estão colocados no Karakamsa a pessoa tem um defeito de fala e nasce de uma serva.

Quando Rahu está colocado na 2ª casa a partir do Upapada ou na 2ª casa a partir do regente da 2ª casa ou na 7ª casa a partir do Ascendente comum, a pessoa tem dentes proeminentes.

Quando Ketu está colocado na 2ª casa a partir do Upapada ou na 2ª casa a partir do regente da 2ª casa ou na 7ª casa a partir do Ascendente comum a pessoa sofre de gaguez, ou tem um discurso pouco claro.

Quando Saturno está colocado na 2ª casa a partir do Upapada ou na 2ª casa a partir do regente da 2ª casa ou na 7ª casa a partir do Ascendente comum o nativo não tem beleza física.

A aparência física e a compleição da pessoa deve analisar-se a partir do Karakamsa ou do Karakamsa.

Se não houver nenhum aspeto de planetas benéficos para o Karakams, a pessoa não nasce numa família «legítima» 8na linguagem antiga, será um bastardo).

Se houver planetas naturalmente maléficos no Karakamsa e não recebem aspeto nem estão em conjunção com Rahu ou Saturno, a pessoa o pai do nativo é dado a deboche e o nativo também terá atos do mesmo tipo e segredo.

Se houver 2 planetas colocados no Karakamsa, a pessoa será um membro importante da família.

Se Saturno e Rahu estão colocados no karakamsa ou se este ou o Ascendente  recebe o aspeto de Saturno e Rahu, a pessoa será alguém proeminente.

Quando o Karakamsa recebe o aspeto de Saturno, a pessoa  é asceta e tem qualidades de renúncia. O mesmo acontece quando Saturno está em aspeto com o Ascendente comum.

Quando Saturno está colocado no Karakamsa o nativo é um asceta e não gosta de dar nas vistas. O mesmo é válido quando Saturno está colocado no Ascendente comum.

Quando Ketu está colocado no Karakamsa e recebe o aspeto de Saturno a pessoa terá uma vida espiritual mas será dependente. O mesmo sucede quando Ketu está no Ascendente e recebe o aspeto de Saturno.

Os mesmos efeitos referidos no parágrafo anterior existem quando Saturno sozinho está colocado no Karakamsa ou em aspeto com o Karakamsa.

Quando o Sol e Vénus estão em aspeto com o Karakamsa, a pessoa será funcionário (a) do governo.

Quando Mercúrio está colocado na 10ª casa a partir do Karakamsa oue, em alternativa, está em aspeto com a 10ª casa a partir do Karakamsa, a pessoa viverá pelo próprio esforço. O mesmo sucede quando  Saturno está colocado na mesma casa, ou  na 10ª casa a partir do Ascendente comum ou em aspeto com a 10ª casa a partir do Karakamsa.

Segundo o comentário do sábio Varahamihira quando o Sol está colocado no Karakamsa, a pessoa será um funcionário de topo da administração pública; quando é Marte a estar nesta posição a pessoa será um funcionário de liderança média da administração ou do governo, quando Saturno está colocado na mesma posição a pessoa será um funcionário médio da administração.

Quando Júpiter está colocado na 10ª casa a partir do Karakamsa ou do Ascendente comum, a pessoa será corajosa e terá uma mente firme e determinada.

Quando o Sol está colocado na 10ª casa a  partir do Karakamsa e recebe o aspeto de Júpiter, ou se Júpiter está colocado na 10ª casa a partir do Karakamsa e recebe o aspeto do Sol; ou se o Sol e Júpiter estão colocados no Karakamsa , a pessoa forma riqueza com atividade ligada  à criação/transação  de gado.

Quando Vénus e a Lua estão colocados na 4ª casa a partir do Karakamsa ou  se estiverem colocados no Ascendente, a pessoa viverá numa  casa luxuosa (o efeito será mais forte quando estão colocados na  4ª casa a partir do Karakamsa).

O mesmo efeito acontece quando Vénus e a Lua estão colocados no Karakamsa e recebem o aspeto de outros planetas.

A pessoa viverá numa mansão se houver um planeta exaltado colocado na 4ª casa a partir do Karakamsa.

Quando Vénus e a Lua estão colocados no Karakamsa e a moverem-se para um deles entrar no signo de exaltação, há muitas probabilidades de a pessoa vir a residir numa grande mansão.

Quando Saturno e Rahu estão colocados na 4ª casa a partir do karakamsa, a pessoa viverá numa casa feita de pedra.

Quando Marte e Ketu estão colocados na 4ª casa a partir do Karakamsa, a pessoa viverá numa casa feita de tijolo.

Quando Júpiter está colocado na 4ª casa a partir do Karakamsa, a pessoa vive numa casa feita de pedra ou tijolo mas com muita  madeira incluída na construção.

Quando o Sol está colocado na 4ª casa a partir do Karakamsa, a pessoa  vive numa casa de tijolo ou barro  (este último material  nos dias de hoje provavelmente será raro numa casa).

Quando Rahu está colocado na 3ª ou na 6ª casa a partir do Karakamsa, a pessoa produzirá máquinas metálicas.

Quando Marte está colocado na 3ª ou na 6ª casa a partir do Karakamsa a pessoa produz arcos e flechas e também os carrega. Este é um exemplo claro de necessidade de atualização, substituindo por algo como fabricante de peças de artilharia, que também carrega.

Alguns referem que os últimos parágrafos descritos com referência à 4ª e 5ª casas a partir do Karakamsa deveriam ser lidos a partir da 3ª ou 6ª casas a partir do Karakamsa ou do Ascendente comum.

No próximo artigo continuaremos a descrever os yogas no sistema Jaimini, tal como referidos nos Jaimini sutras.

Também Poderá Gostar de Ler

4 Thoughts to “Yogas no Sistema Jaimini- Karakamsa 2”

  1. Laerte

    O Site de vocês de vez em quando acaba dando uns problemas de transmissão algo relacionado á ”Cloudflare”, fiquem atentos (talvez não tenham ciência disso…). Toda semana eu entro pra ler as novas postagens, as vezes tenho dificuldade para acessa-lo, é apenas uma ”reportação/denúncia” (hahaha), talvez isso esteja sob-controle de vocês, continuem com este tema, Jaimini e os Yogas, estou acompanhando.

    Hoje eu trouxe uma dúvida que já tinha faz um tempinho, quando eu olho o mapa D-9 com o Karakansha lagna (KL), eu devo usar o D-9 normal, ou o D-9 (Asc)? Um dos mapas é a posição dos signos e o outro é a posição das casas, eu nunca consigo organizar corretamente, ou saber qual deles é o verdadeiro.

    Exemplo: D-9 ”normal” Rahu (16°59) e Sol (27°13) estão juntos na mesmo signo em Libra (Meu ”KL” é Libra, pois meu Mercúrio no D-1 era Libra e era meu AK), porém quando eu olho o D-9 (Asc) o meu Sol vai para a segunda casa (Escorpião) e Rahu fica sozinho no KL.

    Minha dúvida é o seguinte: Devo desconsiderar o uso do mapa das casas (Bhava Chalit) no caso (D-9 Asc)? Quando faço as análises usando o Karakamsa?.

    Eu estou ficando muito confuso por causa disso. Se puderem me responder só isso, ficarei grato. Pois o Jagganatha Hora ele não mostra a posição dos Planetas pelas casas ”listando” igual ele faz para o Rasi, com o Navamsa. A diferença de um Rahu sozinho, pra um Rahu ”junto” ao Sol é gritante. Obrigado.

    (Se responderem isso, recomendo que façam algum post, deixando isso mais explicito com certeza deve haver gente que pode estar quebrando a cabeça pra entender a mesma coisa que estou me embolando hoje).

    1. Sabemos disso, é um problema com o serviço de hospedagem do site, estamos a aguardar que resolvam o problema, que infelizmente dura há dias. Agradecemos a compreensão e esperamos que seja rapidamente resolvido.

      1. Laerte

        E quanto a pergunta? você sabe responder? eu desconsidero o D-9 Asc e fico só com o D-9 normal pra fazer as análises? ou isso não está certo?

        1. Não temos a certeza de ter compreendido a sua dúvida. Mas, se se refere à consulta prashna, note que este sistema não faz parte do sistema de Jaimini, trata-se de uma área específica. O artigo em que colocou o seu comentário descreve o significado de certos yogas no sistema Jaimini, tal como descritos nos Sutras. Este significado é geral e deve ser visto como tal. Se a sua pergunta incluía o sistema prashna, em breve publicaremos as perguntas relacionadas com as restantes casas do horóscopo.

Deixe um comentário a sua opinião conta