Prashna Marga- Significados das Casas do Horóscopo

Paisagem com casas

Damos neste artigo os significados das casas para a consulta prashna segundo a obra Prashna Marga. Os leitores verão que os significados dados são em grande parte os mesmos  que para a astrologia de horóscopo. Também referimos os significados das casas na Astrologia Mundial e Nacional e outros significados tradicionais.

Significados Gerais das Casas

1ª casa- A partir desta vasa leem-se todos os assuntos referentes ao corpo, nomeadamente a sua força, saúde, aparência. Também o bem-estar. a fama, a felicidade geral , bem como o sucesso em todos os empreendimentos.

2ª casa-  A família, riqueza, discurso e olho direito são as matérias da 2ª casa.

3ª casa- Esta casa rege a coragem, a vitalidade, os irmãos, as inclinações más, o olho direito e o apoio.

4ª casa – Significa a mãe, os parentes, o tio, o sobrinho, a casa e a propriedade, a felicidade, veículos, coisas para estabelecer (num local), popularidade, água, camas e berços, riqueza geral, gado, a casa onde se nasceu.

5ª casa- Esta casa dá indicações sobre a inteligência, prudência, memória, poder de discriminação mental, mérito ganho em vidas anteriores, capacidade de aconselhar, ministros, crianças e condições mentais.

6ª casa- Esta casa rege os inimigos, os ladrões, os obstáculos, preocupações mentais, doença, feridas, mortes causadas por inimigos e armas.

7ª casa- Rege o casamento, os  impulsos sexuais, esposa e marido, relação geral com os outros, camas e berços, local de nascimento da esposa, relações sexuais, coisas perdidas ou escondidas.

8ª casa- significa a ruína de tudo, perigos, má reputação, causa e lugar da morte, servos, casas  externas (por ex., de férias), doenças crónicas, obstruções.

9ª casa – Sorte ou fortuna, retidão, bondade, mérito, espiritualidade, pai, netos, caridade, procura espiritual, boa conduta,  precetores, cultura.

10ª casa- Representa lugares de adoração, cidades, câmaras municipais, pousadas à beira da estrada, todas as ações, poder para comandar, servos, trabalho por conta de outrem.

11ª casa-  Ganho de tudo o que se deseja, irmãos mais velhos, filhos já nascidos, ouvido esquerdo, ganho de dinheiro .

12ª casa- Significa ações pecaminosas, despesas, quebras e quedas, perda de profissão ou posição, ferimentos no corpo, olho esquerdo.

Como se pode ver, os significados dados nesta obra para as casas não diferem muito dos que são dados em outras obras para a análise do horóscopo.

Como curiosidade, note-se que as casas kendra ou angulares representam várias posturas do corpo: o Ascendente significa «andar»; a 4ª casa significa «deitado ou a descansar»; a 7ª significa «sentado»  e a 10ª significa «de pé».

As 4 casas angulares também significam, a começar pela 4ª- água no interior da terra (poços, correntes subterrâneas); 7ª- água nos rios; 10ª- queda de chuva, granizo e neve. 1ª. Significa as três fontes de água descritas para as casa anteriores.

    Significado das Casas na consulta Prashna Nacional e Mundial

Na Astrologia Mundial a 1ª  casa significa o corpo físico  do rei, ou presidente, ou governante máximo e a pessoa do rei ou governante;

A  2ª casa significa o tesouro e as finanças;  a 3ª significa as forças armadas e as armas defensivas e ofensivas de que o governante dispõe;

A  4ª casa  significa os veículos e as posses do governo e dos governantes; a 5ª significa a diplomacia (embaixadores, etc.) e os conselheiros do governante;

A  6ª casa significa os inimigos;

A 7ª casa significa as comunicações;

A 8ª casa  significa a longevidade (do governante máximo) e o término da sua vida;

A 9ª casa significa  a mente do rei ou governante máximo e o trabalho intelectual que este produz.

A 10ª casa significa as trocas e o comércio do país;

A 11ª casa significa os aspetos financeiros e rendimentos do país;

A 12ª casa significa as despesas do país.

Os significados das casas referidos atrás são úteis quando se fazem previsões de caráter político.

Casas Internas e Externas

As casas do horóscopo têm dois significados, um interno e outro externo.  Nesta consideração, o autor de Prashna Marga segue Varahamihira e a obra Brihat Jataka.No seu comentário, o Dr. Raman refere ser necessário um bom treino de interpretação para discernir entre estes significados.

No entanto, esclarece que os significados internos das casas se referem a significados conceptuais  ou qualidades enquanto que os significados externos se referem a eventos e realidades concretos.

Julgamos não valer a pena desenvolver muito mais neste ponto, pois, na época atual, pensamos que todos os estudantes de astrologia compreendem estes elementos, que ilustramos usando o exemplo do Dr. Raman: a 5ª casa por ex., tem significados concretos, como os filhos; e tem significados internos referentes a qualidades como a inteligência.

É o mesmo com todas as restantes casas, não valendo a pena complicar isto com as designações em sânscrito dos significados internos ou externos. Os leitores interessados poderão ler a obra Brihat Jataka referida atrás.

Agora uma nota importante sobre isto é: se uma dada casa está relacionada com o seu regente- por este estar lá colocado ou em aspeto com a casa que rege- a casa dará efeitos de acordo com os significados internos; se não houver ligação com o regente da casa, esta dará resultados apenas de acordo com os significados externos.

As Casas e as Partes do Corpo

Cada casa do horóscopo significa uma parte do corpo. A 1ª casa significa a cabeça, a 2ª casa representa a face ; a 3ª casa representa o  pescoço; a 4ª representa os ombros, a 5ª representa o coração; a 6ª representa o estômago, a 7ª representa a cintura, a 8ª representa os órgãos sexuais; a 9ª representa as coxas;  a 10ª representa os joelhos, a 11ª representa as pernas, a 12ª representa os pés.

Neste ponto, porém, Varahimihira tem outra classificação: a 4ª casa representa o coração, a 5ª representa o estômago, a 6ª representa a cintura, a 7ª representa  a parte inferior do estômago, a 11ª representa as nádegas e as restantes são iguais ao referido atrás.

A altura dos membros  do corpo será maior ou menor conforme os signos que os representam são de longa ascensão ou de curta ascensão. Deste modo, se temos um signo de longa ascensão no Ascendente, que representa a cabeça, esta será grande, se, pelo contrário, for um signo de ascensão curta, será pequena, etc., para todas as partes do corpo.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment