Prashna Marga- significado e Uso do ThrIisputha

profissional de saúde segurnado estetoscópio

Falamos neste artigo do significado e uso do ThrIisputha na consulta prashna, segundo a obra Prashna Marga. A descrição feita a seguir tem uma advertência: não deve ser encarada como verdade definitiva ou absoluta mas como uma indicação forte,ainda que não fatalista.

ThrIisputha significa, literalmente, a soma de 3 longitudes: do Ascendente, da Lua e do Gulika. O significado destes fatores tem a ver com a saúde, vitalidade, longevidade, por isso este indicador é usado essencialmente na determinação destas questões.

Em termos simples pode-se dizer que a Lua e o Ascendente são relevantes para salvaguardar a saúde do corpo físico. Por sua vez, o Gulika, planeta sombra «filho» de Saturno, é um destruidor da saúde.

Assim, a soma destas três longitudes produz um ponto fundamental na carta prashna que indica o estado de saúde do querente , tanto no passado, como no presente ou futuro. Este aspeto é de primeira ordem nas questões que são feitas sobre esta matéria.

Quando o ThrIisputha calha nos signos de água Caranguejo, Escorpião e Peixes, produz problemas que serão mais inbtensos quando está em Peixes e menos intensos quando está em Caranguejo.

Quando cai nestes signos, os efeitos dependem também do Nakshatra envolvido. Assim, no signo Caranguejo os efeitos são menos intensos em Punarvasu e mais intensos em Aslesha;

Em Escorpião são menos intensos em Visakha e mais intensos em Jyestha; em Peixes são menos intensos em Poorva Bhadrapada e mais intensos em Revati.

Quando  o ThrIisputha cai no ultimo navamsa de Caranguejo diz o texto que o querente morrerá no período de um ano; se cai no ultimo navamsa de Escorpião morrerá no período de um mês; se cai no ultimo navamsa de Peixes morrerá no período de um dia.

Os quatro signos a partir de Carneiro são criativos, os quatro a partir de Leão são protetores; os 4 a partir de Sagitário são destruidores. Por outras palavras, os signos cardinais são criativos; os fixos são protetores; os mutáveis são destruidores.

Quando o ThrIisputha cai numa área, signo, Nakshatra ou navamsa destruidor, a previsão é sempre maléfica.

O Dr Raman comenta que os Nakshatras se classificam de três a três, do seguinte modo:

Ashwini é um Srishti Nakshatra[1]. Bharani é um Sthiti Nakshatra. Krittika é um Samhara Nakshatra. Rohini é novamente um Srishti Nakshatra e sucessivamente aplicando de três em três a classificação dada para os 3 primeiros.

Sempre que o ThrIisputha cai num Samhara Nakshatra (ou signo ou navamsa samhara) ou num ponto sandhi ou no 88ª pada contado a partir do pada do Nakshatra de Nascimento ou cai no 3º, 5º ou 7º Nakshatra a partir do Nakshatra do Ascendente, apenas resultados negativos serão de esperar.

O ThrIisputha e Prognósticos de Morte

Multiplicando o  ThrIisputha por 9 , retirar os graus correspondentes aos signos , multiplicar os graus e minutos restantes por 12, retirar todos os 12 correspondentes aos signos. Se o remanescente cair num ponto sandhi , em navamsa ou Nakshatra do querente, este morrerá.

Se o signo ThrIisputha ou signo Navamsa , aquele que for mais forte, coincidir com o Ascendente do querente, este morrerá. Se cair no amsa [2]de Carneiro, Leão ou Sagitário, o nativo viverá longamente.

Se houver planetas maléficos ou o gulika no signo ThrIisputha causa mal. Se ninguém de casa do querente nasceu no Nakshatra ThrIisputha, o querente ficará doente.

Mas se o ponto ThrIisputha estiver conjunto com planetas benéficos ou se está colocado num signo ou ponto criativo (ver atrás a classificaão dos signos) o nativo terá boa saúde e longevidade.

Planetas e doenças

Sol- causa febre, calor interno e dores intensas de cabeça.

Lua– Causa disenteria.

Marte– Provoca todo o tipo de feridas e dores.

Mercúrio– causa desordens nos órgãos vocais e difficulta o pensar.

Júpiter- causa fraqueza na visão.

Vénus– Causa dores excruciantes no corpo, doença mental, inchaços.

Saturno– Causa problemas nas mãos e nos pés.

Rahu– Causa queda de lugar alto.

Ketu– tem o mesmo efeito de Marte.

Os planetas que ocupam o signo ThrIisputha ou os regentes dos ThrIisputha navamsas causam as doenças referidas atrás.

O Thrisphuta Navamsa encontra-se multiplicando o Thrisphuta por 9. A doença começa no dia desse Nakshatra. No dia seguinte ao início da doença, a pessoa fica inconsciente e morre no 3º dia.

Note-se que os exemplos dados neste artigo são dados para os leitores terem uma ideia do papel da astrologia em épocas passadas, em que as pessoas não tinham infromação científica para fazer prognósticos de saúde e doença.

Também não tinham uma consciência muito clara de que podiam mudar o seu destino, fazendo escolhas diferentes em relação ao seu estilo de vida (porque a sociedade também lhes negava essa possibilidade). Por isso, as previsões apresentadas nesta obra parecem «definitivas» e apresentam-se como «absolutas» mas o leitor atual deve ter cautela em aceitar  isto deste modo.

Hoje as pessoas têm uma consciência diferente da do século 17 e sabem que uma previsão qualquer, astrológica ou não, é indicativa e não definitiva. Por isso não daremos mais combinações fatalistas sobre a previsão da morte .

Não apenas porque a ciência de hoje, embora não faça milagres, é capz de curar muitos dos males totalmente desconhecidos no passado, como as pessoas, com as suas escolhas, mudam efetivmente o que «parecia escrito» num momento determinado. Não mudam tudo, certamente, mas o suficietne para terem mais possibilidades do que as anunciadas no passado.

[1] Srishti Nakshatra significa Nakshatra criativo; Sthiti Nakshatra signifca Nakshatra protetor ou que suporta; Samhara Nakshatra significa Nakshatra destruidor.

[2] Amsa significa porção e pode variar de acordo com as divisões aceites na Astrologia Jyotish de que a navamsa é apenas um exemplo.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment