Yogas no Sistema Jaimini-Doença

pessoa segurando comprimidos para tratar doença

Continuamos a descrever os yogas e o seu significado no sistema Jaimini de astrologia, segundo os Sutras. Lembramos também que este é um texto com muitos séculos, sendo por isso necessário adaptá-lo ao mundo de hoje. Neste artigo falamso das configurações de doença, incidindo em especial nas doenças que, em tempos passados, eram mais mortíferas para a Humanidade.

Assim, a descrição a seguir não deve ser interpretada literalmente, pois falhará, uma vez que o texto foi escrito para uma época e uma sociedade que já não existem  na atualidade , em que os problemas e as doenças, são diferentes.

Yogas indicadores de Doença e Relacionados

Quando o Karakamsa recebe o aspeto de Mercúrio e da Lua, a pessoa será médica.

Quando o Karakamsa coincide com o signo Caranguejo e a Lua está colocada no Karakamsa, ao mesmo tempo que Vénus lança aspeto para o karakamsa, a pessoa terá a perturbação da pele Vitiligo[1].

Quando o Karakamsa coincide com o signo Caranguejo e a Lua está nele colocada, ao mesmo tempo que Marte está em aspeto com o Karakamsa, a pessoa sofre de doença crónica[2].

Segundo o texto dos Sutras, o mesmo acontece quando a Lua está colocada no Karakamsa e este corresponde ao signo Caranguejo e recebe o aspeto de Ketu: a pessoa terá lepra negra. Por favor, leia a nota do parágrafo anterior.

Quando Marte e Rahu estão colocados na 3ª ou na 6ª casa a partir do Karakamsa, a pessoa terá tuberculose (esta é uma doença que, apesar de não ter sido completamente erradicada do mundo moderno, felizmente tem uma incidência muitíssimo menor  e menos mortal do que no passado. Hoje talvez seja mais aceitável referir «doença pulmonar».

Quando , além de Marte e Rahu a Lua também está colocada  em conjunção com estes na 3ª ou 6ª casa a partir do Karakamsa, a pessoa terá tuberculose «definitiva» (isto referia-se ao facto de esta não ter cura).  O mesmo acontece se Marte e Rahu estão colocados na 3ª ou na 6ª casa a partir do Karakamsa e este recebe o aspeto da Lua.

Quando Marte está colocado na 4ª ou 5ª casa a partir do Karakamsa, a pessoa terá tumores, furúnculos, problemas da pele e do sangue. O mesmo resultado acontece se Marte está colocado na 4ª ou 5ª casa a partir do Ascendente comum.

Quando Ketu está colocado na 4ª ou 5ª casa a partir do Karakamsa, a pessoa sofre de disenteria e cirrose.

Quando Ketu está colocado na 3ª casa a partir do Karakamsa ou do Ascendente comum, o nativo sofre de gaguez ou tem dificuldade em responder de forma pronta.

Quando Rahu e o Gulika estão colocados na 4ª ou 5ª casa a partir do Karakamsa, a pessoa sofrerá com mordidas de ratos, cães e outros animais selvagens.

Quando Rahu está colocado na 4ª ou 5ª casa a partir do Karakamsa, a pessoa sofre ferimentos por armas  e pedras ou sofre acidentes.

Alguns astrólogos afirmam que os últimos yogas que referem a 4ª ou 5ª casa a partir do Karakamsa, deverão ser lidos, quando o assunto é doença (pois , como já percebido pelos yogas que publicámos anteriormente, há outros significados para estas posições) ser contados a partir da 3ª ou da 6ª casa, como os dos parágrafos anteriores, e não da 4ª ou 5ª casa.

Quando Mercúrio está colocado na 3ª ou 6ª casa a partir do karakamsa,  a pessoa morrerá por espancamento com um pau  ou morrerá ao carregar paus.

Quando Rahu está colocado na 7ª casa a partir do Arudha Lagna, a pessoa sofre de doenças abdominais.

Quando Keetu está colocado na 7ª casa a partir do Arudha Lagna a pessoa sofre de hemorroidas.

Quando Vénus está colocado na 2ª casa a partir do Karakamsa lagna e recebe o aspeto do Sol e de Rahu, o nativo terá problemas de visão. O mesmo acontece se o sol está colocado na 2ª casa a partir do Karakamsa e recebe o aspeto de Vénus e Rahu.e o mesmo acontece se Rahu está colocado na 2ª casa a partir do karakamsa e recebe o aspeto de Vénus e do Sol.

Problemas de visão ocorrem também quando Vénus está colocado na 2ª casa a partir do Karakamsa, ou o sol está colocado nessa casa ou é Rahu que está colocado nessa casa.

 

[1] Vitiligo é uma perturbação da pele originada por uma despigmentação de uma área da pele, que fica branca por ausência de melanina, formando manchas brancas na pele.

[2] O texto antigo também refere que a pessoa  pode ter lepra. Como se trata de uma doença erradicada na maior parte do mundo atual, achamos melhor não incluir na descrição.

Também Poderá Gostar de Ler

Deixe um comentário a sua opinião conta