Prashna Marga- Significado do signo Navamsa da Lua

Lua em céu azul

Na consulta do horóscopo, tal como na consulta prashna, o signo navamsa da Lua é considerado um fator importante na Astrologia Jyotish, sendo manifestado nos conceitos de chandra Kriya, chandra vela e Chandra Avastha.

Cada um destes conceitos refere-se ao movimento da Lua por um Nakshatra determinado (13º 20’ de extensão). Assim, e respetivamente, o primeiro conceito refere-se à divisão de um Nakshatra por 60 divisões e ao movimento da Lua por cada uma delas; o segundo conceito refere-se à divisão dos 13º 20’ de um Nakshatra em 36 parte iguais e ao movimento da Lua em cada um deles; o terceiro conceito refere-se à divisão de um Nakshatra em 12 partes iguais e ao movimento da Lua por cada uma delas.

As indicações a seguir são genéricas.

Signo Chandra Navamsa e Efeitos dos Planetas

Se o signo navamsa da Lua na carta prashna está associado a bons planetas, isso indica que o querente terá um bom período em frente (a carta prashna indica o futuro imediato- de 1 dia a 1 ano).

Quando Júpiter está colocado no signo navamsa da Lua, isso indica o nascimento de um filho. Mas, se estiver nesse navamsa  debilitado, indica desentendimentos com pessoas instruídas.

Se Vénus estiver colocado no signo navamsa da Lua, indica a aquisição de roupas novas e felicidade através de mulheres.

Quando Mercúrio está colocado no signo navamsa da Lua indica sucesso em processos de litigação (tribunais). Se a Lua estiver cheia, indica coisas belas. Mercúrio aflito causa perda de litigação em tribunal. A Lua fraca provoca preocupações mentais.

O Sol colocado no navamsa da Lua  indica problemas com autoridades governamentais. Se Marte se encontra nessa posição, indica brigas e desentendimentos sem razão nenhuma e litigação devido a problemas com Terras.

Saturno aí colocado indica perda de produção agrícola, doenças no gado e sofrimento dos trabalhadores.

Rahu colocado no signo navamsa da Lua indica medo de venenos, serpentes e sofrimento para os trabalhadores mais humildes. Já Ketu causa problemas com fantasmas. O Gulika no navamsa da Lua causa problemas sob a forma de magia negra (Abichara).

Quanto ao momento em que tais efeitos serão experienciados, estes determinam-se pelo número de navamsas : 1) atravessados pela Lua; 2) contados a partir de Marte; 3) pelo número de navamsas do Ascendente (dependendo da posição por grau do Ascendente num dado signo, atendendo a que cada navamsa representa uma porção de 3º 20’).

É aconselhado que o astrólogo encontre o kriya da Lua (Chandra kriya) para o momento em que levanta a carta prashna. Se os resultados forem bons, assim também será o resultado da matéria em consulta; caso contrário, maus efeitos se sucederão.  A natureza da chandra kriya deve ser analisada no horóscopo (carta natal).

Ascendente e Arudha

Vários autores defendem que a carta deve ser lida ou a partir do Ascendente ou do Arudha ou de ambos.

Os resultados das 12 casas também deverão ser lidos a partir do Ascendente ou do Arudha, aquele que for mais forte. Os significados dos karakas também deverão se tidos em conta: por ex., o Sol é karaka do pai e também da alma do nativo.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment