Glossário Astrológico- Idade de Aquário

(alt=" ")

Neste artigo explicamos as características da Idade astrológica  de Aquário. Para compreensão geral do conceito de idade astrológica, pode ler um artigo aqui.

Basicamente, uma «era astrológica» corresponde ao tempo  que o equinócio vernal leva a mover-se de uma constelação para outra- 2160 anos. Como referimos no artigo mencionado atrás, as constelações têm dimensão diferente, sendo umas maiores do que outras e sobrepõem-se umas às outras, o que torna difícil determinar datas exatas.

No entanto, segue-se em geral a convenção de considerar que cada «idade» corresponde a uma extensão de 30º do Zodíaco, tal como se faz para os signos.

A Idade de Aquário inicia-se quando o ponto vernal se move em precessão (sentido inverso ao do Zodíaco) do 1º grau do signo Peixes para os 30º do signo Aquário. Existe disputa sobre se esta já começou ou ainda está por se iniciar.

Porém, com base no argumento do astrólogo helenístico Ptolomeu,  que considerava que a cúspide de uma casa astrológica fica ativa  numa orbe de 5º antes de coincidir exatamente com a casa seguinte, muitos argumentam que a Idade de Aquário já começou.

Uma das datas apresentadas é a de 2010, como início da Idade de Aquário. Investigadores apontam também o facto de ter havido muitas mortes no século 20, causadas pelo nazismo de Hitler, pelos regimes de Estaline e Mao,  pelas duas guerras mundiais, como comprovativo do final da Idade de Peixes.

Apontam ainda o surgimento de uma clara mudança a partir dos anos 60 do século 20 e, em especial, a partir dos anos 80, com o desenvolvimento acelerado da tecnologia, de áreas científicas como a Genética e as Neurociências, as tecnologias das informação, o crescimento de movimentos referidos como «Nova Era», com novas ideias e valores, a defesa dos direitos humanos e da paz, como apontando  para o nascimento da nova Era de Aquário.

A convicção geral é de que cada idade astrológica influencia decisivamente a subida e queda das civilizações, a mentalidade, as conquistas em todas as áreas científicas e relativas à  Humanidade em geral, em termos das suas possibilidades de expressão e desenvolvimento.

Neste aspeto, a Idade de Aquário está relacionada com o surgimento de uma mentalidade mais harmoniosa, alimentada pelo desejo de verdade, justiça, liberdade e igualdade, distribuição justa de riqueza e o fim das grandes desigualdades sociais, com o cultivo da paz, da filantropia e amizade entre os povos.

Está igualmente associada ao surgimento de novas formas de energia mais limpas, do aprofundamento dos sistemas democráticos, do cultivo de valores humanitários, da tecnologia , inovação científica, com novos desenvolvimentos da Informática e de todas as áreas da ciência.

Está também relacionada com a rejeição dos sistemas políticos e económicos que favorecem apenas as elites e criam grandes desigualdades sociais e desequilíbrios,  em que  alguns poucos detêm quase toda a riqueza e recursos e a maioria a não tem condições mínimas para uma vida condigna.

A era de Aquário significa a promoção da igualdade entre todos os seres humanos ,  a justiça para todos e o respeito por todos, reivindicando condições de vida e acesso aos bens essenciais para todos os indivíduos. Neste sentido, ela é também uma Idade de Idealismo e Utopia, lutando para se manifestar em expressões concretas e mudanças claras na Sociedade.

Representa também os valores comunitários em que cada indivíduo se integra em grupos de afinidade, trabalhando e cooperando para atingir objetivos comuns, cultivando a solidariedade e o companheirismo.

Alguns astrólogos acentuam o desenvolvimento e expansão da consciência da Humanidade como um traço fundamental da Idade de Aquário, afirmando que, neste período, a humanidade afirmará a tarefa de realizar o destino mais elevado da Humanidade como revelação da Verdade e das características superiores do Espírito humano.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment