Glossário Astrológico- Kal Sarpa Yoga

círculos concêntricos

Falamos hoje de um conceito da Astrologia Jyotish, controverso pois, enquanto uns se referem a ele como um yoga muito negativo, outros negam-lhe importância.  Trata-se do Kal sarpa yoga.  Sarpa significa serpente e Kal significa tempo.

Este yoga implica um «cerco» de todos os planetas , que estão colocados entre Rahu e Ketu, estando por isso, nesta perspetiva, sob o controlo dos nodos durante todo o tempo da existência.

Para existir o yoga, nenhum planeta pode estar fora da metade do horóscopo que está entre Rahu e Ketu.

Quanto aos efeitos, há que distinguir primeiro entre os 12 tipos de Kal Sarpa Yoga, sendo que o yoga se pode formar de dois modos: os planetas estão todos situados entre Rahu e Ketu, no hemisfério Ascendente ( Grassit yoga); ou estão todos situados entre Ketu e Rahu no hemisfério descendente (Mukta yoga).

Como os nodos estão praticamente sempre retrógrados, movendo-se no sentido dos ponteiros do relógio, enquanto os planetas se movem no sentido oposto, quando os planetas se afastam de Rahu consideram-se entre Rahu e Ketu.

Quando pelo contrário se movem para Rahu, considera-se que estão entre Ketu e Rahu.

O Kal sarpa yoga é cancelado quando há um planeta em conjunção com Rahu e Ketu na mesma casa, independentemente do número de graus que os separam.

Como Rahu e Ketu podem estar colocados em 12 casas, há 12 tipos de Kal Sarpa yoga.

  1. Annant: Rahu na 1ª casa e Ketu na 7ª. O resto dos planetas está à esquerda deste eixo. O yoga também se designa por vipareeta Kaalsarpa yoga. É considerado negativo para a vida conjugal, implicando casamento tardio ou problemas conjugais.

Pode haver também problemas com parceiros de negócios. Mas diz-se que, se a pessoa trabalhar arduamente, através do próprio esforço,pode alcançar sucesso . Diz-se que pode receber dinheiro inesperado. Mas a vida será cheia de lutas.

  1. Kulik:Rahu na 2ª casa e Ketu na 8ª. É considerado desafiador para a saúde. Pode haver doenças de natureza sexual. Prejudica a sorte financeira podendo indicar problemas nos negócios e preocupações com dinheiro. Pode tornar-se difícil poupar dinheiro. Diz-se que a pessoa pode usar mal conhecimento oculto.
  2. Vasuki: Rahu na 3ª casa e Ketu na 9ª casa. O resto dos planetas encontra-se à esquerda deste eixo. Será necessário lutar muito para se erguer na vida, sendo difícil obter reconhecimento. A sorte é flutuante, podendo haver golpes da fortuna e infortúnio, quebras nos ganhos e ganhos súbitos.

Os aspetos positivos só se manifestam se a carta for forte e não houver aspetos de planetas maléficos para a 9ª casa e seu regente.

  1. Shankpaal: Rahu na 4ª casa e Ketu na 10ª casa. Os restantes planetas estão colocados entre ambos. Problemas na felicidade doméstica e geral. Problemas na condução de veículos, poucos confortos no lar. Problemas associados com a profissão, os filhos, a saúde e o casamento. Também pode dar ganhos inesperados de dinheiro quando o Sol e a 10ª casa estão fortes e recebem o aspeto de planetas benéficos. Pode igualmente permitir grande sucesso numa carreira política.
  2. Padam: Rahu na 5ª casa e Ketu na 11ª casa. Há lutas e problemas na relação com os filhos e a educação. Sentimento de não ser amado pelos outros causa insegurança emocional.

Segundo alguns, se houver filhos fora do casamento, estes podem destruir a vida do nativo. Há possibilidade de ser traído (a) pelos que lhe são mais próximos.

  1. Mahapadam: Rahu na 6ª casa e ketu na 12ª casa. Há problemas no trabalho e inimigos secretos. A tentação para praticar atos ilegais pode causar sérios problemas. Se a pessoa for equilibrada e tiver sentido de serviço, pode ter sucesso numa carreira política.
  2. Takshak: Rahu na 7ª casa e Ketu na 1ª casa. Pode enfrentar problemas em relação à saúde, casamento e filhos, assuntos amorosos. A vida é cheia de luta e o sucesso só vem depois de passar dificuldades e de trabalho duro.

Dificulta igualmente as parcerias de negócios e os relacionamentos com o sexo oposto. Aconselha-se a que a pessoa se foque nos seus talentos naturais.

  1. Karkotak: Rahu na 8ª casa e Ketu na 2ª casa. A pessoa tem bastantes inimigos, possui temperamento irritável. Tendência para criar dependências (fumo e álcool por ex.,) e para usar linguagem rude para com os outros. Pode gostar de acompanhar com pessoas pouco recomendáveis.

Pode haver falta de saúde e tendência para acidentes inesperados. Falta de harmonia.

  1. Shan Kachood. Rahu na 9ª casa e Ketu na 3ª casa. Altos e baixos ao longo da vida sendo difícil alcançar sucesso. Pode haver falta de sorte. Relação tensa com o pai e irmãos. Deve ter cuidado para não afetar a sua imagem e reputação social.
  2. Ghatak: Rahu na 10ª casa e ketu na 4ª casa. Pode haver altos e baixos súbitos na profissão, devendo haver cautela para não criar conflitos com pessoas hierarquicamente acima do nativo. Pode existir infelicidade geral, dívidas e más decisões.
  3. Vishdhar: Rahu está na 11ª casa e Ketu está na 5ª casa. O jogo e investimentos especulativos podem dar problemas. Pode haver também problemas com os filhos e com a educação. Pode ser difícil alcançar uma imagem social e pública respeitada e reconhecida.
  4. Sheshnag: rahu na 12º casa e Ketu na 6ª casa. O nativo pode ter problemas causados por egoísmo próprio e por estabelecer ligações com determinadas pessoas. Pode haver problemas de saúde. A pessoa pode sentir necessidade de ir viver para um lugar distante.

Também Poderá Gostar de Ler

2 Thoughts to “Glossário Astrológico- Kal Sarpa Yoga”

  1. thalita

    estou procurando no site desde ontem a postagem sobre a previsão de haru em touro e ketu em escorpião mas não estou encontrando, lembro que tinha algo que tá fazendo sentido agora na minha vida, gostaria de ler novamente. como faço para encontrar? já procurei aqui e na tua vida nos astros

    1. Cara thalita facilitamos a sua leitura, deixando-lhe aqui os links para os artigos que descrevem a posição de Rahu e Ketu nos signos que refere: https://aprendizdeastrologia.com/2018/09/ketu-nos-signos-parte-2/
      https://aprendizdeastrologia.com/2018/06/colocacao-de-rahu-nos-signos-1/
      no site A tua Vida nos Astros pode ler, por outro lado, como o trânsito de Rahu e Ketu afetam o seu Ascendente particular. Se for isto que pretende, por favor abra o menu superior «Previsões Anuais» e procure o trânsito Rahu e Ketu , escolhendo o seu Ascendente.

Leave a Comment