Yogas no Sistema Jaimini- Personalidade e Espiritualidade

mulher em postura de oração

Continuamos a descrever os yogas do sistema Jaimini de acordo com os Sutras, hoje fazendo referência aos yogas que indicam as características da personalidade  e da espiritualidade.

Yogas Indicadores da Personalidade e Espiritualidade

Quando há planetas naturalmente maléficos colocados na 3ª casa a partir do Karakamsa, a pessoa tem respeito por si própria e será corajosa.

Se planetas naturalmente maléficos estiverem colocados na 3ª casa a partir do Karakamsa ou do Ascendente comum, a pessoa será corajosa e trabalhará na agricultura. Isto será mais evidente se houver planetas naturalmente maléficos distribuídos de forma igual pela 3ª e 6ª casas.

Mas, se houver planetas naturalmente benéficos colocados na 3ª casa a partir do Karakamsa, a pessoa será covarde na ação. 

Uma nota a estes resultados ajuda a perceber melhor, para os que têm pouco conhecimento da Astrologia da Índia: os planetas maléficos dão bons resultados na 3ª casa que é uma casa upachaya ou de crescimento, enquanto os planetas benéficos dão fracos resultados. Ora, a 3ª casa significa a coragem, daí a interpretação pouco auspiciosa para esta característica.

E, se Mercúrio estiver colocado na 3ª casa a partir do Karakamsa, a pessoa será um (a) grande covarde na ação.

Mas, se Mercúrio estiver colocado na 3ª casa em conjunção com Ketu ou se este último estiver sozinho colocado na 3ª casa a partir do Karakamsa, a pessoa será corajosa.

Se Júpiter estiver colocado na 9ª casa a partir do Karakamsa a pessoa será um (a) conhecido agricultor (a).

Se houver planetas naturalmente maléficos colocados na 3ª ou na 6ª casas a partir do Karakamsa, a pessoa será um (a) agricultor (a) conhecido (a).

Yogas que indicam Salvação (Libertação Espiritual)

Quando há planetas naturalmente benéficos colocados na 12ª casa a partir do Ascendente comum ou do karakamsa a pessoa atinge Maha loka (uma das regiões  não físicas para onde vai a alma após a morte do corpo físico, segundo a religião Hindu e que é conotada com equilíbrio e bem estar).

A pessoa também atinge o plano ou região do Maha Loka quando Ketu está colocado na 12ª casa a partir do Ascendente comum ou do Karakamsa. E, se o signo do Karakamsa for Caneiro ou Sagitário, a pessoa atinge moksha (libertação) de forma definitiva.

Quando há planetas naturalmente maléficos colocados na 12ª casa a partir do Karakamsa, a pessoa não atinge moksha.(isto deve ler-se  como não atinge agora,  mas não compromete o futuro e, em nova encarnação, isso poderá suceder).

Contudo, o parágrado anterior deve ter em conta os yogas seguintes. Tenha em atenção que a Astrologia da índia, incluindo a de Jaimini, fazia parte da religião e filosofia da cultura Hindu e os yogas seguintes serão interpretados em função dessa religião. Podem, no entanto, ser interpretados de acordo com a cultura de cada leitor : Por exemplo, para um cristão, em vez de Lord Shiva, poderá falar-se do Espírito Santo. Etc. Para os leitores mais interessados, poderá ser útil o estudo das divindades da cultura Hindu e respetivas correspondências na sua própria religião.

Quando o Sol e Ketu estão em conjunção na 12ª casa a partir do Karakamsa, a pessoa será devotada a Lord Shiva.

Se a Lua estiver colocada na 12ª casa a partir do Karakamsa, o nativo será devotado da deusa Gouri.

Se Vénus estiver colocado na 12ª casa a partir do karakamsa, o nativo será devotado da deusa Lakshmi ou adorará o dinheiro.

Se Marte estiver colocado na 12ª casa a partir do karakamsa, a pessoa será devotada a Kumaraswami.

Se Mercúrio estiver colocado em conjunção com Ketu  na 12ª casa a partir do Karakamsa , a pessoa será devotada a Lorde Vishnu.

Se Júpiter estiver colocado na 12ª casa a partir do Karakamsa, a pessoa será devotada a Lord Shiva e deusa Parvati.

Se Rahu estiver colocado na 12ª casa a partir do Karakamsa, a pessoa será devotada de Lord shiva e da deusa Durga ou terá uma fé incondicional  e será devotada a Shakti.

Se Ketu estiver colocado sozinho na 12ª casa a partir do Karakamsa, a pessoa será devotada a Lord Ganesh e Lord Kumaraswami.

Quando a Lua e Vénus estão colocados no Karakamsa, ou Vénus está em aspeto com o Ascendente, a pessoa viverá praticando a Alquimia.

Devoção a Espíritos Sem Luz

Se Saturno estiver colocado sozinho na 12ª casa a partir do Karakamsa e o signo deste é de um planeta naturalmente maléfico, a pessoa será devota dos Kshudra devatas (espíritos negativos que procuram desviar o homem do seu propósito de se aperfeiçoar e ascender na Luz).

O mesmo efeito acontece quando Vénus está colocado na 12ª casa a partir do karakamsa ou do Ascendente comum.

Se houver planetas naturalmente maléficos colocados na 5ª e na 9ª casas a partir do Karakamsa a pessoa será praticante de  mantras cruéis e destruttivos (associados a magia negra).

Ma, se houver planetas naturalmente benéficos colocados na 5ª e na 9ª casas a partir do Karakamsa, a pessoa torna-se uma bhuta vaidya. Na antiga tradição da índia e não só, isto significa um curador que pratica a medicina Ayurvédica e também cura invocando a divindade, para curar o espírito (da doença e de maus espíritos).

Quando o Amatya Karaka está colocado na 1ª casa a partir do Karakamsa, ou no Ascendente ou na 12ª casa a partir do Karakamsa, a pessoa será devota de demónios.

Quando planetas naturalmente maléficos estão igualmente distribuídos pela 5ª e 9ª casas a partir do Karakamsa, a pessoa terá conhecimento dos textos sagrados ou da Bhuta Vaidya.

Finalizamos este artigo sobre os yogas no sistema Jaimini relacionados com a personalidade a espiritualidade com uma nota de precaução em relação à leitura destes significados pois não basta uma única configuração no horóscopo para revelar qualquer dimensão do ser humano. Assim,  é sensato não se precipitar nestas leituras, colocado de imediato rótulos nas pessoas que têm algum destes yogas no horóscopo.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment