Prashna Marga-Prever Efeitos e Circunstâncias negativos

rapariga doente

Neste artigo descrevemos os procedimentos e interpretação de alguns efeitos e circunstâncias negativos  na carta horária segundo a obra Prashna Marga. É a carta prashna e não a carta natal que serve, portanto, de referência.

Saúde, Doença e Morte

O autor de Prashna Marga dá indicações adicionais sobre os efeitos potencialmente negativos  dos planetas numa carta prashna cuja pergunta se relaciona com saúde e doença:

Marte pode causar doença; Mercúrio, pelo contrário, pode indicar boa saúde, Vénus pode indicar diversão e alegria, Saturno indica morte, o Sol indica destruição da reputação ou da posição e Júpiter indica vida longa.

Os efeitos descritos pressupõem que os planetas maléficos estão colocados em casas desfavoráveis enquanto os benéficos estão em boas casas.

Marte e Saturno na 7ª casa causam doença.  Esta contagem pode ser a partir do Ascendente ou do regente do Ascendente ou do planeta karaka da 7ª casa (Vénus).

Também se pode fazer a contagem da seguinte forma: se Marte estiver colocado na 7ª casa e Saturno estiver colocado na 7ª casa a partir da 7ª (Ascendente) ou vice-versa;

Ou se Marte estiver colocado na 8ª casa (esta é a 2ª a partir da 7ª, sendo por isso uma casa maraka) ou se está colocado na 6ª casa (que é a 12ª a partir da 7ª);

Se o regente da 7ª casa ou Vénus, o karaka, estão colocados na situação descrita nos dois últimos parágrafos, há perigo de morte do cônjuge. O Dr Raman acrescenta a propósito que, na atualidade, não são apenas considerados Marte e Saturno mas todos os planetas maléficos nas posições referidas que causam efeitos negativos.

Desentendimentos e Zangas

Quando a Lua ou Vénus estão associados com planetas maléficos na 4ª ou na 7ª casa haverá desentendimentos com mulheres. Se houver um planeta maléfico na 4ª casa, o desentendimento será com alguém da família próxima.

Se houver planetas maléficos tanto na 4ª como na 7ª casa, a mãe sofrerá devido a vários problemas. Se houver um planeta benéfico na 7ª e um planeta maléfico na 4ª casa, o nativo maltrata a mãe.

Efeitos dos Hemisférios Visível e Invisível da Carta Prashna

As indicações seguintes permitem obter informação sobre a manifestação dos significados das casas, bem como indicam o tipo de lugar onde a pessoa vive.

O Hemisfério visível da carta (divisão superior da carta pelo eixo 1ª/ 7ª casa)  indica lugares fortemente povoados. O Hemisfério invisível indica um lugar solitário.

Deste modo, conforme o regente do Ascendente está num ou noutro hemisfério, assim a pessoa vive isolada ou em local muito povoado.

Este princípio pode aplicar-se, diz o autor de Prashna Marga, às outras casas, mostrando, pela colocação dos seus regentes num ou noutro hemisfério, se os seus significados serão visíveis ou permanecerão escondidos, não frutificando na vida do nativo.

Note-se que o hemisfério invisível remete também para significados internos ou subjetivos enquanto o hemisfério visível remete para eventos visíveis e no plano observável.

O autor dá um exemplo simples para perceber isto: se o regente da 7ª casa estiver colocado numa casa pertencente ao hemisfério invisível, os seus desejos sensuais permanecerão escondidos dos outros; mas, se estiver colocado numa casa do hemisfério visível, serão conhecidos e visíveis para todos, podendo afetar a sua imagem e reputação.

Deste modo, o nativo pode ter comportamentos que seriam vistos como censuráveis pelos outros mas que passam despercebidos se o planeta regente da casa que representa tais ações estiver colocado no «hemisfério invisível».

A colocação do Sol (que rege o dia) e da Lua (que rege a noite) também dão indicações sobre o modo como se manifestarão os resultados das casas, pela sua  colocação  numa dada casa.

O sol colocado no hemisfério inferior torna por exemplo difícil que a pessoa adquira visibilidade e notoriedade no mundo, por maiores que sejam os seus talentos.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment