Glossário Astrológico- Upagraha Efeitos dos Kala Velas

abertura para caverna  rochosa

Continuamos neste artigo da descrever os efeitos dos planetas terciários ou upagraha , segundo a obra Hora Shastra de Parashara, falando especificamente do grupo Kala Velas.

Estes efeitos far-se-ão sentir na vida do nativo durante o período dasa do planeta regente do signo onde estes planetas sombra estão colocados ou no período dasa de um planeta que esteja em conjunção próxima com eles. Mas, quando o regente do Ascendente e o planeta Atmakaraka são fortes, os seus efeitos são bastante atenuados.

O caráter benéfico ou maléfico do planeta que rege a casa onde se encontram (dispositor) também é determinante pois, quando o planeta é maléfico, os efeitos potencialmente negativos dos planetas sombra intensificam-se.

Deve verificar-se se os planetas sombra estão no mesmo grau de algum planeta ou cúspide de casas divisionais importantes. Isso amplifica os efeitos destes planetas.

O trânsito de planetas maléficos em conjunção com os upagraha mais cruéis- Gulika é considerado o mais maléfico- pode indicar dificuldades inesperadas e obstáculos relacionados com a casa em que transitam.

Quando planetas benéficos transitam pelos upagraha mais benéficos, amplificam os significados positivos desses planetas e da casa transitada.

Efeitos dos Kala Velas

Os Kala Velas são os filhos sombra  dos planetas visíveis. Acredita-se que atuam como uma espécie de eco dos planetas visíveis. Simbolizam pontos sensíveis relacionados com os poderes dos planetas físicos de que são a «sombra». Indicam pontos no horóscopo que são fortes ou fracos e que passam despercebidos em outras análises.

Cada planeta sombra do grupo Kala Velas é filho de um dos 7 planetas e tem o seu domicílio em:

Gulika é filho de Saturno e tem o próprio signo em Aquário.

Parivesha  é filho da Lua e tem o próprio signo em Caranguejo.

Yamaghantaka é filho de Júpiter e tem o próprio signo em Sagitário.

Ardraprahara é filho de Mercúrio e tem o próprio signo em Gémeos.

Kala é filho do Sol e tem o próprio signo em Capricórnio.

Indrachapa é filho de Vénus e tem o próprio signo em Touro.

Mrytiu é filho de Marte e tem o próprio signo em Escorpião.

Não é necessário aprender a fazer os cálculos manuais para a posição destes upgraha, pois qualquer software de astrologia Jyotish, incluindo o gratuito Jaganatha Hora, apresenta a sua posição de forma automática ao introduzir os dados de nascimento.

Efeitos dos Upagraha- Gulika, Kala  e Mrytiu

Os seus efeitos ficam cancelados quando o regente do dia do nascimento para o horóscopo em causa ou o regente do Ascendente estão fortes e bem colocados no horóscopo.

Quando estes planetas sombra estão em conjunção com um dado planeta, causam efeitos  semelhantes aos do planeta pai (Gulika iguais a Saturno, Kala igual ao sol, etc.). a diferença é que, como estes planetas são invisíveis, quando causam efeitos negativos estes aparecem de forma imprevista e súbita.

Quando estes planetas estão em conjunção com outro planeta, também prejudicam os significados das casas que o planeta conjunto com eles rege. Também podem causar danos aos significados da casa em que estão colocados.

Quando há um planeta maléfico na mesma casa em que se encontram estes planetas sombra, ou quando há um planeta maléfico em aspeto próximo com eles, os seus efeitos negativos são muito fortes.

Estes planetas dão melhores resultados na 3ª, 6ª, 10ª e 11ª casas.

Quando estes planetas sombra estão bem colocados ,dão força, perseverança, coragem e iniciativa nas áreas representadas pela casa de colocação.

Kala causa muitas dificuldades para alcançar sucesso nos assuntos da casa em que está situado. Mrytiu causa impaciência, frustração, agressividade e ferimentos relacionados com a casa em que está colocado.

Efeitos dos Upagraha – Parivesha, Yamaghantaka, Ardraprahara, Indrachapa

Aumentam a sua capacidade de produzir bons efeitos quando o regente do dia do nascimento e o regente do Ascendente estão fortes e bem colocados no horóscopo.

Quando estes planetas upagraha kala velas  estão em conjunção com outros planetas tendem a amplificar os efeitos desses planetas do mesmo modo que o fazem os planetas visíveis de que são a sombra, sendo assim de modo geral, positiva a sua influência. Esta ocorre em geral de forma não esperada devido à sua invisibilidade.

Quando estão em conjunção com outros planetas, tendem a ajudar os assuntos das casas que os planetas com os quais estão conjuntos, regem. Também tendem a ajudar os assuntos das casas em que estão colocados.

Tornam-se mais benéficos quando há algum planeta benéfico colocado na mesma casa em que estão ou quando recebem o aspeto próximo de um planeta benéfico.

Tendem a dar melhores resultados quando estão colocados na 1ª, 4ª, 5ª e 9ª casas. A exceção é, para Parivesha, quando a Lua no horóscopo está minguante e, para  Ardraprahara, quando Mercúrio atua no horóscopo como planeta maléfico (por estar associado a um planeta maléfico).

Nestas duas exceções o filho da Lua e de Mercúrio dão melhores resultados nas casas upachaya, como os maléficos: 3ª, 6ª, 10ª, 11ª.

Destes «fihos» dos planetas, o Gulika e Yamaghantaka, filhos de Saturno e Júpiter são considerados  os mais importantes dos kala velas. Damos a seguir os seus efeitos nas casas:

Gulika nas Casas: O nativo

1ª casa- Será afligido por doenças, será lúbrico, miserável, malvado e pecaminoso, engenhoso.

2ª Casa- Será mau, feio, sem vergonha, dado a vícios, pobre e miserável.

3ª casa- será atraente,  dirige a comunidade, recebe honras do poder, gosta de pessoas virtuosas. Mas os irmãos podem sofrer.

4ª Casa- doente, infeliz, pecaminoso e afligido por problemas de saúde.

5ª Casa- não será digno de louvor, será pobre, rancoroso e mau, eunuco, se homem será dominado pela mulher; defende ideias diferentes das que são  aceites pela maioria.

6ª Casa- Será esplendoroso e com corpo robusto, vence os inimigos, entusiasta, amigável, amado pelo cônjuge, possui  uma disposição que gosta de ajudar os outros.

7ª Casa- Dominado pelo cônjuge, pecaminoso, vai atrás do cônjuge de outros, tem corpo emaciado, vive à conta do dinheiro do cônjuge, não tem amigos.

8ª Casa- Passará fome, será miserável e cruel, facilmente irritável, muito malévolo, sem nenhuma boa qualidade, será pobre.

9ª Casa- Passará por muitas dificuldades, terá corpo emaciado, fará más ações, tem total falta de generosidade, é preguiçoso e falador, será muito malvado.

10ª Casa- Será feliz, terá filhos, gozará de muitos privilégios, será religioso e praticará meditação.

11ª Casa- Dá-se com pessoas de classe alta, será um líder e terá muito poder, ajuda a família, terá baixa estatura.

12ª Casa- Pratica ações pouco elevadas, é pecaminoso e sem sorte, tem um defeito num dos membros, associa-se com pessoas más.

Yamaghantaka Nas Casas: o nativo

1ª Casa- Será muito instruído , espiritual ou religioso, honesto, pacífico, rico, terá filhos, caridoso.

2ª Casa- tem disposição agradável, é rico, espiritualmente inclinado, é feliz, apegado às suas tradições.

3ª Casa- Obtém o respeito do pares, viaja com frequência, é  atraente, piedoso, gosta do cônjuge.

4ª Casa- Ajuda todos os que precisam, é sossegado, tem coração tranquilo, tem terras bonitas.

5ª Casa- Inteligente, cheio de boas qualidades, inteligente e afetuoso, virtuoso, cheio de recursos, apegado à sua religião.

6ª Casa- Demasiado confiante, terá doenças causadas por excessos, faz empréstimos, mas tem dificuldades com a riqueza.

7ª Casa- Infeliz, desperdiça os recursos, perdas para o cônjuge , problemas com os filhos e com heranças.

8ª Casa- Terá grande intuição, é pacífico, corpo muito robusto e vida longa, gentil, recebe herança.

9ª Casa- Terá filhos, obtém reconhecimento da sociedade, é feliz, honrado, pode ter carreira nas leis, terá bastante riqueza, é generoso para quem precisa.

10ª Casa- Versado nas leis e religião, instruído nos textos sagrados, inteligente, artístico e feliz.

11ª Casa- Tem relacionamento com os outros, estimado pelos membros da comunidade, será conhecido e respeitado. Terá doenças da fleuma.

12ª Casa- Será miserável, com muitas despesas, considerado desonrado pela família.

Efeitos de Paridhi, Ardhaprahara, IndraChapa

Quando estão bem colocados ajudam as casas onde estão a dar bons resultados, de modo semelhante ao Yamaghantaka  Mas tendem a dar resultados semelhantes aos planetas de que são a sombra.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment