Glossário Astrológico- Grande Cruz Cardinal

Formas geométricas coloridas

Neste artigo falamos de uma configuração na carta,  a grande cruz cardinal. Já  escrevemos antes sobre a grande cruz mas neste artigo falamos dessa configuração quando ocorre em signos cardinais.

Esta configuração é particularmente poderosa quando ocorre nos graus iniciais dos signos e, na astrologia Mundial, quando Júpiter, Saturno e os nodos estão envolvidos na grande cruz isso indica mudanças significativas a nível mundial.

A grande cruz é uma configuração estudada pela astrologia ocidental. Ela é constituída por duas oposições separadas por uma quadratura. Nesta configuração temos assim 3 , 4 (ou mais) planetas colocados em signos cardinais em orbes que são de 180º  para dois deles e de 90º  para pelo menos um terceiro planeta para os outros dois.

Também se pode formar através da quadratura de 4 planetas colocados nos 4 signos cardinais, formando dois pares de planetas em oposição e também quadraturas dois a dois.

Assim, por exemplo, quando há um planeta colocado no signo Carneiro e outro no signo Balança e um terceiro planeta no signo Caranguejo, forma-se uma grande cruz cardinal.

Ora, estes aspetos, de acordo com a Astrologia ocidental, são aspetos que indicam dificuldades, segundo os significados dos planetas que formam a cruz.

Quando esta configuração acontece nos signos cardinais, acrescenta um elemento de frustração porque os signos cardinais são signos de ação e a pessoa deseja atingir uma quantidade de objetivos ao mesmo tempo, acabando por ficar paralisada.

Os signos cardinais são impulsionadores da mudança e da ação. Assim, fazem sentir, quando se forma a configuração da grande cruz cardinal, a necessidade interna de produzir mudanças.

Porém, os aspetos de oposição e quadratura acabam por criar um padrão energético em que a pessoa avança e recua.  A razão deve ser procurada também nos significados dos planetas e das casas que regem, indicando sempre também indecisão, medo do desconhecido e dos desafios que essa mudança pode implicar.

Os significados dos signos envolvidos são também importantes. Por ex., o signo Carneiro significa um novo ciclo de vida, um recomeço no qual a liberdade e a autonomia são essenciais, bem como novas experiências de vida;

Por sua vez, Balança,  o signo oposto, é um signo social, de cooperação, da formação de relacionamentos eu-tu baseados na igualdade e no respeito de regras de acordo. As suas experiências implicam a empatia com os outros, como seres diferentes e únicos que partilham os mesmos direitos.  Trata-se de aprender a ser em conjunto com outrem.

Balança também significa a capacidade de o indivíduo se apreender a si mesmo a partir da consciência de ser diferente dos outros, ainda que com igual «valor».

O signo Caranguejo lida com os fatores de segurança emocional, com a capacidade de se nutrir a si e aos outros, dentro dos laços familiares e, em sentido profundo, indica o desenvolvimento da segurança interna  a partir da apreensão da sua unidade interior que permite ao indivíduo sentir-se completo e confortado.

O signo Capricórnio significa a consciência coletiva, os valores, normas e regras sociais  que permitem a cada indivíduo sentir-se em harmonia com os outros membros da sociedade porque todos interiorizaram as mesmas regras e valores e adotaram a mesma identidade social.

Deste modo, Capricórnio simboliza o conformismo do indivíduo em relação às regras e instituições da sociedade.

Diga-se que ter uma grande cruz na carta natal  não acontece com muita frequência, havendo astrólogos que estimam a sua frequência na proporção de 1 carta com a configuração para mais de 50 sem a mesma.

Mas, quando existe, esta configuração parece impelir os indivíduo para várias coisas e objetivos ao mesmo tempo, criando irrequietude, tensão na ação, obstáculos e dificuldades que representam lições específicas para a pessoa que tem esta configuração.

Estes nativos desejam agir, tomar a iniciativa, correr riscos e mudar a realidade existente, mas os padrões energéticos presentes não facilitam a coordenação nem a concretização da ação, de modo a atingir os objetivos propostos.

Assim, ao mesmo tempo que deseja atuar, deixar uma marca pessoal na vida e na realidade à sua volta, este nativo sente que não consegue realizar o que pretende, seja devido a obstáculos externos seja devido à sua própria impotência por não conseguir organizar os esforços de modo a torná-los mais produtivos.

Cada um dos planetas envolvidos na configuração procura realizar os seus significados ao mesmo tempo. Isto faz  com que a experiência mais difícil que estas pessoas enfrentam seja a de encontrar unidade no modo como pensam, sentem e agem, pois parecem ter várias personalidades ao mesmo tempo a querer assumir o controlo da experiência.

Ao mesmo tempo, segundo dizem as pessoas com esta configuração, que pode igualmente dar-se nos outros tipos de signos- fixo ou mutável- é possível desenvolver uma determinação, resiliência e força de caráter para enfrentar as dificuldades em geral que acaba por fazer destas pessoas , quando bem sucedidas, vencedoras na vida.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment