Efeitos Positivos e Negativos das Casas do Horóscopo

corda com nó de  segurança

Descrevemos neste artigo os efeitos positivos e negativos das casas do horóscopo de acordo com a obra Prashna Marga.

Efeitos Benéficos das Casas

O autor de Prashna Marga estende à astrologia prashna os significados gerais das casas usados na carta de horóscopo natal. Quanto aos seus efeitos, conforme estão relacionadas com planetas benéficos ou maléficos, assim estarão bem ou mal- dispostas.

E o autor confirma, afirmando que, tal como sucede na análise de horóscopo, se as casas estão associadas com o seu regente ou com planetas benéficos, darão bons resultados; o inverso sucede quando estão associadas com planetas maléficos: planetas maléficos colocados numa casa ou em aspeto com esta anulam a sua capacidade para produzir bons efeitos.

A este propósito, o Dr Raman comenta que o astrólogo deve usar de cautela na forma como adapta as regras da horoscopia à análise prashna, que tem a sua especificidade própria.

O autor de Prashna Marga acrescenta que, na consulta prashna, as casas dão bons resultados quando os seus regentes estão nelas colocados ou em aspeto com elas , ou quando têm planetas benéficos- Júpiter, vénus ou Mercúrio – nelas colocados ou em aspeto com elas.

A presença destes planetas ou o aspeto dos mesmos para uma casa fortalece e promove os seus bons efeitos.

Dão igualmente  resultados favoráveis quando , a partir da casa considerada, há planetas benéficos colocados na 2ª, 7ª, 12ª, ou 4ª e 10ª a partir dessa casa.

Efeitos Negativos das Casas

Uma casa benéfica fica «arruinada» quando está associada com os regentes da 6ª, 8ª ou 12ª casas (por estes estarem nela colocados ou por receberem o seu aspeto). O mesmo acontece quando a casa está associada com um planeta que é inimigo natural do seu regente, considerando-se que a casa fica «aflita».

Uma casa também é destruída quando o seu karaka está fraco  ou quando o seu regente está fraco.

Até que ponto uma casa fica incapacitada de produzir bons efeitos deve ser avaliado cuidadosamente, a partir da avaliação da intensidade da «aflição sofrida». Existem diversos métodos para avaliar essa fraqueza na Astrologia jyotish.

O autor de Prashna Marga continua este assunto enumerando as circunstâncias em que uma casa fica «arruinada»: em primeiro lugar, a 6ª, 8ª e 12ª são consideradas maléficas por natureza, segundo os sábios.

Depois, uma casa é considerada «aflita» quando:

  1. Recebe o aspeto do regente da 6ª, 8ª ou 12ª;
  2. Quando é ocupada pelo regente da 6ª, 8ª ou 12ª
  3. Quando o seu regente recebe o aspeto do regente da 6ª, 8ª e 12ª.
  4. Quando o seu regente está em conjunção com o regente da 6ª, 8ª, 12ª ou está colocado numa dessas casas.

Considera-se ainda que, quanto mais destas situações ocorrerem em ligação com uma casa ou o seu regente, tanto mais a casa se considera aflita.

No entanto, o Dr B. V. Raman afirma que, nos tempos atuais, não devemos levar isto à letra pois, se assim fosse, o número de relações entre os fatores apresentados seria tão grande que se tornaria impraticável fazer uma análise correta do horóscopo, pois teríamos de concluir que este sofre uma «aflição geral».

Segundo o autor de Prashna Marga, uma casa deve ser considerada fraca quando:

  1. Essa casa, o seu regente ou o seu karaka são fracos;
  2. Quando estão sujeitos ao papakarthari yoga
  3. Quando os elementos referidos em a) estão conjuntos ou recebem o aspeto de maléficos
  4. Quando os elementos referidos em a) estão conjuntos ou recebem o aspeto dos seus planetas inimigos
  5. Quando os elementos referidos em a) não estão associados nem recebem o aspeto de  planetas benéficos
  6. Quando os elementos referidos em a) têm planetas maléficos na 4ª, 8ª e 12ª casas a partir de si mesmos
  7. Quando os elementos referidos em a) têm planetas maléficos colocados na 5º e na 9ª casas a partir de si próprios.

Segundo o autor, quando  dois ou mais destes elementos se verificam a casa torna-se fraca.  Mas, uma vez mais, o Dr Raman aconselha precaução no juízo destes fatores.

Os leitores poderão , para encontrar algum equilíbrio neste juízo, ler o artigo que publicámos sobre a determinação das fraquezas e da força do horóscopo, tendo as recomendações do autor de Prashna Marga como indicações gerais de  força  e fraqueza na análise dos efeitos positivos e negativos das casas do horóscopo.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment