Prashna Margha- Tempo de Nascimento e Número de Filhos

bebé recém nascido

Continuamos neste artigo a descrever os yogas que permitem  analisar e prever o tempo de  nascimento de filhos a partir da obra Prashna Marga que contém os ensinamentos fundamentais sobre a análise dos filhos na Astrologia Jyotish, não apenas na carta horária mas também no horóscopo dos pais.

Yogas Adicionais sobre os Filhos

Quando a 5ª casa e o seu regente estão fortes, as crianças terão vida longa. Se a 5ª casa tem regência de um planeta maléfico, serão mal-intencionadas. Se é um signo masculino, as crianças serão cruéis.

Se a 5ª casa tiver a regência de um planeta benéfico  e Júpiter estiver  exaltado e tiver a regência de  boas vargas (divisões) as crianças nascidas serão instruídas, e terão vida longa e feliz.

Quando o regente da 5ª casa ou Júpiter está em conjunção com planetas maléficos ou recebem o aspeto destes, a criança será doente ou terá alguma deformação.

Quando o regente do Ascendente e da 5ª casa são amigos mútuos  pai e filho terão uma relação amigável. Mas, se forem inimigos, pai e filho terão má atitude em relação um ao outro. E se a relação entre o regente da 1ª e da 5ª casa for neutra,  a relação pai e filho será de indiferença.

Quando os regentes da 1ª e da 5ª casa estão em aspeto mútuo ou receção mútua o filho terá uma relação de respeito e dever para com o pai.

Quando o regente da 5ª casa está colocado na 1ª ou em aspeto com esta ou se o regente da 1ª casa está colocado na 5ª casa ou em aspeto com esta, o filho será igualmente obediente e respeitador do pai.

Quando o regente da 5ª casa, Marte e Rahu estão em aspeto com a 5ª casa contada a partir do Ascendente ou da Lua, o filho abusará continuadamente do pai.

Quando planetas benéficos ocupam a 5ª casa a partir do Ascendente ou da Lua ou de Júpiter, o pai será grandemente beneficiado pelo filho.

Mas quando planetas masculinos ocupam signos femininos, os filhos não sobreviverão. O mesmo acontece quando planetas femininos ocupam signos masculinos. Quando os regentes dos navamsas são fortes, os filhos terão vida longa.

Quando os regentes navamsa estão fortes por estarem exaltados, no próprio signo ou em signo amigo, as crianças terão vida longa. Se estiverem debilitados, combustos ou em signo inimigo, as crianças não vingarão. Para analisar isto devem ser considerados o navamsa do regente da 5ª casa e o navamsa  do regente da casa onde está colocado o regente da 5ª casa.

Configurações e Métodos para Determinar o Número de Filhos

O número de pontos Ashtakvarga  da 5ª casa a partir de Júpiter no relatório ashtakvarga de Júpiter (calculado automaticamente pelo software gratuito  Jaganatha Hora[1]) indica o número de filhos.

Pode-se saber o número expectável de filhos pelo número de rasmis[2] de Júpiter e do regente da 5ª casa.  Para fazer o cálculo exato, deve subtrair-se o ponto máximo de debilitação de um planeta da longitude que este ocupa atualmente no signo em que está colocado.

Se o remanescente for maior do que 180º, subtrair de 360º. O resultado dá o arco de rasmis. Quando o resultado é 180 º o planeta obtém todos os rasmis. Entre 0 e 180º, o nº de rasmis deve obter-se proporcionalmente. Para operacionalizar isto, o ponto de debilitação deve ser calculado dentro dos 360º do Zodíaco.

Como referido atrás, quando  o planeta está retrógrado, exaltado ou em signo amigo, os raios devem ser triplicados; quando está no próprio navamsa ou em navamsa amigo, devem ser duplicados.

Mas, se estiver debilitado ou em signo inimigo, reduz-se para 1/16 . Se estiver combusto, os rasmis são iguais a zero. Porém, quando é Saturno ou Vénus a estar no estado de combustão, apenas metade dos rasmis devem ser tirados.

Pode usar-se, na contagem dos rasmis ou raios solares, os da 5ª casa ou de Júpiter, aquele que tiver mais, para aferir quantos filhos nascerão.

O autor de Prashna Marga refere que, dos vários métodos para determinar o número de filhos, deve considerar-se o que dá o maior número quando o regente da 5ª casa é forte e o que dá o menor quando o regente da 5ª casa é fraco.

Tempo do Nascimento dos filhos

Quando o regente da 5ª casa está colocado perto da 5ª casa ou do regente do Ascendente, nascerá um filho quando o nativo é muito jovem. Se o regente da 5ª casa está numa casa kendra, um filho nasce na juventude; se está colocado numa casa panapara[3], nasce na entrada da idade madura. E, se colocado numa casa apoklima nasce já perto da velhice.

Os filhos podem nascer no período dasa ou  antardasa do regente da 5ª casa, de Júpiter, do regente do Ascendente, do regente do navamsa onde estão colocados o regente dea 5ª casa, de Júpiter, de planetas colocados na  5ª casa ou em aspeto com esta e ainda do regente da 7ª.

O trânsito de Júpiter pelos seguintes signos pode também corresponder ao  tempo de nascimento de filhos:

O signo ocupado pelo regente da  5ª casa a partir do Ascendente; o signo navamsa ocupado pelo regente da 5ª casa; o signo que ocupa a 5ª casa a partir da Lua; o signo navamsa ocupado pelo regente da 5ª casa a partir da Lua; o signo ocupado pela 5ª casa a partir de Júpiter; o navamsa onde está colocado o regente da 5ª casa a partir de  Júpiter;

E também o signo ocupado pelo Gulika ou pelo navamsa onde está colocado o Gulika; nas casas trikona a partir da posição do gulika e do navamsa ocupado pelo Gulika.

Quando Júpiter, o regente da 5ª casa, o regente do ascendente ou o regente da 5ª casa a partir da Lua transitam pela 5ª casa ou pela casa onde está colocado o regente da 5ª casa ,pode nascer um filho. O trânsito do regente do ascendente e da 7ª casa por esses pontos pode ter o mesmo efeito.

Quando a Lua transita pelo signo ou navamsa de planetas benéficos que ocupam a 5ª casa ou pela 5ª casa a partir destes,  pode ser tempo de nascimento de filhos.

 

[1] No menu superior selecione «strengths» e, na janela aberta em baixo, à esquerda, selecione Ashtakvarga. Verá o cálculo desta «força» para as casas do horóscopo e cada um dos planetas em cada casa do horóscopo.

[2] Rasmis são os raios de Sol que cada planeta recebe quando está em estado máximo de exaltação: 10 para o sol; 9 para a Lua; 5 para Marte e para Mercúrio; 7 para Júpiter; 8 para Vénus, 5 para Saturno. Em estado de máxima debilitação o resultado é zero. Quando um planeta está colocado a meio caminho entre a exaltação ou debilitação, o número de rasmis deve atribuir-se proporcionalmente.

[3]  Casas kendra são: 1, 4, 7, 10; Casas panapara são: 2, 5,8,11; casas apoklima são : 3, 6, 9, 12

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment