Conjunção Lua Ketu na 2ª Casa Signo Touro

mulher com óculos de sol

Descrevemos  neste artigo os efeitos gerais da conjunção Lua Ketu na 2ª casa do horóscopo e no signo Touro.

Pode Ler um artigo sobre a colocação da Lua na 2ª casa aqui e no signo Touro aqui.

Pode ler um artigo sobre a colocação de Ketu  na 2ª casa aqui e no signo Touro aqui.

A conjunção Lua Ketu na 2ª casa do horóscopo  produz desconforto acrescido pois separa  o indivíduo da relação emocional com a família, com a sua linhagem e história familiar, separa o nativo das posses, tanto as que têm a ver com a riqueza como com as competências de todos os tipos que vai desenvolvendo ao longo da vida.

Estas pessoas não dão, deste modo, valor especial à sua instrução, ao poder da palavra e da oratória, à coleção de objetos artísticos e culturais, à acumulação de riqueza.

No passado, possuíram uma ligação muito forte em termos emocionais, com tudo isto e viveram intensamente o sentimento de segurança associado com as posses materiais, com a ligação a uma determinada linhagem familiar e à história da família, com a aquisição de muitas competências e conhecimentos, etc.

Deste modo, estas pessoas revelam grande facilidade na aprendizagem de línguas estrangeiras e podem nascer em famílias com uma linhagem prestigiada, riqueza, etc. Mas, nesta vida, apesar de manifestarem ambivalência em relação a estas matérias, não conseguem alcançar verdadeira realização através destes meios.

Ser mais rico, mais prestigiado pela cultura e pelo saber não lhes chegará para se sentirem mais seguros.  Embora a sua vida possa colocá-los em contacto estreito com estas matérias, não há verdadeiramente nada que, no seu íntimo, os ligue a estas matérias.

Ora, isto significa que o nativo será separado de uma parte importante de si mesmo, emocionalmente.

E embora estes nativos  saibam usar a voz como poucos, para produzirem o efeito mais eficaz no discurso, Ketu faz com que deem pouca importância ao modo como estruturam o discurso e podem por isso falar de modo nem sempre organizado, dando a ideia  errada de que não  sabem ordenar as ideias.

Também revelam grande ambivalência em relação ao dinheiro e à riqueza, por um lado sentindo atração por acumular e conservar todo o tipo de bens e, por outro, não conseguem sentir verdadeiro contentamento nem segurança só por acumular riqueza.

O mesmo acontece em relação ao conhecimento e aquisição de competências como se estas, na verdade, não acrescentassem nada à sua vida. Podem, por um lado, fazer coleções de bens valiosos, arte, objetos da história familiar ou da História do país e da comunidade mas, quando o fazem, em vez do correspondente sentimento de contentamento, sentem um vazio.

Pode ser difícil a estas pessoas conseguir ter uma vida financeira estável, em parte porque não valorizam suficientemente as posses que recebem e tendem a ser negligentes com a riqueza, gastando sem grande racionalidade.

A saúde pode igualmente  sofrer, com a tendência para desvalorizar todos os excessos e conselhos de alimentação saudável comendo todo o tipo de alimentos não saudáveis.

Estas pessoas tendem a falar sem tato e sem medir as consequências, desprezando completamente os efeitos que certas formas de falar causam nas interações com os outros.

O casamento é prejudicado pela presença da conjunção Lua Ketu na 2ª casa, podendo indicar um cônjuge com as características de desapego  de ketu. Pode haver igualmente a tendência para desentendimentos, tanto com o cônjuge como com outros parceiros pelo que esta conjunção não favorece as parcerias em geral.

Especialmente nos períodos – dasa e antardasa- de Ketu e da Lua estas pessoas podem sofrer todo o tipo de perdas representadas pela 2ª casa.  Mas estes são também períodos em que podem libertar-se de todas as posses que são desnecessárias, bem como de itens que perderam a atualidade e se tonaram inúteis.

Quando a conjunção Lua Ketu se dá no signo Touro, a Lua está dignificada. Mas esta posição da Lua inclina para a satisfação de todos os desejos sensoriais, de satisfação de todos os prazeres associados ao corpo. A posição da Lua aqui ajuda a conseguir alcançar esses prazeres.

No entanto, Ketu em conjunção com a Lua causa um «embotamento» dos sentidos e a pessoa sente uma insaciabilidade que nunca é preenchida, adquirindo facilmente tudo o que não deseja verdadeiramente e não encontrando aquilo que deseja.

Assim, pode alcançar muita riqueza, status, todo o tipo de bens, em quantidade significativa. Mas não consegue alcançar aquilo que verdadeiramente deseja. Por ex.  a pessoa pode alcançar muita riqueza financeira,  que não lhe dá verdadeira satisfação mas não consegue  formar a família que a faria feliz.

Esta posição dá, deste modo, ao nativo, todas as posses significadas pela 2ª casa mas nega-lhe outras, também significadas por esta casa, e que lhe dariam verdadeira satisfação. Obtém aquilo a que não dá valor (mesmo que seja considerado muito valioso por outros) e recusa-lhe o que ele realmente deseja.

Tudo isto gera um profundo sentimento de falta de sentido, de frustração. Esse sentimento é sentido em relação aos significados da casa em que se encontra Ketu.

Se a conjunção se dá na 4ª casa o nativo pode ter uma ou várias casas com grande luxo e conforto mas faltar-lhe por ex., o amor da mãe; ou pode obter uma boa posição na comunidade, tornando-se um pilar da mesma mas, na verdade, tudo o que gostaria de ter era um lar harmonioso. Etc.

À medida que estas pessoas se tornam mais velhas, passando os meados dos quarenta anos, adotam em geral estilos de vida mais simples e austeros, embora possam cometer muitas indulgências ao longo da vida, em relação à comida, bebida sexo, etc.

Mas, embora possam viver uma vida mergulhados em prazeres mundanos e usufruir de muita riqueza, nada disso consegue verdadeiramente preencher a sua vida. A sua lição  fundamental é desligarem  o núcleo do seu ser do apego a todos os bens mundanos.

Neste sentido, a libertação da Lua do eclipse de Ketu pode mostrar um novo sentido de segurança,  não dependente da ligação aos bens materiais.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment