Conjunção Lua Ketu na 8ª Casa Signo Escorpião

homem com máscara de solda

Descrevemos  neste artigo os efeitos gerais da conjunção Lua Ketu na 8ª casa do horóscopo e no signo Escorpião.

Pode ler um artigo sobre a colocação da Lua na 8ª casa aqui e no signo Escorpião aqui.

Pode ler um artigo sobre a colocação de Ketu  na 8ª casa aqui e no signo Escorpião aqui.

A conjunção Lua Ketu na 8ª casa indica um forte potencial de transformação da identidade, especialmente no que se refere a complexos emocionais arraigados nas profundezas da psique. Dá também uma natureza fortemente intuitiva e sensível em relação aos aspetos subtis da realidade.

Estes nativos têm uma natural capacidade para sentir os aspetos subtis que não são captados pelos sentidos, podem ter faculdades psíquicas desenvolvidas.

A conjunção Lua Ketu na 8ª casa torna fácil encarar situações de crise, trauma, catástrofes naturais, situações de emergência e de mudança inesperadas, situações de perda que, para outras pessoas, são avassaladoras.

Estes nativos possuem enorme resiliência para lidar com todas as situações traumáticas , de choque, de emergência, podendo ser de enorme ajuda para todos os que passam por essas situações. São capazes de se manter calmos perante uma situação de catástrofe e podem orientar os que não têm essa capacidade.

Esta «facilidade» em testemunhar situações difíceis sem perder a «postura» tem a ver com o facto de eles próprios, desde sempre, terem tido que se adaptar a situações de crise constantes, mudando incessantemente a sua identidade , concluindo assim que as crises são uma parte importante do processo de crescer e de se desenvolver.

O potencial de cura que estas pessoas trazem para ajudar outros é enorme. Dão excelentes psicólogos, descobrindo os segredos do funcionamento de muitos processos mentais , emocionais e psíquicos.

Já em relação a si próprios, não valorizam o saber que apreendem de forma intuitiva, nem a clara compreensão de todos os processos escondidos do funcionamento da psique. Deste modo, embora possam ajudar os outros a libertar-se de problemas emocionais e psíquicos, em relação a si próprios não tendem a usar esse conhecimento.

Possuem um conhecimento inato de todos os processos de destruição/renascimento, adquirido no passado. Mas, nesta vida, a posição desta conjunção indica que devem passar do conhecimento e compreensão para a transformação pura e simples de si próprios através de uma atitude de não resistência, isto é, de pura rendição que deixa a mudança operar-se sem interferir com ela.

Estes nativos no passado apreciaram especialmente  tudo o que estava escondido desde conhecimentos a bens. Mas, nesta vida, não gostam de segredos. Isso não significa que não possam conviver com muitos segredos, envolvendo dinheiro, por ex., atividades não declaradas  e que ficam isentas de imposto, etc. Podem encarar isso com a naturalidade apática de quem não reage.

Em geral, não gostam também de manter relacionamentos secretos. E também não reagem de forma dramática quando o (a)  parceiro (a) de vida os abandona, permanecendo calmos e algo indiferentes a isso.

Mas, quando termina o eclipse de Ketu sobre a Lua, na maturidade (depois dos 40), a Lua nesta posição pode fazer apreciar mais esta reserva e secretismo próprios da 8ª casa.

Um dos efeitos mais positivos da conjunção Lua Ketu na 8ª casa é a calma com que estas pessoas encaram tudo o que é desconhecido. Não têm medo do desconhecido nem do oculto, nem mesmo da morte.

Também não temem perder os bens herdados- o que pode realmente acontecer- havendo outros elementos próximos, em geral da família, que dissipam os bens herdados.  Em geral ,Ketu separa o nativo das heranças, legados, indeminizações,  etc., quando está nesta posição.

Outro aspeto a referir em relação a esta conjunção na 8ª casa é que o nativo , por muito conhecimento que tenha trazido para esta vida, não consegue impedir nenhuma das crises, ou situações inesperadas que surgem na vida: assiste às mesmas, como «testemunha», sem poder fazer nada para evitar ser afetado(a)  por elas.

Na verdade, veio para esta vida para mudar, não para aprender ou adquirir conhecimento sobre a mudança.

Porque Ketu separa a pessoa dos significados da casa em que está colocado, estes nativos também não formam juízos morais sobre comportamentos ilícitos significados pela 8ª casa como a fuga aos impostos, os relacionamentos extraconjugais, etc.

Eles próprios podem fazer isso mas de forma não apegada, não é algo que sintam «dizer-lhes respeito», por assim dizer. Fazem-no porque no passado o fizeram e resíduos psíquicos tendem a repetir esses padrões mas, na verdade, não significam nada.

A conjunção Lua Ketu na 8ª casa indica que estes nativos, no passado, dependeram em demasia dos recursos de outros (herança ou recursos do cônjuge) e, nesta vida, são privados de receber recursos de outros, tendo de criar os próprios recursos.

O período dasa da Lua pode ser difícil para estas pessoas, que podem passar por situações de doença súbita,  litígios em tribunal, situações de crise emocional.

A posição de ketu nesta casa ajuda a separar-se destes processos , podendo indicar a libertação do nativo em relação aos constrangimentos que o prendem ao mundo material. Ketu aqui é um indicador de grande potencial de «libertação» ou moksha.

A conjunção Lua Ketu no signo Escorpião  indica uma situação bastante desigual para a Lua e ketu: enquanto a Lua é considerada debilitada (embora muitos afirmem que a Lua não tem, verdadeiramente, signo de debilitação) Ketu está no signo que co-rege em conjunto com Marte, estando, por isso, em casa.

A análise dos efeitos desta conjunção no signo Escorpião não dispensa a análise do dispositor, Marte. Isto porque Ketu desenvolve um comportamento semelhante ao de Marte e, se este estiver bem colocado, o nativo pode ser um excelente investigador, cirurgião, estudante de conhecimento oculto, etc.

Mas, se Marte estiver fraco ou associado com maléficos, Ketu torna a pessoa muito manipulativa, usando os segredos como meio para conseguir alcançar o que pretende, pode mesmo tornar o nativo um criminoso, conduzi-lo à prisão, etc.

Quando Ketu está colocado no signo Escorpião, revela o karma mais pesado que o nativo traz para esta vida, significado pelos aspetos que forma com outros planetas (neste caso a Lua) e a casa do horóscopo em que se encontra.  Assim, todos estes fatores devem ser tomados em consideração.

O karma revelado pela conjunção Lua Ketu no signo Escorpião envolve uma relação difícil com a mãe, com a família de origem , com a ligação à comunidade local, com as propriedades da família, com o papel de mãe/pai, etc. A casa onde se dá a conjunção permite ver as áreas de vida que serão mais afetadas.

Se houver um aspeto maléfico para a conjunção, por Saturno, o nativo pode revelar-se violento e com uma personalidade muito agressiva.   Pode envolver-se em comportamentos muito destrutivos, para si e para os outros, incluindo, em casos extremos,  a adoção de ideologias extremistas, envolvimento com atos terroristas, criminosos, etc.

Mas, quando não há aflições para esta conjunção,  o nativo pode revelar uma intuição psíquica poderosa, revelando ainda o desejo de contribuir para transformar o mundo em que vive, para o tornar mais justo (revelando informação secreta do poderosos, por ex., denunciar abusos do poder político, etc.).

Os nativos com a conjunção Lua Ketu no signo Escorpião  podem ser excelentes investigadores, tendo facilidade em descobrir todo o tipo de coisas e seres escondidos ou secretos.

Quando a sua energia atua de forma positiva, os nativos possuem também um forte potencial de cura, tanto de si próprios como dos outros, podendo ser excelentes terapeutas, psiquiatras e psicólogos, etc.

Também Poderá Gostar de Ler

Deixe um comentário, ajude-nos a melhorar