Yogas no Sistema Jaimini- Filhos e Irmãos

criancas a brincar

Neste artigo falamos dos yogas  no sistema Jaimini relacionados com  filhos e  irmãos.

Yogas que Negam e Dão Filhos

O tema das crianças (filhos) é visto na 5ª casa a partir do Upapada.

Quanto aos planetas, o Sol, Júpiter e Rahu indicam múltiplas crianças. A Lua indica apenas um filho. Mercúrio, Saturno, Marte e Vénus indicam ausência de filhos.

Quando a Lua está associada a um planeta que indica vários filhos, passa também a indicar vários filhos; se a Lua estiver associada a um planeta estéril, indica que haverá apenas um filho rapaz. Se nascer mais do que um, não sobreviverá, segundo os antigos.

Há uma exceção em relação a Saturno: embora este seja um planeta estéril, quando o Upapada coincide com o signo Virgem ou Balança e Saturno está colocado na casa que rege, pode haver um ou dois filhos rapazes.

Quando Saturno, Mercúrio e Vénus estão colocados na 5ª casa a partir do Upapada, a pessoa (ou a esposa) não terá filhos.

Quando Saturno está colocado sozinho na 5ª casa a partir do Upapada, o nativo (ou esposa) pode ter crianças do sexo feminino. Mas também pode acontecer que não tenha nenhum filho ou que apenas consiga ter filhas. Se tiver um filho do sexo masculino este pode morrer[1]. Isto não se aplica quando o Upapada é o signo Balança ou Virgem.

Quando Rahu, Júpiter e o Sol estão colocados na 5ª casa a partir do Upapada, a pessoa terá vários filhos. Mas haverá apenas um rapaz, o resto serão raparigas. O mesmo acontece quando estes planetas estão colocados na 9ª casa a partir do Upapada.

Quando há planetas que dão filhos e planetas que negam filhos em conjunção na 5ª casa a partir do Upapada, a pessoa terá filhos tarde na vida.

Quando Marte e Mercúrio; ou Saturno e Mercúrio; ou Marte e Saturno; ou Saturno sozinho  estão colocados na 5ª casa a partir do Upapada, a pessoa adotará filhos, em vez de ter filhos biológicos.

Quando o Putra karaka e o regente da 5ª casa a partir do Upapada estão colocados na 5ª casa a partir do Upapada, a pessoa terá muitos filhos. Mas também pode haver perda de filhos.

Nos yogas referidos, os efeitos também se verificam quando os planetas estão colocados na 9ª casa a partir do Upapada ou do Ascendente comum, e não apenas em relação à 5ª casa.

Yogas sobre os Irmãos

Quando Saturno e Rahu estão colocados na 3ª ou na 7ª casa a partir do Upapada, os irmãos do nativo morrerão antes dele.

Quando Saturno está colocado na 3ª casa a partir do Upapada, a pessoa pode não ter  irmãos mais velhos mas pode ter irmãos mais novos.

Quando Rahu está colocado na 3ª casa a partir do Upapada, isso indica fatores negativos para os irmãos. E, se Rahu estiver conjunto com Marte, essa indicação é ainda mais forte e evidente.

Quando Vénus está colocado na 3ª casa a partir do Upapada, os irmãos que nascerem depois dele não sobreviverão[2].

Se Vénus estiver colocado na 11ª casa a partir do Upapada, o irmão mais velho morrerá. Quando há vários irmãos, por vezes é o irmão mais velho a seguir ao nativo que morrerá.

Quando o Ascendente calha na 3ª ou 11ª casa a partir do Upapada, o irmão ou irmã que nasceu a seguir a si morrerá.

Quando a 8ª casa calha na 3ª ou na 11ª casa a partir do Upapada e recebe o aspeto de Vénus, então o irmão mais velho a seguir a si morrerá.

Quando Marte, Mercúrio, Júpiter e a Lua estão colocados na 3ª ou na 11ª casa a partir do Upapada, a pessoa terá vários irmãos. O mesmo resultado será alcançado quando apenas a Lua, Mercúrio e Júpiter estão colocados na 3ª ou 11ª casas a partir do Ascendente.

Quando Marte está colocado no signo Virgem e este ocupa a 3ª ou a 11ª casas a partir do Ascendente, isso é auspicioso para os irmãos mais novos do nativo.

Se qualquer planeta estiver colocado na 3ª ou na 11ª casa a partir do Upapada e recebe o aspeto de Saturno e Marte, todos os irmãos do nativo morrerão antes dele.

Se um planeta qualquer estiver colocado na 3ª ou na 11ª casa a partir do Upapada e recebe o aspeto de Saturno, o nativo será o único filho sobrevivente.

Quando Ketu está colocado na 3ª ou na 11ª casa a partir do Upapada, o nativo terá várias irmãs.

Finalizamos com este artigo a análise dos yogas do sistema Jaimini, tal como descritos nos Sutras.

 

 

[1]  Aconselhamos cautela nas previsões sobre esta matéria, pois esta interpretação foi feita em tempos muito antigos, com um contexto social e cultural muito diferentes de hoje e também  quando não havia os cuidados médicos que existem hoje.

[2] Por favor leia a nota anterior, que também se aplica a este exemplo e seguintes. Sendo certo que todo o indivíduo morre, os yogas podem apenas indicar a sequência em que isso acontece, podendo acontecer na altura mais tardia da vida e não necessariamente muito tempo antes.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment