Glossário Astrológico- Tajika na Consulta Prashna 9ª Casa

Viajante visualizando cidade do alto

Neste artigo falamos da consulta prashna da 9ª casa. As perguntas relativas a esta casa são, em geral relacionadas com viagens de longa distância ou estadia em locais estrangeiros.

Mas a 9ª casa também responde por questões relacionadas com a sorte e a fortuna, a inclinação espiritual,  o estabelecimento em país estrangeiro, etc.

Outras questões relacionam-se com o pai e netos e a inclinação para realizar ações de caridade.

O primeiro fator a ter em conta nas perguntas relacionadas com a 9ª casa é a força desta casa e do seu regente. Estes precisam de estar fortes para se poder assegurar sorte e boa fortuna para o nativo.  Assim, esta deverá ser a primeira análise a efetuar.

Um dos fatores mais importantes é a presença de planetas benéficos na 9ª casa da carta prashna. Isso indica sucesso para todos os significados gerais associados com esta casa: aumento de sorte para a pessoa que faz a pergunta, bem- estar mental e espiritual, inclinação para ações humanitárias, etc.

Já a presença de planetas maléficos na 9ª casa indica o oposto: falta de sorte ou doença para o nativo, o pai, netos e obstáculos para o assunto da questão.

Como regra geral, para perguntas relacionadas com viagens, a presença do regente do Ascendente numa casa kendra em aspeto com o regente da 9ª casa ou este último associado com o regente do Ascendente e colocado numa casa kendra confirmam a realização de uma viagem.

Se, para além disso, receberem aspetos de planetas benéficos, isso aumenta a possibilidade de ganhos ou de prazer durante a viagem;  mas, se receberem o aspeto de planetas maléficos, isso indica perigos físicos e perda de bens e dinheiro.

Viagens-

A partir do Ascendente, a 10ª casa revela o propósito da viagem; a 7ª casa significa o local por onde se vai viajar; a 4ª casa significa o «final da questão» isto é, se o propósito da viagem será concretizado.

Assim, se houver planetas benéficos colocados na 10ª casa, pode-se concluir que o nativo terá apoio na concretização do propósito da viagem, que fica com o sucesso facilitado;

Planetas benéficos da 7ª casa indicam uma estadia feliz e uma estadia agradável no local da viagem;

Planetas benéficos na 4ª casa indicam forte probabilidade de o nativo concretizar os objetivos que conduziram à viagem.

Na consulta prashna da 9ª casa, se a Lua ou o regente do Ascendente estiverem colocados em signos humanos– Gémeos, Virgem,    Balança, Aquário e, segundo alguns, a primeira metade de Sagitário- e receberem o aspeto ou estiverem associados com planetas maléficos, o nativo terá problemas em viagem com indivíduos humanos;

Se a Lua ou o regente do Ascendente estiverem colocados em signos de água associados ou em aspeto com  planetas maléficos haverá problemas durante a viagem causados por água (incluindo chuva e outros líquidos).

Se a Lua ou o regente do Ascendente estiverem colocados em signos quadrúpedes – Carneiro, Touro, Leão, Capricórnio e última metade de Sagitário- e estiverem associados com planetas maléficos, o nativo sofrerá perigo, em viagem, de animais de 4 patas (no passado, de cavalos);

Quando a Lua ou o regente do Ascendente estão colocados em Sagitário ou Aquário em associação com um planeta maléfico, a pessoa sofrerá em viagem devido a plantas espinhosas.

A tradição acrescentava que, se estivessem colocados em Leão associados com maléficos haveria problemas com leões. Na atualidade isto é pouco provável, a menos que a pessoa viaje para um dos locais selvagens onde ainda há leões, como alguma reserva aberta a turistas.

A viagem que desejo fazer, será concretizada?

Se o regente do Ascendente da carta prashna estiver colocado numa casa angular (1, 4, 7, 10) e formar um Ithasala yoga com o regente da 9ª casa;  ou se o regente da 9ª casa está colocado numa casa angular e forma um Ithasala yoga com o regente do Ascendente, o querente irá de viagem.

Se o regente da 9ª casa estiver colocado no Ascendente e formar um Ithasala yoga com o regente do Ascendente, a pessoa irá viajar.

Se o regente da 9ª casa receber yogas negativos por aspeto, isso indica uma viagem atribulada tanto na estadia como no regresso.

A viagem realizar-se-à também se o  regente do Ascendente estiver colchoado numa  casa angular e não estiver aflito nem combusto, nem formar yogas com planetas maléficos formar um Ithasala yoga com o regente da  3ª casa.

Se houver planetas maléficos colocados na 7ª casa ou planetas «em guerra» colocados nessa casa, haverá obstáculos ao sucesso da viagem, ou problemas na estadia.

Se o regente da 9ª casa forma um Ithasala yoga com o regente do Ascendente e recebem o aspeto de planetas maléficos inimigos, o nativo sofrerá misérias durante a viagem e perderá riqueza na viagem.

Se o regente da 9ª casa e o regente do Ascendente estiverem juntos formando um Ithasala yoga na 8ª casa, o nativo sofrerá aflições durante a viagem; mas, se formarem Ithasala yoga no Ascendente, a viagem será agradável.

Se houver planetas maléficos colocados na 10ª casa, a viagem não será bem -sucedida devido a autoridades ou pessoas em posição de poder ou ainda devido a familiares mais velhos.

Será benéfico mudar  para uma cidade distante?

Na consulta prashna da 9ª casa se o regente da 2ª casa estiver retrógrado a caminho de voltar a entrar na 1ª casa, isso indica que ainda não está na altura de alcançar o sucesso desejado. Assim, a mudança não se revelará proveitosa.

Se o regente da 2ª casa estiver a mover-se muito rapidamente, isso indica que a pessoa passará bastante tempo na nova cidade mas terá pouco sucesso.

O regente da 2ª casa colocado na 3ª ou na 9ª casa indica uma viagem rápida com resolução do objetivo que levou a pessoa a ir para a outra cidade mas regressará rapidamente ao local de partida.

Se o regente da 2ª casa estiver colocado na 10ª ou na 11ª casa haverá efeitos favoráveis da mudança.

Se o regente da 2ª casa da carta prashna estiver colocado na 7ª casa e em conjunção com planetas maléficos, isso indica problemas durante a viagem para o local desejado.

Se o regente da 2ª casa estiver colocado na 4ª casa e em conjunção com planetas maléficos, haverá problemas causados por outras pessoas.

Também Poderá Gostar de Ler

Deixe um comentário a sua opinião conta