Prashna Marga- Casas de Prejuízo (Badhaka)

mulher fazendo trabalho braçal

Neste artigo explicamos mais alguns conceitos da obra Prashna Marga, entre os quais os conceitos de Casas de Prejuízo (Badakha)

Casas de Prejuízo- Badhaka

Este conceito parte da referência do Arudha. Quando este calha no signo Carneiro, a casa de prejuízo é Aquário; quando o Arudha é Touro, a casa de prejuízo corresponde a Capricórnio; quando o Arudha é Gémeos, a casa de prejuízo é Sagitário.

Assim, segundo o autor, a casa de prejuízo determina-se a partir da qualidade dos signos: conforme estes são cardinais, fixos ou mutáveis. Se o Arudha está colocado no signo Carneiro, um signo cardinal, a casa de prejuízo é a 11ª, se está colocado num signo fixo a casa de prejuízo é a 9ª casa a partir do Arudha; se está colocado num signo mutável, a casa de prejuízo é a 7ª a partir da casa do Arudha.

Este conceito é habitualmente referido como bhadhaka. No entanto, o autor de Prashna Marga considera, não o Ascendente comum mas o seu Arudha.

Alguns afirmam, diz o autor de Prashna Marga, que os signos cardinais a partir das casas referidas são também casas de prejuízo.

Os efeitos a considerar a partir daqui são: quando o regente da «casa de prejuízo» está em aspeto com o Ascendente ou o regente do Ascendente, isso chama-se «dhishtri (aspeto) badha». Isto causa uma aflição mas é preciso ver a percentagem de força do aspeto.

Aspeto Badha

A descrição a seguir baseia-se na convicção de que as casas de prejuízo indicam problemas e aflições que têm origem kármica devido a certo tipo de espíritos.

Os planetas colocados na casa de prejuízo e que não são regentes do signo, têm aspetos que são parciais. O software , incluindo o gratuito Jaganatha Hora apresenta um relatório que mostra a percentagem de força de cada aspeto.

Quando o regente da 7ª casa está colocado na cada de prejuízo ou está em aspeto mútuo  com o regente da casa de prejuízo, forma -se um aspeto badha.

O Dr Raman comenta afirmando que, segundo alguns, apenas o regente da 8ª casa deve ser considerado.

Quando o Ascendente é um signo cardinal e contém um signo maléfico, e, simultaneamente  Marte ocupa a 7ª casa, a aflição é causada por devatas[1]. O Dr Raman acrescenta que alguns referem a mesma aflição quando o regente do Ascendente está associado com um planeta maléfico, em vez de este ocupar o Ascendente.

Quando o Ascendente contém planetas não benéficos e Saturno está colocado na 7ª casa  e a Lua recebe o aspeto de planetas maléficos, há aflição causada pelos espíritos Pisachas e pode haver doença.

Quando o regente da 2ª casa está associado com o regente da casa de prejuízo, a pessoa sofre efeitos kármicos devido a palavras que disse (em vida passada).

Aflição Bala Graha

Quando Mercúrio e saturno estão colocados na casa de prejuízo ou se esta casa está ocupada pelos signos Gémeos ou Capricórnio ,a criança sofre desta aflição. Este aspeto aplica-se apenas a perguntas sobre crianças.

Envenenamento por comida

Quando Rahu ou o Gulika ocupam a 4ª, 5ª, 7ª ou 8ª casas a partir do Arudha, haverá doença causada por alguma coisa venenosa na comida. Se Rahu ou o Gulika estiverem em conjunção com o regente da 6ª casa, o envenenamento é intencional e causado por inimigos.

Quando o Arudha Lagna calha no signo do Sol, Marte, Mercúrio, Vénus, Júpiter ou Saturno ou da Lua, a pessoa é envenenada com uma substância que se adiciona a algum doce, comida salgada ou  comida cozinhada.

Segundo o Dr Raman, quando o Arudha está em Leão, o veneno é adicionado a «ghee» uma manteiga clarificada; quando está em Gémeos e Virgem, é adicionado a mel; quando o Arudha está colocado no signo Caranguejo, o veneno é adicionado a líquidos e comida salgada.

Quando está em Touro e Balança é adicionado a soro de leite ou coalhada, quando o Arudha está em Sagitário e Peixes o veneno é adicionado a leite e frutos; quando calha em Capricórnio ou Aquário, o veneno é adicionado ao pão e doces cozinhados.

Quando há um aspeto entre o regente do Ascendente e o regente da 6ª casa o objetivo do envenenamento é causar mal; quando o regente do Ascendente está em relação com o regente da 7ª casa o objetivo é sair vencedor em relação a outra pessoa.

Quando o regente da casa de prejuízo está em aspeto com o regente da 6ª casa ou colocado nesta; ou quando o regente da 6ª casa está em aspeto com o regente da casa de prejuízo ou quando estes dois regentes estão em receção mútua ou em aspeto um com o outro, as aflições que a pessoa sofre são causadas por inimigos.

Para saber se a pessoa que age contra o querente é da família,  se é próximo ou um estranho, veja-se o tipo de signo que ocupa o Ascendente: se é um signo cardinal, o inimigo é alguém da família; se é um signo fixo, é alguém próximo mas não da família; se é um signo mutável, é um estranho.

Do mesmo modo, se a 6ª casa está ocupada pelo regente da 4ª casa, a pessoa que age contra o querente é um familiar; se é o regente da 5ª casa colocado na 6ª casa é o filho a agir contra ele ou ela; se o regente da 7ª casa está colocado na 6ª, é o cônjuge que atua contra o querente; se o regente da 9ª casa está colocado na 6ª casa da carta prashna, é o pai do querente que age contra este.

Quando o signo Ascendente da carta prashna é um signo fixo, o inimigo vive com o querente. Se é um signo mutável, trata-se de um vizinho, se é um signo cardinal trata-se de uma pessoa que vive longe ou é um velho amigo.

Quando o signo e navamsa da 6ª casa e do seu regente estão colocados em signos cardinais, o inimigo está em algum lugar longe; se estiverem em signos fixos está num lugar perto, se estão em signos mutáveis, está a uma distância média, nem perto nem longe.

 

[1] Não descrevemos em pormenor aqui a relação estabelecida pelo autor de Prashna Marga e as «maldições» a partir de espíritos reconhecidos pela religião Hindu porque isso nos parece ultrapassar a área da astrologia, de que nos ocupamos aqui. Assim, a descrição que damos é dada a título de curiosidade.

Também Poderá Gostar de Ler

2 Thoughts to “Prashna Marga- Casas de Prejuízo (Badhaka)”

  1. Astrologo

    Gulika quando colocado em uma casa ruim (12), pode ter seus feitos amenizados/anulados por outros posicionamentos no mapa ou não?
    Poderia fazer mais posts de forma mais aprofundada sobre essa massa não física?

    1. Em primeiro lugar refiro o que diz um dos maiores investigadores da Jyotish o Dr Raman: tirando a tradição Tamil, o gulika tem poucas referências na astrologia Jyotish. Nas referências existentes, como Parashara, refere-se que o gulika tem efeitos menos negativos nas casas upachaya (3,6,10,11). Pode ler os seguintes artigos: https://aprendizdeastrologia.com/2018/06/glossario-astrologico-gulika/; https://atuavidanosastros.com/2017/03/upagraha-planetas-invisiveis/
      Agradecemos a sugestão, poderemos publicar mais artigos sobre o gulika/maandi num dos nosso dois sites.

Leave a Comment