Fatores Que Prejudicam a Consulta Prashna

ambiente de tempestade

Neste artigo continuamos a referenciar os doshas ou fatores que prejudicam a consulta prashna e que justificam a escolha de  um momento auspicioso para  levantar a carta.

Os leitores devem notar, no entanto, que estes fatores prejudiciais estão intrinsecamente ligados à tradição Hindu e aos seus conceitos relacionados com a medicina Ayurvédica, a Religião, etc.

Por tais tradições serem estranhas para a maioria dos leitores ocidentais,  algumas das descrições poderão ser menos compreensíveis para alguns. Damo-las, no entanto, para que possam ter uma visão mais integral deste ramo de  Astrologia praticado na Índia.

As situações referidas a seguir são momentos nos quais , segundo a obra Prashna Marga, não deverá ser levantada uma carta pois indicam fatores que prejudicam a consulta prashna.

Ushna

Ushna significa quente, calor e refere-se a um fator que é tratado pela medicina Ayurvédica, dando origem a um Pitta dosha. Este surge quando alguém tem excesso da  qualidade «quente».

Algumas porções dos Nakshatras são desfavoráveis para o equilíbrio desta qualidade: de 7, 5 gathis[1] até 15 ghatis de Ashwini, Rohini, Punarvasu, Magha and Hasta;

De 55 a 60 ghatis de Bharani, Mrigasira, Pushya, Purva Phalguni e  Chitra;

De 21 a 30 ghatis de Krittika, Ardra, Aslesha, Uttara Phalguni, Swati;

De 1 a 8 ghatis do 1º quarto de  Visakha, Moola, Shravana  e Poorva Bhadrapada;

De 52 a 60 ghatis  de Anuradha, Poorvashadha, Dhanishta, Uttara Bhadrapada;

De  20 a 30 ghatis de Jyeshta, Uttara Ashadha, Satabhisha  e Revati

Visha

O termo visha está  em geral ligado a um dosha formado pela conjunção Lua Saturno ou aspeto entre a Lua e Saturno e significa literalmente «combinação envenenada». Segundo a tradição, este dosha causa dificuldades e problemas para as pessoas significadas pela casa em que está colocado.

Também se considera que indica problemas para a mãe. A tradição considera que este dosha é muito poderoso quando a distância de Saturno em relação à Lua é inferior a 12º. Nesta circunstância pode ser muito maléfico. Este aspeto ocorre em intervalos de 27 dias , devido ao rápido movimento da Lua.

Os efeitos deste dosha  acontecem no plano psicológico e emocional, em que o indivíduo é «intoxicado» por medos, opressão, desconfiança em relação aos outros, sentimentos de perseguição, mas também afeta o plano material, com pobreza e escassez.

Há, no entanto, pessoas que têm este yoga no horóscopo e conseguem elevar-se acima das dificuldades e obter condições dignas de vida através do seu esforço e trabalho.

A pessoa afetada por este yoga pode, no entanto, ter uma mente cruel e sem compaixão pelos outros. Pode sentir prazer em maltratar os outros ou em torturá-los ou em diminuir os outros constantemente.  Estes indivíduos são bruscos na forma como interagem com os outros. Se Marte estiver colocado no mesmo signo da conjunção, são também trocistas, usando o sarcasmo para humilhar os outros.

Se Rahu estiver colocado no mesmo signo que a conjunção Lua Saturno, a pessoa será capaz de produzir ações muito cruéis, sendo difícil o seu arrependimento. Considera-se que a presença simultânea da Lua, Saturno e Rahu no mesmo signo indica um karma pesado.

Porém, considera-se igualmente que, se Júpiter estiver presente ou lançar aspeto para a conjunção Lua Saturno, os efeitos maléficos referidos são neutralizados e o nativo é capaz de prestar grande serviço aos outros.

Note-se, para finalizar, que a tradição refere que, em tempos antigos, os reis procuravam mulheres que tinham esta conjunção no horóscopo de nascimento para as usarem para matar os oponentes (daí em boa parte a referência a este yoga como  «combinação venenosa» sabendo-se que o veneno foi sempre «a arma» preferida pelo sexo feminino para matar).

Agora, segundo a obra Prashna Marga, há porções das constelações que produzem o mesmo efeito de «envenenamento»:

Assim, em cada uma das constelações, iniciando-se com a primeira constelação (Ashwini)   e até à 27ª as porções seguintes estabelecem os limites a partir dos quais há porções cujos efeitos são semelhantes ao «envenenamento»:  50, 24, 30, 4, 14, 11, 30, 20, 32, 30, 20, 18, 22, 20, 14, 14, 10, 14, 20, 24, 20, 10, 10, 18, 16, 24, 30;  a porção que abrange 4 ghatis  a partir destes  limites é visha.  Seguindo esta ordem, a partir do ghati 50 de Ashwini, a primeria constelaçao mostrada, de 50 a 54 ghatis é considerada Visha. E sucessivamente de acordo com as porções mostradas a seguir.

Riktha Thithis

Um thithi é um dia lunar havendo 30 thitis em caa mês. Cada um destes dias lunares pode ter entre 20 e 27 horas.

Os riktha thithis são «dias lunares vazios» considerados maléficos. São  em geral considerados os seguintes: Chaturthi, Navami, Chaturdashi Saptami, Ashtami, Bhadra, Purnima, Amavasya e Pratipada

O texto Prashna Marga aponta os seguintes dias lunares não auspiciosos: o 4º, 8º, 9º, 14º dias lunares.

Maus Karanas

Karana significa ação, fazer algo, significa as ações que se podem fazer e, tradicionalmente, designa os 108 passos de uma dança, descritos em breves frases sobre os movimentos a efetuar pelas várias partes do corpo envolvidas.

Um karana tem 6º graus e constitui metade de um thithi. Existem 11 karanas. 7 mutáveis e 4 fixos. Os mutáveis repetem-se ciclicamente enquanto os fixos nunca se repetem.

O karanas são usados para determinar a «qualidade do tempo» (muhurtha)

para fazer ações específicas.

Segundo o autor de Prashna Marga o 7º karana (vishti )  indica que  a pessoa que este representa não terá amigos, será sem compaixão e fará más ações.

Quanto aos karanas fixos, para além de bons efeitos que também produzem, produzem igualmente alguns maus efeitos: por ex., Shakuni, é favorável para, entre outras coisas, cometer crimes como roubo;

Chatushpada  cria grande sofrimento no trabalho mas a pessoa será verdadeira;

Naga é principalmente favorável para cometer atos subversivos e de natureza destrutiva;

Kaustuva ou Kimstughna indica que a pessoa pode passar por muito sofrimento na vida, podendo também não ter compaixão e ser inclinada a fazer más ações. Porém, dizem os entendidos que, quando cai no 1º dia da lua cheia, produz Vaisvadeva Yoga e é o melhor karana para levar a cabo qualquer tarefa.

Sandhis e Pontos de Junção

Já falámos em outro artigo do sandhi e pontos de junção.  Os leitores poderão ler essa informação mais aprofundada. Nesta obra o autor salienta os seguintes aspetos:

  1. O primeiro e o último ghati (24 min) de um dia lunar e de um Nakshatra.
  2. Os primeiros e últimos 5 vighatis (2 min) de um signo.
  3. O primeiro e último vighatika (24 segundos) de cada navamsa.

Estes fatores, quando estão presentes, não são auspiciosos para a  realização da consulta prashna.

 

No próximo artigo continuaremos a descrever os fatores que prejudicam a realização da consulta prashna.

 

[1] Ghati faz parte da conceção e medida do tempo na Índia, correspondendo a 24 minutos. Cada dia contém 60 ghatis, contados a partir do nascer do Sol. Mede os minutos, enquanto o Val mede os segundos. Um val tem 24 segundos.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment