Prashna Marga- Planear Uma Viagem #1

pessoa a planear uma viagem com mapa e outras indicações

Neste artigo descrevemos os fatores que ajudam a planear uma viagem segundo a obra Prashna Marga com os signos e os Nakshatras. As viagens eram planeadas tendo em conta os períodos de guerra em que era preciso deslocar os exércitos. Mas os procedimentos podem também usar-se para as viagens de outros fins.

Os signos indicam diferentes direções: Os signos de Fogo indicam o Este; signos de Terra indicam o oeste; signos de Ar regem o sul; signos de Água regem o Norte. Esta informação deve estar presente no momento de levantar a carta eletiva para a viagem.

Para viajar de dia, deve escolher-se um signo diurno; para viajar de noite, deve escolher-se um signo noturno. Note-se que que os antigos associaram a cada um dos planetas a regência de um signo diurno e de um signo noturno, como pode ver-se na tabela das dignidades de Ptolomeu. Estas informação foram usadas posteriormente também na Índia.

Deve escolher-se um momento no qual a Lua e o Sol estejam no Ascendente, sendo este ocupado por um signo fixo. Isto assegura boas condições para regressar ao lugar de partida. Um signo mutável no Ascendente também assegura o regresso.

O 2º, 3º, 6º e 10º signos contados a partir do Ascendente ou da Lua na carta de nascimento são bons para estarem no Ascendente da carta eletiva para planear uma viagem. Segundo o Dr Raman ,o Ascendente natal e o signo da Lua natal também podem ocupar o Ascendente da carta eletiva.

Quando a Lua ocupa a 4ª casa  a partir do Ascendente da carta eletiva no momento da viagem, ou quando o regente da 6ª casa está colocado no Ascendente, o nativo terá um desgosto.

Quando o regente da direção para a qual o nativo se dirige em viagem está fraco e está colocado na 6ª, 8ª ou 12ª casa da carta eletiva, o nativo enfrenta desgosto, má reputação e perigo de morte. (Aconselhamos cautela nesta interpretação. Este texto foi escrito numa época em que viajar era uma aventura perigosa, esse perigo hoje diminuiu muito).

Deverão evitar-se as seguintes configurações, ao planear uma viagem:

Configurações Desfavoráveis para as Viagens

-.Os signos que ocupam a 6ª ou 8ª casas a partir do Ascendente radix ou da Lua de nascimento;

-Os signos ocupados pelos regentes das casas referidas no ponto anterior.

-.Deve rejeitar-se uma carta eletiva na qual o regente do Ascendente  natal e a Lua natal ficam fracos ou os seus signos são ocupados por planetas maléficos na carta eletiva.

– Deve rejeitar-se igualmente uma carta eletiva na qual o regente do Ascendente, o planeta regente da direção e os planetas benéficos estão fracos.

Quando se viaja sem atender aos pontos referidos, a viagem trará perdas, muito provavelmente.

A 6ª, 8ª, 12ª casas a partir do signo de Lua devem evitar-se para todas as cartas eletivas. Mas o casamento e as viagens podem fazer-se quando essas casas do horóscopo natal ocupam o Ascendente da carta eletiva.

Os Nakshatras e as Viagens

Os Nakshatras também têm  direções geográficas nas quais dão resultados negativos.  Chama-se a isto Parigha yoga. Segundo a tradição, não se deve viajar para a direção na qual um Nakshatra tem diksoola, isto é, aflição relacionada com a direção espacial.

Assim, de Krittika a Aslesha existe diksoola a  Este e sudeste; de Magha a Visakha, existe dikssola a sul e sudoeste; de Anuradha a Sharavana (incluindo o antigo Abhijit) existe diksoola a oeste e noroeste; de Dhanistha a Revati  existe diksoola  a  Norte e Nordeste.

Na parte do Parigha que dura 14 dias e vai de Dhanistha a Aslesha  há diksoola a  nordeste. Assim, nesses dias considera-se  não auspicioso viajar para Sul ou oeste.

A porção do Parigha de 14 dias que vai de Magha a Shravana  cria diksoola  a sudoeste. Assim, não é favorável viajar para Norte ou Este. Mas os antigos consideravam que isso não se aplica a mulheres.

Os Nakshatras de Jyeshta, Poorvabhadra, Rohini, Uttara Ashada, Pushya, Hastha, Shravana e  Aswini  são fortes , pela ordem apresentada, em este, sudeste, sul, sudoeste, oeste, noroeste, norte e nordeste. Deste modo, não deve viajar-se para as direções   em que os Nakshatras têm dikssola nos dias que têm a regência desses Nakshatras.[1]

O sábio Brihaspati  considerou que os Nakshatras  Rohini, Mrigasira, Pushya, Hastha, Anuradha, Sravana, Dhanishta, Revati são favoráveis para viajar em qualquer direção.

O sábio Varahamihira considerou que os Naskshatras Aswini, Pushya, Hastha Anuradha também são favoráveis para viajar para qualquer lugar.

Para os restantes Nakshatras, considerava-se que não de deve viajar , nos dias em que o  Nakshatra regente do dia  tem o parigha ,  para as seguintes direções:

Uttarashadha e  Sravana- para Este; Aswini  e Uttarabhadrapada- para Sul; Rohini e Pushya-  para oeste; UttaraPalguni e Hastha- para norte.

O Nakshatra Moola é favorável para viagens para todos os lugares; o Nakshatra Chitra é desfavorável para viajar em todas as direções.  Alguns defendem que o 1º dia lunar do Nakshatra é favorável mas outros não concordam.

Na Índia consideram-se ainda os «dias lunares» para escolher o dia da viagem. Estes estão divididos em grupos e cada grupo de dias é favorável a viagens numa direção:

Grupo Nanda, é favorável para viajar para Este; Grupo Bhadra é favorável para viajar para sul; Grupo Jaya é favorável para viajar para oeste, Grupo Purna é favorável para viajar para norte. Os dias lunares dividem-se em tithis  que são classificados segundo estes grupos, podendo consultar-se no panchanga  diário ou no software gratuito referido atrás.

Viagens e Dias da Semana

Finalmente os antigos também consideravam que cada dia da semana é mais favorável para viajar para uma determinada direção.

Assim , a terça feira é um bom dia para viajar para este; a segunda feira e o sábado são bons para viajar para sul. O domingo e a sexta feira são bons dias para viajar para norte.

Por outro lado não deve viajar-se para Este ao domingo; para sul à terça feira; para oeste à sexta feira e para norte à segunda feira.

Segundo o sábio Brihaspati, não deve viajar-se para este à 5ª e 6ª; à terça feira não deve viajar-se para sul; ao sábado e segunda feira para oeste; à 4ª e 5ª feira para norte.

Na opinião deste sábio é auspicioso viajar para este à 3ª; para sul à 2º feira e sábado, para oeste à 4ª e 5ª; para norte à 4ª e 6ª.

Viajar ao domingo traz calamidades pelo caminho, à 2ª dá entusiasmo e alguns problemas com as refeições; à 3ª dá medo de queimaduras e problemas de saúde biliosos (Pitta).

Viajar à 4ª feira permite reconciliação com amigos; à 5ª dá sucesso e  proveitos; à 6ª dá ganho de roupa, riqueza, mulheres, ao sábado traz aprisionamento, doença e outros problemas graves.

As viagens levadas a cabo durante a regência dos upagraha kala dão efeitos semelhantes aos dos planetas correspondentes, com exceção da Lua- Kala, que traz ajuda de mulheres e ganho de joias.

No próximo artigo continuaremos a descrever os procedimentos para levantar uma carta de viagem.

 

[1] A informação sobre qual o Nakshatra do dia encontra-se facilmente através do software gratuito Jaganatha Hora, para qualquer dia que se queira analisar, de forma automática.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment