Prashna Marga- Efeitos do Karma

rapariga em pose de meditação

Continuamos a explorar para os leitores a obra clássica da astrologia Jyotish,Prashna Marga, hoje descrevendo as categorias  e os efeitos do karma e a sua relação com a análise astrológica.

Categorias de Karma

O autor da obra faz depender os bons e mais efeitos que ocorrem  na vida e são mostrados pela carta, de dois tipos de karma, um fixo (Dridha) e outro não fixo (Adridha).

Por sua vez, estes dois tipos de karma podem estar relacionados com 3 tipos de ação: ação verbal que causa karma pelas palavras que se dizem; ação mental relacionada com o pensar e que causa karma através dos pensamentos; ação do corpo, que causa karma pela influência da ação física.

Passando agora á análise desse karma no horóscopo, a causa do mau karma  (seja fixo ou não fixo) pode ser vista pela presença de planetas benéficos  na 6ª, 8ª e 12ª casas e pela presença de planetas maléficos nas casas kendra e Trikona da carta prashna.

Agora, a 6ª, 8ª e 12ª casas podem ser contadas a partir de vários pontos de referência, além do Ascendente. Deste modo, quando os referidos planetas estão colocados nas casas que mencionamos no parágrafo anterior, tomando como 1ª casa o signo Chatra[1], diz-se que esse mau karma, tanto fixo como não fixo, se deve à «ira divina».

Talvez seja mais produtivo traduzir isso para linguagem atual, considerando que tal karma se deve ao desrespeito pela lei geral do karma que refere que o universo funciona como um espelho que devolve, multiplicado, o que enviamos para o universo. E, se enviamos sofrimento para outros seres, recebemos, num determinado momento, o retorno desse sofrimento.

Quando os planetas referidos atrás estão colocados nas casas que descrevemos tomando o Arudha lagna  como 1ª casa, o mau karma sentido é fruto da  maldição dos brahmins.

Estes eram uma casta na índia, de pessoas com cargos importantes na religião.  Hoje talvez se pudesse considerar que esse mau karma  surge como fruto do fanatismo e ódio religiosos e ideológicos.

Quando os planetas descritos atrás estão colocados nas casas mencionadas a partir do da posição da Lua, o mau karma vem através de práticas de magia negra de inimigos. Se os planetas estão colocados nas casas referidas a partir do Ascendente, o mau karma surge a partir de inimigos.

O Dr Raman comenta a propósito que as ações referidas atrás tanto podem ter sido deliberadas como praticadas  por ignorância ou um misto de ambas. E afirma que esta análise também pode aplicar-se ao horóscopo e não apenas à carta prashna.

Como determinar se o karma que atinge o indivíduo é fixo ou não fixo? O autor de Prashna Marga refere que isso se determina pela presença de planetas nas casas do Sol e da Lua.

Um planeta maléfico na 5ª casa indica mau karma mental; um planeta maléfico na 2ª casa indica mau karma verbal; um planeta maléfico colocado na 10ª casa indica mau karma pela ação física.

Os maus efeitos do karma sentem-se na perda de riqueza, na perda de reputação e humilhações, na perda de entes queridos ou doença, devido ao karma de vidas passadas.

Esse karma tanto pode ter sido causado de forma intencional como não intencional pelo nativo mas, de um modo ou de outro, as consequências serão sentidas, se a pessoa não alterou a sua consciência desde que o karma foi criado.

Se o planeta em causa estiver no signo da Lua ou na hora da Lua o karma é dridha, isto é, fixo, tendo resultado de ação deliberada do indivíduo; se estiver na casa do Sol, o karma é resultado de atos não intencionais ou efetuados por ignorância.

Por outro lado, se houver na carta planetas benéficos colocados nas casas trikona e kendra e maléficos na 6ª, 8ª e 12ª, isso indica crédito por boas ações passadas.

Se houver um planeta maléfico fraco na 5ª casa, o mau karma tem origem em ações mentais; se esse planeta estiver colocado na 2ª, o mau karma resulta das suas palavras cruéis algures no passado ; se estiver na 10ª, será resultado de ações físicas realizadas no passado.

Se, por outro lado, houver planetas maléficos tanto na 5ª, como na 2ª e na 10ª, o nativo colhe agora os efeitos desse karma nos vários planos: mental, verbal e físico.

Se houver planetas maléficos na 2ª e na 5ª casa e benéficos na 10ª, sempre que a pessoa fizer algum trabalho, este será feito contra vontade e a pessoa terá sempre razões de queixa em relação ao trabalho.

Se houver planetas maléficos na 5ª casa enquanto há planetas benéficos na 2ª e na 10ª, a pessoa será descuidada no cumprimento dos deveres e na realização das ações. Segundo o  autor, pode perder filhos.

Se houver planetas maléficos na 2ª casa enquanto há planetas benéficos na 5ª e na 10ª casa, a pessoa sofre efeitos negativos através do que diz e isso traz-lhe perda de dinheiro.

Se os planetas maléficos referidos atrás estiverem também debilitados, ou combustos ou em signo inimigo, causarão efeitos negativos intensos.

Se os planetas benéficos referidos atrás estiverem exaltados, no próprio signo ou em signo amigo, os seus efeitos positivos serão muito evidentes.

Mas, se os planetas benéficos estiverem debilitados e os planetas maléficos exaltados na carta, os efeitos serão pouco sentidos.

Determinar o Bom e o Mau Karma

Antes de mais, o autor adverte para o facto de que aquilo que não pode ser explicado a partir de causas conhecidas deve ser considerado como fruto do karma. Assim, implicitamente considera que, em primeiro lugar, devem ser procuradas causas conhecidas.

Júpiter, sendo o planeta «precetor dos deuses», é a influência mais benéfica no horóscopo. Se estiver forte, o nativo será abençoado e  terá uma boa vida; se não for favorável, é de esperar que haja problemas na vida.

O Sol, seja qual for o signo onde está colocado, é favorável, se estiver colocado no 1º ou 2º drekkana de um signo mutável.

A Lua , quando está forte, indica bom karma. Quando está fraca e, além disso, está num signo de Marte, indica qualidades não favoráveis.

 

[1] O conceito de  signo chatra é pouco conhecido na Astrologia Jyotish. Para encontrar este signo conta-se o número de signos a partir do Arudha para o Ascendente . com o número de signos encontrado, conta-se esse número a partir do signo Vithi.( Este signo por sua vez encontra-se sabendo o seguinte: quando o Sol está colocado nos signos Touro, Gémeos, Caranguejo ou Leão, o signo vithi é Carneiro; quando o Sol está colocado nos signos Carneiro, Virgem, Balança ou Peixes , Touro é o signo vithi, quando o Sol está colocado nos signos Escorpião, Sagitário, Capricórnio ou Aquário o signo vithi é Gémeos). O signo encontrado é o  signo chatra   Note-se, no entanto ,que o método referido para encontrar o signo chatra se aplica quando o Arudha é poderoso. Mas, quando o Ascendente é mais forte, considera-se que o signo chatra é o Ascendente Navamsa.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment