Glossário Astrológico- Tajika na Consulta Prashna 10ª Casa

Mulher executiva a trabalhar

Neste artigo falamos da consulta prashna da 10ª casa e do uso dos yogas Tajika na sua interpretação.

As perguntas da consulta prashna relacionadas com a 10ª casa têm a ver com o emprego e a carreira e mudanças de emprego, serviços e benefícios do governo.

A 10ª casa na consulta prashna também indica o sucesso geral e a força desta casa é um indicador do sucesso geral em relação a qualquer pergunta. Se esta casa estiver fraca, será difícil existir sucesso sobre a matéria em questão desta casa.

Quando existem planetas benéficos colocados na 10ª casa da carta prashna, isso indica sucesso em todos os empreendimentos, benefícios de autoridades e/ou do governo, aumento do prestígio e influência da pessoa, novas oportunidades,   promoção ou subida de posição no emprego/carreira.

O Sol, embora seja considerado um semi-maléfico, obtém força direcional na 10ª casa, pelo que é considerada benéfica a sua posição nesta casa. Marte também é considerado  não  maléfico, quando está nesta casa.

Quando existem planetas maléficos colocados na 10ª casa da carta prashna- que não o Sol ou Marte- isso indica fracasso no assunto da carta, efeitos infrutíferos de todos os esforços, perda de posição e de reputação profissional, quebras no emprego,

Quando o regente do Ascendente da carta prashna e o regente da 10ª casa desta formam um parivartana yoga, isso é positivo e indica o alcançar de uma posição de poder pelo nativo, sem grande esforço.

No passado, as perguntas mais comuns sobre a 10ª casa tinham a ver com a possibilidade de alguém ascender ao governo, nomeadamente como rei ou representante máximo do poder político.

Mas os efeitos descritos podem verificar-se também em outras perguntas relacionadas com a 10ª casa.(como obter uma promoção ou subir de posição na carreira até ao topo desta, por ex.,)

Perguntas sobre se alguém alcançará  o poder de governar:

O regente do Ascendente ou a Lua em Ithasala yoga com o regente da 10ª casa indicam que a pessoa alcançará o poder.

Se estiverem em receção mútua e sem planetas maléficos na 10ª e na 1ª casa, a pessoa alcançará tudo o que deseja na matéria da questão.

O regente da 10ª casa ou a Lua  colocados no Ascendente e o regente da 10ª casa formando Ithasala yoga com um planeta benéfico, indica que a pessoa alcançará tudo o que deseja na matéria da questão.

Quando o planeta mais lento entre o que rege a 10ª casa e o que rege o Ascendente está aflito por um planeta maléfico, isso indica que a pessoa chega apenas perto de atingir a posição máxima.

Quando o planeta mais lento dos referidos atrás está colocado na 4ª casa e recebe o aspeto de planetas maléficos, isso indica que terá problemas  na posição conquistada; se, pelo contrário, receber o aspeto de um planeta benéfico, isso indica que alcançará reputação e reconhecimento  nessa posição.

Quando o planeta mais lento dos dois referidos está forte e sem associações com planetas maléficos e a Lua está sem força, isso indica que  o querente conquista o reino (ou posição pretendida) depois de andar um tempo sem rumo.

Quando o regente do Ascendente está colocado no Ascendente  e Marte está colocado no signo de exaltação, a pessoa alcança o poder pretendido (posição de topo).

O regente do Ascendente e o regente da 10ª casa formando um Kamboola Yoga   através de um  Ithasala yoga com a Lua colocada numa casa kendra, indica ganho de uma posição de topo excelente (ou reino). E se a Lua também estiver colocada no próprio signo, o «reino» conquistado será grande (uma grande empresa, em alternativa).

Quando o regente do signo no qual está colocado o regente do Ascendente, está colocado numa casa desfavorável, não haverá sucesso em alcançar a posição pretendida.

Quais Serão os Efeitos da conquista da Posição de Poder?

Nesta pergunta, o Ascendente representa os efeitos para o corpo físico, a 7ª casa representa os efeitos na vida doméstica; a 10ª casa representa os efeitos no bem estar material; a 4ª casa representa os ganhos de benefícios materiais  a partir de amigos e do reino/instituição  de que se tem o governo;

A 2ª casa indica riqueza; a 3ª indica os subordinados ou servos; a 6ª casa indica os inimigos.

Quando estas casas são influenciadas por planetas benéficos, os efeitos serão positivos; e serão negativos, quando influenciadas por planetas maléficos.

Se o regente da 2ª casa estiver colocado com Marte debilitado, serão feitas despesas com um novo cônjuge (homem ou mulher).

Júpiter colocado na  6ª, 9ª, 11ª casas indica que serão feitas despesas em rituais espirituais/religiosos; se for Vénus a estar aí colocado, serão feitas despesas por motivos de prazer; se for Mercúrio aí colocado serão feitas despesas com atividade comercial. E se Mercúrio formar um Ithasala yoga com a Lua tais despesas serão grandes e feitas de forma repetida.

Se o regente do Ascendente estiver fraco e colocado numa casa maléfica, isso indica a destruição do reino (ou empresa/instituição) governado pelo querente. Se formar um Kamboola yoga isso indica que abdicará da sua posição, mantendo, no entanto, a sua honra. Mas, se o regente do Ascendente ou a Lua estiverem aflitos por um planeta maléfico, isso indica que abandonará a posição de poder em desgraça ou desonra.

Como será a relação entre o regente /CEO/com os ministros/administração?

Se houver um Kamboola yoga entre o regente do Ascendente e o regente da 7ª casa; ou se o regente do Ascendente e o regente da 7ª casa formarem um Ithasala yoga, ou se estes regentes receberem o aspeto de planetas benéficos,  haverá uma boa relação entre o querente que detém a posição de topo de poder e as organizações intermédias.

A Posição de poder alcançada será temporária ou duradoura?

O planeta mais lento entre o regente da 1ª casa e o regente da 10ª casa  colocado numa casa kendra indica que a posição será duradoura. Mas, se estiver colocado em qualquer outra casa que não uma kendra, isso indica uma posição temporária.

E se o planeta mais rápido entre os dois estiver retrógrado e colocado na 4ª casa, a posição total alcançada será perdida; se formar um Kamboola yoga, essa perda será temporária e a posição será recuperada; se formar um Musaripha yoga (este yoga forma-se quando o planeta mais rápido se move  um grau ou mais de um grau de separação  do planeta mais lento) não haverá recuperação da posição.

Também Poderá Gostar de Ler

Deixe um comentário a sua opinião conta