Ascendentes Especiais na Astrologia Jaimini- Bhava Lagna e Varnada Lagna

(alt=" ")

Falamos neste artigo dos Ascendentes especiais, Bhava lagna e Varnada Lagna. Este foi brevemente referido pelo sábio Parashara e também  por  Jaimini, sendo usados no seu sistema.

Bhava Lagna

Existe  porém muita incerteza acerca do uso do Bhava lagna pois por ex., Parashara  ensinou a  encontrar o bhava lagna mas não explicou o seu uso.

O Bhava lagna é encontrado contando o número de signos a partir do Ascendente  ou do Sol conforme o signo no Ascendente é feminino ou masculino.  Com software gratuito à disposição – Jaganatha hora- não  é necessário efetuar os cálculos manualmente.

Apenas por razões de compreensão, referimos o cálculo em termos gerais: são adicionados ghatis (uma medida de tempo usada na Índia, em que uma hora equivale a 2,5 ghatis) a partir do nascer do Sol x6 à longitude o Ascendente ou do Sol conforme o Ascendente é masculino ou feminino.

Há quem defenda que o Bhava lagna referido pelos sutras de Jaimini não é o Ascendente especial referido por esse nome por Parashara mas é sinónimo do signo Ascendente que se eleva no horizonte no momento do nascimento, devendo desse modo ser considerado como o Ascendente comum.

Porém, há igualmente vários astrólogos que afirmam não ser esse o caso porque o Bhava Lagna não corresponde a uma realidade física como sucede com o Ascendente que dá início à 1ª casa na  carta de nascimento.

Por outro lado, o Bhava lagna é um círculo que divide o Zodíaco em signos/casas que se estendem ao longo do período de 2 horas. Parashara descreve isto dizendo que «desde o nascer do Sol até ao nascimento, a cada 5 ghatis (período de tempo de 120 minutos) há um Bhava lagna».

Deste modo, o Bhava lagna pode estar antes ou depois do Ascendente natal. Pode mesmo estar  colocado num intervalo de várias casas mas, geralmente, está na mesma casa.

Agora, para avaliar o Bhava lagna, não existem muitas referências pois os sábios apenas deixaram escritos os cálculos do Bhava lagna.   A referência mais citada para compreender o seu significado é a do eminente astrólogo da Jyotish Sanjay Rath

Segundo este autor, enquanto o Ascendente mostra a personalidade no plano físico, o Bhava lagna mostra a personalidade no plano etérico, mostrando as cores da aura e a constituição desta.

Enquanto o Ascendente mostra a forma como o nativo se relaciona com o mundo, o Bhava lagna será a expressão da personalidade interna, do propósito da encarnação no mundo terreno.

Existem algumas conjeturas de que, quando o Bhava lagna não está  no mesmo signo que o Ascendente, o sentido interno do self e do propósito de vida podem ser diferentes do que é mostrado pelo Ascendente e a pessoa pode ter dificuldade em adaptar-se às exigências que a vida lhe coloca.  Mas, na verdade, tudo isto não passa de conjetura.

Como pode ficar claro pelo que dissemos, o significado do Bhava lagna não é muito claro e não se trata de um conceito com o qual o astrólogo possa trabalhar de forma prática com muitas certezas. Relacionado com o sentido interior do Self e do propósito de vida, é algo que cabe mais na experiência pessoal de cada um do que na análise astrológica feita por terceiros.  Talvez por isso seja um conceito ignorado pela maioria dos astrólogos, começando pelos próprios sábios que o ensinaram a calcular mas que não deixaram grandes pistas para o avaliar.

Varnada Lagna

Este Ascendente especial é calculado a partir das posições do Hora Lagna e do Ascendente da radix. É usado para se analisar o potencial da posição social do nativo.

A sílaba «da» em Varnada simboliza os 3 tipos de criação de Brahma: deva, manushya e Rakshasa. Cada uma destas criações aponta para características que o ser humano pode cultivar: disciplina e autocontrolo,  dominando as paixões do corpo; generosidade, partilhando o que se tem com os outros; misericórdia e bondade.

Este Ascendente é indicador da classe social  ou posição social na qual cada indivíduo pode pôr em prática (ou recusar-se a fazê-lo) cada um destes objetivos da criação.

Calcular o Varnada Lagna

Esta explicação segue a de B. V. Raman:

Localizar na carta o Hora lagna e o Ascendente radix e tomar nota se estes estão em signos femininos ou masculinos pois isso implica contar de maneira diferente a posição dos signos.

Quando ambos estão colocados em signos femininos a contagem faz-se de modo inverso, de Peixes para trás até ao signo do Hora Lagna ou para o Ascendente.

Quando ambos estão colocados em signos masculinos, a contagem faz-se em ordem direta do movimento do Zodíaco (de Carneiro para Peixes) tendo em conta a posição do Ascendente e do Hora Lagna. Neste caso a contagem começa no signo que contém o Ascendente ou Hora lagna.

Contar como segue, quando ambos estão colocados em signos masculinos ou femininos o nº de signos para ambos os Ascendentes: ex: para o Ascendente Radix Caranguejo, que é um signo feminino, a contagem faz-se de Peixes até ao signo Caranguejo= 9 signos. Designe este resultado por a).

O Hora Lagna está colocado no signo Escorpião, também feminino. Conta-se de Peixes para trás, até Escorpião = 5. Designe-se por b)

A seguir somam-se os dois números obtidos= 14 . como esta soma excede os 12 signos, subtraem-se 12 signos e restam 2. Para encontrar o Varnada lagna,  contam-se 2 signos para trás, a partir do signo Peixes e obtemos Aquário, que é o Ascendente Varnada.

Quando um dos Ascendentes está num signo masculino e o outro está num signo feminino, seguem-se os passos referidos atrás contando para trás ou em sentido direto, a posição desde  o signo Peixes para o Ascendente (quando corresponde a um signo feminino) ou desde o signo Carneiro até ao Ascendente (quando corresponde a um signo masculino.

Concluído o passo anterior, obtemos também dois números mas, ao invés de os somar a ambos para encontrar o Ascendente Varnada, subtraímos o nº inferior do maior . Agora, para encontrar o Varnada lagna  conta-se para trás ou em sentido direto conforme o signo do Ascendente radix é feminino ou masculino, como explicado atrás.

Para o Ascendente Gémeos, por ex., que é masculino, contamos em sentido direto desde Carneiro e obtemos o nº 3 a); o Hora lagna está, por sua vez, colocado no signo Virgem, um signo feminino, pelo que contamos de Peixes para Virgem e obtemos 7 b). Subtraímos 3 de 7 e obtemos 4.

Como o Ascendente é um signo masculino, contamos 4 signos em sentido direto a partir do signo Carneiro e obtemos Caranguejo como o Ascendente Varnada.

Significado do Varnada Lagna

Sendo derivado do Ascendente radix, que se relaciona com a saúde, aparência física, inteligência, talentos naturais para se conduzir na vida; e do Hora lagna que está associado com a riqueza, a longevidade e os valores ou coisas que a pessoa considera importantes e valiosas, o Varnada lagna dá informação complementar sobre estas matérias;

Indica também  o modo como o nativo coloca em prática os talentos e valores que possui, de modo a alcançar uma certa posição social, através da profissão que desenvolve e que é o modo principal de vida nos tempos atuais.

A vida profissional  revela o esforço pessoal de cada um para contribuir para  o todo da sociedade e, por essa razão, também mostra o karma em ação na vida da pessoa.

O Varnada Lagna pode ser calculado não apenas para o Ascendente mas para qualquer outra casa do horóscopo.

Quanto ao significado, este deve ser analisado  tendo em conta: a posição por casa do Varnada lagna; a posição do regente do Varnada lagna em relação ao Ascendente (este representa a vida e inteligência do nativo); à Lua (representando a consciência e a sociedade); em relação ao Sol (que representa o governo e autoridades); em relação ao Arudha lagna( que revela a imagem que os outros percecionam do nativo); em relação ao Atmakaraka e ao Amatya karaka.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment