Efeitos Gerais da Conjunção Mercúrio Marte

advogada preparando argumentação

Neste artigo falamos dos efeitos gerais  da conjunção Mercúrio Marte . Marte é inimigo de Mercúrio e este é neutro em relação a Marte. Isto torna a conjunção difícil quando Marte está mais forte do que Mercúrio e  torna-a neutra quando se dá o caso inverso.

De modo geral, a combinação Mercúrio Marte produz capacidade de iniciativa com alguma agressividade, estilo de discurso muito afirmativo e dominante, usando a palavra e a lógica para se impor perante os outros, para fazer valer os próprios pontos de vista, a palavra torna-se uma forma de ação.

Estas pessoas são competitivas, dinâmicas, energéticas, no que toca ao uso do discurso. Não poupam nas palavras, que usam como «arma» para alcançarem os seus propósitos.

Com a conjunção de Mercúrio e Marte, os desejos, ambições, poder de afirmação pessoal unem-se à capacidade lógica de pensar, analisar, discriminar e falar que é própria de Mercúrio, dando um estilo entusiasta, afirmativo, argumentativo e competitivo à personalidade, que pensa rapidamente mas tem o seu ponto forte na capacidade de extrair as suas conclusões a partir da observação das próprias ações e experiências.

Por pensar muito depressa, os nativos podem precipitar-se nos juízos que fazem dos outros pois tendem a considerar  as opiniões diferentes das suas como sendo «contra si», sobretudo quando  a conjunção calha num signo em que Marte é mais forte do que Mercúrio, gerando um centramento em si próprio que estreita a «visão» que o indivíduo faz da sua interação com os outros.

Estas pessoas muitas vezes falam sem pensar, se Marte está mais forte na conjunção, não se importando com o efeito das suas palavras naqueles a quem estas se dirigem. E, quando os outros exprimem opiniões opostas às suas, encaram isso como um ataque pessoal, não sabendo, em geral, distinguir o plano das ideias do plano pessoal.

Isto pode levar os nativos a adotar um estilo que é, ou defensivo ou desafiador em relação aos outros, tendo dificuldade em entrar verdadeiramente em diálogo com os outros. Esta capacidade de dialogar é mais fácil nos signos de Vénus e mais difícil nos signos de Marte.

A mente é rápida a pensar e a extrair conclusões, pode ser agressiva no estilo, dominadora, do tipo «tenho sempre razão», e a pessoa gosta de argumentar. A argumentação é uma espécie de combate e de poder de afirmação pessoal.

Estas pessoas entram facilmente num estilo de «ataque» no qual se exprimem muitas vezes de forma intempestiva ou com ira.

Podem tornar-se excelentes investigadoras de toda a informação que pode ser revelada e usada como «arma» ou vantagem. Dão excelentes jornalistas de investigação, expondo, por ex., crimes de «colarinho branco».

São exímias a investigar informação reservada e mantida secreta pelas elites do poder, mas também toda a informação que exige coragem para ser investigada e revelada.

No signo de exaltação de Mercúrio, este é mais forte do que Marte, usando aqui  o poder discriminativo da razão e da lógica para chegar aos seus objetivos, através da obtenção de informação poderosa que é, por si mesma, capaz de produzir mudanças, gerar novas dinâmicas , tanto no saber como na organização social.

Nos aspetos positivos desta conjunção está sem dúvida a grande criatividade e poder de inovação destas pessoas, em qualquer área tecnológica e científica, sendo excelentes em todos os campos em que há atividade física que envolve mudanças e necessidade constante de adaptação.

No signo Carneiro Marte é mais forte do que Mercúrio e o estilo é mais agressivo e o nativo pode ser um convincente produtor de propaganda, criando um estilo dominador no uso da palavra, galvanizando o público para a ação concreta, como acontece no discurso político, geralmente, com estilo populista.

Nos signos de Vénus a conjunção torna-se mais suave, pois Marte perde a sua agressividade natural nestes signos.  A ação da pessoa continua a ser conduzida pela dominância da palavra mas tendo por base a preocupação da justiça, do acordo, da superação das diferenças por mútua compreensão, ainda que possa manter o estilo vigoroso do discurso e não tenha «papas na língua» na defesa dos valores em que acredita.

Nos signos de Fogo, em especial Leão, pode haver um intenso desejo de sobressair pessoalmente , levando a desenvolver vaidade pessoal pelas «conquistas» realizadas,  tendência para o autoelogio e a consideração de que se é «a melhor, mais capaz, etc., pessoa do mundo», gerando falta de humildade para reconhecer quando erra, quando alguém que não o próprio tem uma ideia melhor,  revelando pretensiosismo, etc.

A convicção de que está sempre certo e tem as «melhores ideias» pode impedir estas pessoas de realmente melhorarem e de se desenvolverem.

A combinação Mercúrio Marte, sobretudo quando Marte tem o controlo da conjunção, torna muito difícil o espírito de compromisso  e a atitude de tentar compreender os pontos de vista dos outros, porque o indivíduo está demasiado centrado na convicção de que é o único a ter a ideia certa e toda a razão. Deste modo, é impossível a verdadeira colaboração com os outros.

Estas pessoas dão-se melhor em áreas nas quais podem exprimir a sua criatividade pessoal, bem como a sua agressividade natural de forma independente, pois o seu individualismo torna difícil conseguirem uma verdadeira  cooperação com outros. Possuem tendencialmente brilhantismo nas ideias e na ação, mas precisam de exprimir isso segundo o estilo pessoal.

A menos que a conjunção se dê num signo de Vénus, estas pessoas não têm nem o desejo nem a paciência para se preocuparem com o impacto da sua ação e comunicação nos outros.

Com a conjunção Mercúrio Marte o estilo de comunicar é vigoroso, muito expressivo e afirmativo, centrado nas opiniões vincadas do indivíduo. Estas pessoas dizem diretamente o que pensam, sem preocupação diplomática, quando estão convencidas de terem «razão» e adotando muitas vezes um estilo ameaçador e intempestivo.

Gostam de afirmar o que pensam, mais do que ouvir as opiniões dos outros, que acham em geral serem menos importantes e «menos válidas» do que as suas próprias. Precisam de exprimir a sua opinião, em todas as matérias sobre as quais haja alguma discussão e competem com os outros para fazerem valer a sua própria opinião como «a melhor».

Conforme o signo e a casa do horóscopo em que «calha» a conjunção Mercúrio Marte, assim o poder de discurso e pensamento da pessoa se dirigem para as áreas representadas pelas casas do horóscopo e pelas características dos signos nessas casas.

Os nativos com a conjunção Mercúrio Marte aprendem essencialmente através da ação, o seu estilo não é o de estudar documentos e saber teórico mas aprender com a própria experiência.

São rápidos a pensar e a tirar ilações das ações que realizam, sendo esta conjunção extremamente positiva para todos os  que trabalham em áreas nas quais a experiência e a aprendizagem que se faz através desta é essencial para melhorar a performance, desde as carreiras de investigação na ciência, á área do desporto , da medicina, da advocacia,  da engenharia, etc.

A mente destas pessoas é rápida, entusiasta, curiosa, energética e tudo isso transparece nas palavras que proferem, seja em que contexto se encontrem, pois nunca são discretas, fazem-se notar, muitas vezes de forma ruidosa e imponente.

Gostam de fazer debates (desde que sejam eles a falar, claro) pois a sua natureza competitiva faz com que gostem de mostrar aos outros a sua inteligência  e excelente capacidade de argumentação- cada interação com os outros é, na verdade uma exibição.

As pessoas com a conjunção Mercúrio Marte são muito competentes na realização de qualquer tarefa, não perdendo tempo com aspetos desnecessários. São também rápidas na execução e na tomada de decisões.

Mas isto tem um reverso, que é o de ficarem impacientes quando trabalham com outros menos rápidos, mais lentos a pensar e a decidir. E podem responder de forma agressiva ou depreciativa.

Quando se focam num assunto que consideram uma «causa» são capazes de lutar ferozmente pela sua concretização, defendendo as razões que a apoiam.

A marca destas pessoas é de coragem, impulsividade, rapidez de reação e de pensamento , em especial quando se dedicam à ação política, a alguma área de negócio, área militar, desporto de alta competição, etc.

O maior desafio que estas pessoas enfrentam, quando a conjunção cai num signo ou casa mais propícios à expressão de Marte, é aprender a canalizar a energia agressiva de Marte para fins construtivos para si mesmas e para os outros.

Pelo lado positivo, estas pessoas são lutadoras naturais, sendo em geral das primeiras a reagir quando há alguma situação  de urgência que exige coragem e poder de iniciativa, situando-se sempre na «linha da frente».

Quando Mercúrio é mais forte na conjunção, estas pessoas podem ser ativistas muito eficientes na defesa dos direitos dos trabalhadores, de causas sociais, de camadas exploradas da sociedade, trabalhando por ex., como advogados.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment