Conjunção Lua Ketu na 10ª Casa Signo Capricórnio

homem executivo

Descrevemos neste artigo os efeitos gerais da conjunção Lua Ketu na 10ª casa do horóscopo e no signo Capricórnio.

Pode ler um artigo sobre a colocação da Lua na 10ª casa aqui e no signo Capricórnio aqui.

Pode ler um artigo sobre a colocação de Ketu  na 10ª casa aqui e no signo Capricórnio aqui

A conjunção Lua Ketu na 10ª casa mostra mais uma vez uma contradição entre o hábito de sentir segurança em cargos e posições de grande visibilidade pública e social, revelada pela Lua e a incapacidade para sentir motivação no exercício de cargos de liderança mostrada por Ketu.

No passado, estas pessoas viveram intensamente a dimensão de «figura pública» e deram significado às sua vidas a partir das honras e privilégios que adquiriram em elevadas posições da sociedade e da política ou como figuras muito populares e conhecidas.

Porém, esse foco exclusivo no dimensão pública e formal da identidade deixou de lado o desenvolvimento no plano interior subjetivo, na família e na comunidade mais próxima. E, deste modo, estas pessoas devem aprender, na vida presente, a cultivar esse lado mais próximo do relacionamento com a família e o lar, com a terra onde lançaram raízes etc.

Deste modo, as pessoas com a conjunção Lua Ketu na 10ª casa, apesar de poderem chegar a ocupar elevados cargos e posição social nesta vida, sentem necessidade, em certos momentos da carreira, de abandonar a sua posição e fazer outra coisa.

Em geral, preferem trabalhar por conta própria e independente, embora a presença da Lua com Ketu, se estiver forte, possa  ajudar o nativo a alcançar posições de grande visibilidade pública, às quais ainda se encontra apegado em termos subconscientes.

Os «hábitos» que a Lua representa são fortes pois têm uma carga emocional subconsciente elevada.

Quando o planeta regente do signo em que se dá a conjunção Lua ketu na 10ª casa é forte, estas pessoas podem alcançar posições de privilégio e riqueza mas não valorizam verdadeiramente nem o status nem os privilégios que alcançam, uma vez que o significado das honras e alto estatuto são indiferentes para estas pessoas.

Esta indiferença perante o sistema social faz com que muitas vezes estas pessoas trabalhem desligadas desse sistema (de forma clandestina, mesmo), não porque queiram deliberadamente ludibriar o sistema mas porque «não querem saber» das suas regras.

Com frequência, os nativos que nascem com a conjunção Lua Ketu na 10ª casa  pertencem a uma família com bastantes recursos financeiros, podendo simplesmente viver «à conta» da exploração desses recursos, sem desejar trabalhar por si mesmos ou colaborar no serviço para a sociedade.

A conjunção com a Lua pode levar, no entanto, estas pessoas, a assumir posições  nas quais prestam serviço e cuidados em larga escala social. Mas, pelo menos até à maturidade de Ketu, pelos 48 anos, isso não é verdadeiramente algo com significado nas suas vidas pois, até então, não desejam fazer nada pela sociedade.

A verdade é que estas pessoas têm uma posição de desistência em relação a todos os laços com a sociedade e com os deveres perante a sociedade. Sentem desejo de se relacionar com os outros mas, ao mesmo tempo, incapacidade para se ligarem verdadeiramente aos outros membros da sociedade ou aos colegas de profissão.

Quando entram em atividades conjuntas com outros, acabam por desistir por falta de empenho interior em levar a cabo projetos em comum. Isso não afeta, no entanto, a possibilidade de alcançar riqueza pelo nativo, contanto que as casas 2,5,9,11 estejam fortes.

O nativo com a conjunção Lua Ketu na 10ª casa pode acumular riqueza, pois Ketu não afeta o plano material mas a perceção que a pessoa tem sobre ele, isto é, se o nativo alcançar riqueza, não lhe dará importância , pelo menos como é habitual acontecer.

Estando em conjunção com a Lua na 10ª casa, Ketu projeta-se como um protetor dos interesses públicos e pode mesmo alcançar posições elevadas de liderança. Mas a pessoa estará sempre dividida internamente, sem conseguir sentir verdadeira satisfação  com as honras e privilégios , nem com o serviço que presta.

O desejo emocional de segurança representado pela Lua nesta posição, na sua ligação com a popularidade, o desempenho de cargos institucionais, nunca é satisfeito, pois o nativo está «cortado» desse sentimento. Há por isso sempre uma frustração inerente, quando estas pessoas desempenham as funções de topo na sociedade.

Acontece com frequência que o desprezo destas pessoas pelas convenções e regras da sociedade traga algum escândalo para a sua vida, em geral antes da maturidade de Ketu.

Em alguns casos, quando o  planeta dispositor do signo  colocado na 10ª casa é favorável (como é o caso de Júpiter) o desapego em relação aos privilégios mundanos e às riquezas materiais pode levar estas pessoas a encontrar internamente outras bases de sentido para a vida.

E, neste caso, não apenas se elevam a si próprias como podem ser inspiração para outros.

Quando a conjunção Lua Ketu se dá no signo Capricórnio, há que atender à casa de colocação e também à força e disposição de Saturno. Se este for forte, o nativo pode adaptar-se razoavelmente aos papeis de liderança e às formalidades de uma sociedade estruturada e hierarquizada.

Pode mesmo desempenhar papeis de liderança e será muito eficiente nesse desempenho, uma vez que a posição de Ketu no signo Capricórnio revela grande experiência nos cargos de liderança, administração burocrática,  cumprimentos de regras, etc.

Simplesmente, não há nesta vida, qualquer interesse real por tais posições, de modo que tudo o que a pessoa faz relacionado com estes papes, não lhes dá qualquer sentimento de realização pessoal.

Estando em conjunção com a Lua, no entanto, há aqui uma indicação muito forte de que, no passado, o sentimento geral de segurança se baseou no cumprimentos destes papeis e no exercícios das funções associadas com Capricórnio. Deste modo, há tendência para continuar a repetir o mesmo padrão,  embora o desejado sentimento de segurança nunca ocorra.

Na verdade, estas pessoas revelam apatia em relação aos significados do signo Capricórnio: revelam falta de ambição, indiferença pelos privilégios e status, não sentem o desejo de se elevar na sociedade.

Sentem igualmente dificuldade em adaptar-se à sociedade competitiva e aos seus mecanismos de promoção do «mérito»: na verdade estas pessoas não veem razão nenhuma para serem mais do que qualquer outro membro da sociedade , adotando um estilo democrático de relacionamento, não tanto por convicção positiva mas porque não veem qualquer razão para competir com os outros.

As pessoas com a conjunção Lua Ketu na 10ª casa signo Capricórnio são muito disciplinadas e, quando Saturno está forte no horóscopo, podem ser muito responsáveis, quando desempenham cargos de liderança, sendo justas e imparciais com todos os que lideram.

Estes resultados dependem totalmente da força de Saturno: se este for forte, estes nativos , embora não tenham real desejo de ser líderes, podem sê-lo (trazem consigo, de forma inata todas as qualidades de um líder) e darem um forte contributo para a sociedade que podem realmente ajudar a ser melhor, tanto mais que não estão presos por interesses particulares ao exercer tais cargos.

Porém, se Saturno é fraco, quando desempenham cargos de importância social  há altos e baixos e perda de reputação. No passado, as pessoas com a conjunção Lua Ketu na 10ª casa signo Capricórnio terão sido muito egoístas e totalmente focadas na sua ambição desmedida de poder e posição social. Assim, quando alcançam isso nesta vida, esse estado não é duradouro  nem produz realização pessoal.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment