Yogas Prejudiciais para a Realização da Consulta Prashna

Simbolização de pouca sorte

Continuamos a descrever os doshas ou yogas prejudiciais para a consulta prashna e que é preciso ter em conta antes de escolher o momento para  realizar uma consulta.

Gulikodaya Kala

Gulika é um dos planetas invisíveis e considerado uma influência muito maléfica. Apesar de não ser visível, «levanta-se» duas vezes em cada 24 horas, uma vez de noite e uma vez de dia. Os momentos em que se ergue são considerados não auspiciosos.

Em cada dia da semana, Gulika ergue-se em momentos diferentes, como se mostra na tabela abaixo. O tempo é dado em ghatis[1], a medida do tempo seguida na Índia. Convenciona-se haver 30 ghatis de noite e 30 ghatis de dia  mas é preciso fazer o reajustamento de acordo com o tempo real da noite e do dia que vai variando conforme as estações do ano.

Tabela Semanal do Levantar do Gulika
Dia de SemanaDia Noite
Domingo26 ghatis10 ghatis
Segunda22 ghatis6 ghatis
Terça18 ghatis2 ghatis
Quarta14 ghatis26 ghatis
Quinta10 ghatis22 ghatis
Sexta6 ghatis18 ghatis
Sábado2 ghatis14 ghatis

Nota: os ghatis apresentados marcam a contagem do tempo a partir, respetivamente, do início do dia e do início do pôr do sol e que corresponde ao «levantar-se» do Gulika.

Os momentos apresentados na tabela não são considerados auspiciosos para efetuar a consulta horária.

Vyathipatha

Vyathipatha significa sofrimento. Corresponde a um período do dia considerado não auspicioso, associado na Índia a resultados calamitosos. Rudra é o regente deste yoga. O Rudra é calculado a partir da longitude do Sol e da Lua a partir do Nakshatra de Ashwini

De acordo com o calendário tradicional Panchang usado na Índia, o Vyathipatha yoga está presente durante quase 24 horas em cada mês lunar.

Eclipses

Segundo o autor de Prashna Marga, os três dias a partir do começo de um eclipse solar ou lunar são considerados não auspiciosos para a consulta horária. A informação sobre as datas e a natureza dos eclipses encontra-se em qualquer tabela de Efemérides.

Ekargala Nakshatra

Este é um yoga considerado poderoso durante o dia e  tem natureza maléfica .

Para determinar a existência deste yoga, deve anotar-se qual é o Nakshatra que está ativo no momento desejado. Para o efeito deve subtrair-se a longitude do sol (nº de graus em que está colocado num dado signo). Será mais fácil fazer isto tendo em conta a posição em graus do signo em relação aos 360 º do Zodíaco.

Com o resultado obtido, dividir por 13º 20’ que é a extensão de cada Nakshatra.  Não se tem em conta o «resto» e soma-se o quociente + 1. O resultado dá o Ekargala Nakshatra.

Mostramos o cálculo efetuado na obra: o Sol está colocado  na longitude de 116º. Subtraem-se estes de 360º e dá 244º. Dividem-se estes por 13º 20’ e o resultado é 18 3/10, correspondendo ao 19º  Nakshatra.

Contando-se a partir do 1º, Ashwini, temos que Moola é um Ekargala Nakshatra. O 2º, 7º, 10º, 11º, 14º, 16º, 19ª Nakshatras a partir deste são também Ekargala.

Mrityu e Dagdha yogas

Estes são yogas considerados na consulta muhurtha. Mrittyu indica morte fatal e ocorre quando num certo dia da semana (chamado «vara» na terminologia hindu), a regência do dia coincide com certos Nkashatras:

De domingo a sábado coincidindo com, respetivamente Magha, Visakha, Ardra, Moola, Satabhisha, Rohini, Poorvashadha produz-se Mrityu yoga na primeira oitava parte desse dia.

Quanto ao Dagdha yoga forma-se quando os dias da semana coincidem com certos dias lunares: de domingo a Sábado, respetivamente- 12º dia lunar 11º, 5º, 2º 6º, 8º ed 9 º dia lunar.

Toda a informação necessária sobre os dias lunares, os Nakshatras ativos nas várias partes do dia, etc., podem ser consultados em sites que têm uma página de Panchang.

Aspetos de Planetas Maléficos para o Ascendente

Para efeitos de consulta horária, a presença do Sol, Marte, Saturno ou Rahu no Ascendente ou o seu aspeto para o Ascendente são também  yogas prejudiciais para a realização da consulta prashna.

Outros Fatores Não Auspiciosos

O 13º dia lunar.

Pradosha: o momento do crepúsculo,  imediatametne antes e depois do pôr do sol. Nishi: À meia noite.

Ravi Darshana: Quando, no momento da pergunta, o Sol está em aspeto com o Ascendente. Alguns também referem ser não auspicioso que o Ascendente seja o  7º signo a partir do signo ocupado pelo Sol.

Sankranti: O momento exato em que o Sol entra num signo.  O período de  16 ghatis (6h. 24m.) antes e depois de o Sol entrar num signo podem ser considerados inauspiciosos.

Quando, o momento que corresponde à pergunta tem regência da  3ª, 5ª or 7ª constelação  ou Nakshatra  a partir do nascimento, situação na qual tem o nome, respetivametne de  Vipat, Pratyak e  Naidhana  e é inauspicioso.

O Ascendente da carta horária não deve corresponder ao signo que ocupa a  8ª casa a partir do Ascendente da carta natal.

A Lua no momento da pergunta não deve estar colocada na 8ª casa a partir da Lua do horóscopo de Nascimento.

Terminamos a parte introdutória dos fatores  e yogas prejudiciais para a consulta prashna e também muhurtha tal como referidos pelo autor de Prashna Marga.

 

[1]  Um dia de 24 horas é dito conter 60 ghatis. Uma hora contém 2.5 ghatis; 1 ghati contém 24 minutos.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment