Glossário Astrológico- Planetas  e Signos  Férteis e Estéreis

casal de mãos dadas com sapatilhas de bebé

Neste artigo identificamos e explicamos os efeitos dos planetas e signos  férteis e estéreis na astrologia antiga ocidental e Jyotish.

Efeitos dos Signos e Planetas Férteis e Estéreis (Tradição Ocidental)

Planetas Estéreis– Sol, Marte, Saturno. E também o nodo Sul da Lua (Ketu). Segundo a tradição, quando algum destes está presente na 5ª ou 11ª casas do horóscopo  indicam ausência de filhos biológicos ou a sua morte prematura (especialmente por aborto) se, além de estarem aí colocados também recebem aspetos de outros planetas maléficos.

Planetas Férteis– Lua, Vénus, Júpiter. E também o nodo norte da Lua, em especial na Astrologia tradicional ocidental. Mercúrio é considerado semi-fértil.

Signos Estéreis– Gémeos, Leão, Virgem.

Signos Férteis– Caranguejo, Escorpião, Peixes

Quanto aos restantes signos, W. Lilly considerava Carneiro mais estéril do que fértil ainda que menos estéril do que os mencionados .Touro é mais fértil do que estéril ; Balança é considerado bastante fértil mas menos que os signos referidos atrás;

Sagitário também é considerado bastante fértil por Lilly mas menos do que os mencionados arás; Capricórnio também é mais estéril do que fértil , embora não completamente estéril; Aquário é mais fértil do que estéril mas não completamente fértil.

Note-se, no entanto, que as indicações de esterilidade- sobretudo no que se refere aos filhos, não devem ser consideradas apenas na carta natal de um dos pais. Ambos os horóscopos terão de ser estudados, pois será o conjunto das indicações de ambos que permitirão saber, com alguma fiabilidade, a potencialidade de um certo casal ter filhos biológicos.

A principal casa a analisar, em ambos os  que desejam ser pais, será a 5ª casa. Mas, como em tudo na vida, é preciso bom senso e equilíbrio na hora de julgar pois, apesar de ser importante ter um signo fértil na 5ª casa, nem todas as pessoas com signos férteis na 5ª casa terão filhos nem todas as pessoas com signos estéreis na 5ª casa serão privadas de ter filhos.

Isto acontece porque, como bem referiram os astrólogos do passado, a 5ª casa e a nossa capacidade de criar não se esgota na possibilidade de procriar. A 5ª casa significa criação em várias áreas – física, artística, financeira, para além da biológica.planetas e signos  férteis e estéreis  nesta casa têm, por isso, significado nesta determinação.

Assim, algumas pessoas com signos férteis na 5ª casa não têm filhos mas têm, por exemplo, sucesso na criação artística (música, cinema, teatro, etc.) na área financeira através da especulação que lhes dá riqueza ; na área do desporto ou da política, onde alcançam  fama, celebridade, tornando-se figuras icónicas da moda, etc.

A astrologia é uma linguagem simbólica e os símbolos, como sabemos, têm vários potenciais de significação e estes não são os mesmos para todas as pessoas.

No entanto, há um procedimento que permite saber, para cada pessoa, qual é o potencial de criação de que dispõe, na área que é da sua escolha: e esta pode ser querer ter um filho biológico, é claro.

Para determinar o potencial de ter filhos, há que verificar se há algum planeta colocado na 5ª casa, a sua  natureza e a natureza  do signo onde está colocado o regente da 5ª casa.

Se todos estes elementos forem no sentido da esterilidade, então isso é um indicador não muito bom. Mas é preciso que seja confirmado pelo horóscopo do outro progenitor para ver se é confirmada a mesma tendência.

Para determinar a capacidade criativa na área financeira e especulativa e artística,  para além do signo que ocupa a 5ª casa é preciso ver se há planetas colocados na 5ª casa , se este ou estes recebem algum aspeto de outros planetas e a natureza desses aspetos;

Ver  se o  planeta na 5ª casa lança, por sua vez, aspeto para algum outro planeta e, em particular, se o planeta regente da 5ª casa está em aspeto com esta casa e qual a natureza desse aspeto.

Configurações Tradicionais sobre os Filhos (Astrologia Jyotish)

Deixamos aqui uma série de indicações de efeitos dos planetas sobre os filhos. Advertimos que aspetos isolados, só por si não produzem efeitos extremos, é sempre necessário analisar a globalidade do horóscopo.

– Quando Marte e Saturno estão colocados juntos em qualquer casa, a pessoa terá filhos na idade normal mas os netos virão apenas em idade tardia.

– A criança nascida terá longa vida se a Lua estiver colocada em conjunção com um planeta masculino.

-Com Ketu ou qualquer outro planeta maléfico na 5ª casa a criança pode morrer.

– Haverá vários obstáculos ao casamento e ao nascimento de filhos se Marte, Mercúrio e Vénus estão colocados na 3ª casa e a 9ª e a 11ª estão vazias.

– A criança não sobreviverá se o sol estiver colocado na 6ª casa, Marte estiver colocado na 10ª e a Lua na 11ª casa.

– A mulher será estéril se  Vénus estiver colocado na 2ª casa e a 6ª casa estiver vazia.

-A pessoa terá um filho rapaz se Júpiter estiver colocado na 1ª ou 4ª casa e Mercúrio estiver colocado na 9ª ou 12ª casa.

– A pessoa terá um filho quando Marte está colocado na 1ª ou 4ª, Júpiter está na 5ª ou 8ª e Mercúrio está colocado na 9ª ou 12ª casa.

– A pessoa terá uma rapariga quando Marte está colocado na 1ª ou na 4ª, Mercúrio está colocado na 5ª ou 8ª e Júpiter está colocado na 9ª ou 12ª casa.

-Nascerá uma rapariga quando Júpiter está colocado na 1ª ou 4ª casa, Mercúrio está colocado na 5ª ou 8ª casa e Marte está colocado na 9ª ou 12ª casa.

– Nascerá um rapaz se Marte está colocado na 1ª ou 4ª casa, Mercúrio está colocado na 9ª ou 12ª casa  mas o pai não será muito abastado.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment