Conjunção Lua Ketu na 11ª Casa Signo Aquário

crianças em aula ao ar livre

Descrevemos  neste artigo os efeitos gerais da conjunção Lua Ketu na 11ª casa do horóscopo e no signo Aquário.

Pode ler um artigo sobre a colocação da Lua na 11ª casa aqui e no signo Aquário aqui.

Pode ler um artigo sobre a colocação de Ketu  na 11ª casa aqui e no signo Aquário aqui

A conjunção Lua Ketu na 11ª casa  indica , por um lado, a necessidade emocional, indicada pela Lua, de se conectar com grandes redes de pessoas , ganhar dinheiro, ter muitos amigos e, por outro lado, a  apatia e indiferença de Ketu em relação a tudo isso.

De tal modo que a pessoa deseja, por exemplo, ganhar muito dinheiro e ser reconhecida pela sociedade. Mas, se isso acontece, não consegue sentir qualquer alegria com isso.

Por outro lado, Ketu nesta casa deliga a pessoa do contacto com as instituições sociais, e também das fontes de rendimento que permitem acumular grandes quantidades de riqueza. As «amizades» são por isso de pouca importância para estas pessoas e o resultado é que, verdadeiramente, podem não ter amigos.

Em geral, estes nativos foram, no passado, figuras de relevo na sociedade ou, pelo menos conhecidos em alguma instituição  de grande dimensão. Podem ter sido grandes investidores financeiros, numa escala social, com cargos políticos ou de administração que afetaram muitas pessoas.

Podem ter ganho muita riqueza com isso. E, embora possam manter nesta vida todo o saber que lhes granjeou sucesso no passado, nesta vida precisam de se concentrar na sua dimensão individual, nos filhos e na relação com o parceiro amoroso. No passado, pode ter sido muito desproporcionado o interesse social em comparação com o que dedicou à dimensão da vida pessoal.

Assim, estas pessoas em geral acabam por se focar nos aspetos significados por Rahu, na casa oposta. Podem tornar-se defensores das crianças e fazer destas o motivo central das suas vidas.

Podem igualmente desenvolver o lado artístico do desenvolvimento individual e alcançar sucesso nesta área, bem como na atividade desportiva, etc.

Estas pessoas tendem a ser muito independentes e desligadas das normas e das perceções que, em geral, causam a coesão social. Sentem também frequentemente mais afinidade com pessoas de origem social e cultural distinta, como é o caso de pessoas estrangeiras.

Os nativos com  a conjunção Lua Ketu na 11ª casa podem ter uma ligação muito forte com o parceiro amoroso, sendo este e os filhos e crianças o foco de atenção principal das suas vidas.

Podem também sentir afinidade com a humanidade, e terem sentido espiritual, embora isso não seja visível em relação à humanidade no sentido físico e material.

Os ganhos materiais são prejudicados pela presença da conjunção Lua ketu  na 11ª casa , não porque Ketu impeça o seu surgimento mas porque corta o nativo dos meios- as conexões sociais alargadas e as instituições que as regem- e a falta de conexão social conduz à dispersão dos ganhos ou das oportunidades para ganhar riqueza.

Isto acontece por desinteresse em investir o que se ganha e também porque estas pessoas se associam muitas vezes a pessoas que se aproveitam delas e se apropriam dos seus bens. A falta de atenção que dão a estas matérias permite que isso aconteça sem que façam algo para o evitar.

Se Saturno estiver em aspeto com a conjunção, os ganhos poderão ser reduzidos devido a perdas sofridas pela falta de atenção que a pessoa dedica a estas matérias.

Estas pessoas podem dedicar-se a causas humanitárias que não incluem relacionar-se de forma pessoal com as instituições. Podem, por ex., desenvolver ações de proteção de crianças, de promoção da sua segurança e educação, etc. Mas haverá desapego e desinteresse em relação aos irmãos.

Estas pessoas também não acreditam nos amigos, estando convictas de que a «verdadeira amizade» não existe.

Quando a conjunção Lua Ketu  se dá no signo Aquário isso indica uma forte ligação, no passado, com comunidades alargadas de pessoas e grandes instituições. Estas pessoas desenvolveram o seu sentido de segurança emocional e material na ligação com grupos e comunidades.

Podem ter tido uma forte ligação com algum grupo ideológico ou com alguma instituição financeira de alcance social alargado.

E, na vida atual, mantêm todas as competências desenvolvidas , podendo desempenhar os mesmos papeis, se Saturno estiver forte e bem colocado, podendo mesmo ser governantes , legisladores, administradores de topo. Podem igualmente ser ativistas de causas humanitárias de relevo.

Estas pessoas podem ter contribuído e podem continuar a contribuir para o progresso da sociedade e a melhoria das condições de vida dos seus membros.

Mas também se apegaram em demasia aos seus papeis sociais, de tal modo que deixaram de se identificar com a sua realidade pessoal e individual. Por isso, nesta vida terão de desenvolver essa dimensão da identidade.

A posição da Lua no signo Aquário é uma posição de crise, indicando que estas pessoas podem ter que revisitar algumas situações em que a servidão e a exploração da sociedade é permitida pelo poder instituído ou, pior ainda, levada a cabo por este.

E, provavelmente, no passado, estas pessoas não tentaram mudar isso, olharam para o lado ou, pelo contrário, tentaram encarar a exploração e servidão de outros seres humanos como algo que «é natural». Talvez tenham feito isso para manterem os seus privilégios e ganhos na sociedade.

Nesta vida, a conjunção entre a Lua e Ketu permite a estas pessoas afastar-se dos aspetos mundanos, materiais da relação com a comunidade e abordar o lado espiritual, humanitário, dos valores e do respeito por todos os seres humanos, independentemente da sua classe social ou origem, cor da pele, religião, etc.

A dedicação à proteção de outros seres humanos que são alvo de exploração, servidão, ausência de direitos básicos e de condições básicas de vida pode trazer um significado totalmente novo para a vida destes nativos.

Deste modo, estas pessoas tendem a afastar-se da política e de associações de interesses coletivos de classe e identificam-se com o ideal igualitário que reconhece direitos iguais para todos e as mesmas liberdades e garantias para qualquer ser humano.

Podem contribuir bastante para inspirar outros, por exemplo através da escrita de livros, em geral de ficção, nos quais apresentam cenários alternativos de vida. Podem igualmente ser inovadores e receber inspiração de novas invenções que poderão melhorar a vida geral da humanidade.

Em geral precisam de algum tempo para que as pessoas em geral sejam capazes de reconhecer a utilidade e o mérito das ideias que propõem.

A sua independência, originalidade e pensamento «fora da caixa» é vista com desconfiança pela maioria mas, após a resistência inicial, muitas das suas ideias acabam por ser aceites e implementadas por alguns grupos menos conformistas da sociedade.

Os nativos com a conjunção Lua Ketu no signo Aquário são inteligentes e pensam pela própria cabeça, não sendo permeáveis ao pensamento das massas. São também altamente intuitivos e filosóficas e podem ter, por isso, um papel importante na mudança da mentalidade coletiva , sendo fontes potenciais do progresso.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment