Glossário Astrológico- Decumbiture

mistura de ervas curativas

Falamos hoje de um conceito- decumbiture- palavra que deriva do latim decumbo  e que significa deitar-se ou cair. Significa, na astrologia, uma carta que é levantada para o momento em que uma pessoa fica doente e se deita por causa disso.

Esta carta era usada, nos tempos passados, para diagnosticar e prever a resolução da doença, ajudando os físicos (equivalentes aos médicos atuais) a escolher o tratamento, em geral à base de ervas medicinais.

O uso da decumbiture pode ser traçado até aos tempos da astrologia helenística e fazia parte do ramo da astrologia médica, servindo para obter informação sobre a natureza e o decurso da doença.  Também era usada para escolher o melhor momento para administrar os remédios à base de ervas, ao paciente.

Deste modo, este ramo da astrologia nasceu em estreita ligação com a conceção de tratamento dos pacientes através do uso específico de combinações de ervas.

Continuou a ser usada fortemente na época medieval e renascentista na Europa, pelos médicos da época, que eram também conhecedores profundos da astrologia. O século 17 teve dois praticantes célebres deste ramo da astrologia, Nicholas  Culpeper e Richard Saunders.

Qual Deve ser o Momento para Levantar a Carta?

Sobre esta escolha, W. Lilly, o grande astrólogo do século 17, deixou-nos as regras a seguir, na obra Christian Astrology.

O momento para levantar a carta de decumbiture é, em primeiro lugar, aquele em que a pessoa se sente tão mal que precisa de se deitar, mas podem escolher-se outros momentos.

Porém, embora, em geral, quando alguém fica doente com alguma seriedade, tenha o natural impulso para se deitar, isso nem sempre é possível.

Por vezes também acontece que a pessoa não se lembra do momento em que se sentiu mal e, por isso , há quem use o momento em que a pessoa consulta o médico por causa da doença. Também pode ser usado o momento em que a pessoa procura obter conselho médico sobre o seu estado de saúde e o que deve fazer.

Se tiver havido um contacto com o médico depois da primeira consulta, este segundo momento deve ser usado para avaliar o prognóstico da doença.

Quando a doença começa na sequência de um acidente qualquer, esse momento do acidente é tomado como o tempo da carta.

Pode ser usado igualmente o momento em que alguém leva a urina para ser analisada pelos serviços laboratoriais (no passado era o médico ou alguém com experiência em ajuizar, pelo aspeto da urina, a natureza da doença).

Para ilustras os procedimentos de interpretação desta carta, damos alguns elementos, explicados por W. Lilly na obra referida atrás.

Interpretar a Carta Decumbiture

O Ascendente , o seu regente e o «regente da figura» (este é o planeta que tem mais «dignidades», tanto essenciais como acidentais e era também designado por regente da genitura, da figura ou do horóscopo) são os significadores da pessoa doente.

A partir do signo que ocupa a 6º casa e do seu regente, dos planetas colocados na 6ª casa ; a partir também da colocação da Lua por casa e signo, determina-se a natureza da doença, com relação ao Ascendente.

A 7ª casa representa o médico, a 10ª representa a medicina. Se o regente da 7ª casa for um maléfico , o médico não conseguirá curar o doente. Se o regente da 10ª casa for um maléfico, o tipo de medicina praticada pelo médico não é o apropriado para curar a doença.

Se a Lua estiver em movimento rápido e na fase crescente e formar um aspeto de aplicação por sextil ou trino com o regente do Ascendente, mesmo que esteja no hemisfério invisível da carta, acelera a cura. Isto será ainda mais evidente se a Lua formar receção mútua com o regente do Ascendente.

A cura será ainda mais rápida se o aspeto de aplicação da Lua com o regente do ascendente se der acima do horizonte.

Lilly também atribui um papel na cura ao Sol, considerando-o como a luz celeste que destrói os inimigos da Natureza.

A 4ª casa da carta decumbiture mostra o fim da doença e se este será rápido ou demorado. Se houver um signo fixo na 4ª casa, a doença vai prolongar-se; se for um signo cardinal, terá um final rápido para o bem ou par ao mal; se for um signo mutável, haverá alterações na doença.

Finalmente, referimos que este ramo da astrologia e a carta decumbiture estão incluídos nos princípios de interpretação da Astrologia Horária a forma de astrologia mais praticada desde o início da história  desta.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment