Planear Uma viagem 2- Efeitos dos Planetas

Objetos para levar em viagem

Neste artigo referimos os elementos da carta prashna para planear uma viagem , dando os efeitos dos planetas, de acordo com a obra Prahna Marga. Advertimos para a necessidade de alguma cautela  no sentido de  evitar fazer   previsões extremas, pois viajar nos dias de hoje não é o mesmo que viajar há séculos atrás.

Este artigo é a continuação das explicações dadas no artigo anterior.

A escolha do momento da viagem  deve fazer-se quando o planeta regente da direção para onde se deseja viajar está colocado num quadrante (casa kendra ou angular) ou quando está no pada certo do Nakshatra.

Também é favorável escolher um dia em que o regente do dia da semana ocupa a 3ª, 6ª, 10ª ou 11ª casa a partir do Ascendente da carta prashna. Não é considerado auspicioso viajar  a uma hora em que o regente do dia da semana não está colocado numa casa upachaya.

Deve atender-se igualmente à posição da Lua. Se, no momento da partida, esta estiver em conjunção com planetas maléficos, o nativo ficará doente em viagem. Se estiver associada com planetas benéficos, o nativo brigará com a pessoa com quem viajar.

Deste modo, a Lua não deve estar em conjunção com nenhum planeta, nem maléfico nem benéfico.

Quando se viaja na direção indicada pelo Nakshatra no qual Vénus fica situado á esquerda do nativo, não haverá regresso da viagem e o nativo morrerá. Este dosha de Vénus é cancelado quando a causa da saída do país é algum evento trágico como inundações, fomes, e quando o nativo viaja para perto do país. Também é cancelado se Vénus está exaltado  ou no próprio signo no horóscopo natal.

Não deve viajar-se para a direção na qual se encontram o Gulika, Saturno ou vishti (karana considerado desfavorável). Viajar par ao lado oposto em que estes se encontram terá sucesso.

Uma viagem por água deve fazer-se nos Nakshatras mridu, kshipra e Chara[1] e o Ascendente da carta Prashna deve ser um signo de água. O signo ou navamsa de  Capricórnio deve ser excluído.

Escolha do Ascendente da Carta Prashna para a Viagem (Yatra lagna)

A escolha da hora da viagem (yatra lagna ou Ascendente da carta  eletiva para  a viagem) deve ter em conta os seguintes elementos a evitar:

Colocação da Lua na parte brilhante da  1ª, 6ª, 8ª  casas; colocação da Lua na parte escura da 7ª ou 10ª casa; Vénus colocado na 6ª, 7ª ou 10ª casa; Júpiter colocado na 3ª, 8ª ou 10ª casa, planetas maléficos colocados em casas que não a 3ª, 6ª, 10ª e 11ª casas; Rahu e Saturno na 10ª casa; todos os planetas na 12ª casa.

Efeitos dos Planetas nas Casas da Carta Prashna

Sol– O sol colocado na 1ª casa traz desgostos, calor, doenças e obstáculos; na 2ª casa dá destruição de riqueza, reputação, da saúde; na 3ª casa  indica ganho de dinheiro; comida, pérolas, terras.

O Sol na 4ª casa indica desagrado com todos e com tudo, desconforto durante a viagem, dificuldade em dormir; na 5ª casa indica perigo para as crianças e ganho de riqueza durante o caminho; na 6ª casa indica destruição dos inimigos e obtenção do objeto ou concretização do propósito da viagem.

O Sol na 7ª casa indica brigas  com o cônjuge e perdas de dinheiro; na 8ª casa indica perigo de morte, na 9ª casa indica diminuição de ações de caridade e ganho de dinheiro; na 10ª casa indica sucesso sem ser preciso esforço ou conhecimento do nativo; na 11ª casa indica ganhos de joias, na 12ª casa indica perda de dinheiro em todas as áreas.

Lua– Na 1ª casa a Lua indica desgostos e brigas mas, quando está cheia, indica pacificação de todos os desgostos; na 2ª casa indica ganhos de roupas, joias, favores dos filhos e familiares; na 3ª casa  indica ganhos de joias e riqueza; na 4ª casa indica ganho de dinheiro, quando a Lua está brilhante e morte de familiares quando está minguante.

A Lua na 5ª casa indica ganho de dinheiro e perda de crianças; na 6ª casa indica desgostos e brigas com familiares; na 7ª casa indica ganho de riqueza, terras e parceiro(a); na 8ª casa indica morte ou desgosto; na 9ª casa indica que o nativo não regressará imediatamente mas a sua viagem terá sucesso.

A Lua na 10ª casa indica perda de dinheiro; na 11ª casa indica ganho de dinheiro, felicidade e prosperidade; na 12ª casa indica medo, perda de riqueza, desgostos e doenças.

Marte– A colocação de Marte na 1ª casa indica medo de fogo e venenos, problemas com armas e doenças do sangue; na 2ª casa indica obtenção do objeto desejado , na 3ª casa indica ganhos de riqueza e roupas; na 4ª casa indica medo de inimigos e perigo para os familiares; na 5ª casa indica perigo para as crianças; na 6ª casa indica destruição inesperada dos inimigos.

Marte na 7ª casa indica perda de dinheiro, desgostos causados por inimigos, doenças; na 8ª casa indica perigo para os familiares, perda de dinheiro, desgostos devido a doença e medo da morte, na 9ª casa indica obstruções  às ações de caridade.

Marte na 10ª casa segundo  alguns dá bons resultados, outros defendem o contrário; na 11ª casa indica ganho de dinheiro e prosperidade; na 12ª casa indica grande perda de dinheiro.

Mercúrio– Quando Mercúrio ocupa a 1ª casa indica sucesso , fama, concretização do propósito da viagem, felicidade; na 2ª casa indica ganho de dinheiro, umas vezes de forma cuidadosa outras não; na 3ª casa indica realização dos objetivos dos seus desejos.

Mercúrio na 4ª casa indica bom sono, conforto na comida, prosperidade; na 5ª casa indica felicidade a partir dos filhos; na 6ª casa indica acidentes e perigo para os inimigos, na 7ª casa indica aquisição de roupas e dinheiro, companhia de bons parceiros; na 8ª casa alguns afirmam que dá bons resultados outros afirmam o contrário.

Mercúrio na 9ª casa indica aumento de ações caridosas; na 10ª casa indica concretização de todos os objetivos; na 11ª casa indica aumento de riqueza sem esforço, melhoria na educação; na 12ª casa indica muitos gastos e despesa.

Júpiter– Quando Júpiter está na 1ª casa indica fama; na 2ª casa indica ganho de dinheiro; na 3ª casa indica fadiga devido a viagens, na 4ª casa indica respeito advindo de boas ações realizadas; na 5ª casa indica concretização de objetivos muito difíceis de alcançar;  na 6ª casa indica controlo ou vitória sobre inimigos; na 7ª casa indica fama, riqueza e um (a) parceiro (o).

Júpiter na 8ª casa indica, segundo alguns, morte mas, segundo outros, que o nativo viverá até à velhice; na 9ª casa indica nascimento de um filho e aumento de boas ações; na 10ª casa indica ganho de dinheiro e sucesso em todas as ações, na 11ª casa indica realização de todos os desejos; na 12ª casa indica todo o tipo de desgostos.

Vénus– a colocação de vénus na 1ª casa indica favores de dançarinas, sucesso em todas as ações, ganho de roupas e boa comida; na 2ª casa indica ganho de dinheiro; na 3ª casa indica que nunca se cansará; na 4ª casa indica que haverá relações próximas com a família.

Vénus na 5ª casa indica ganho de riqueza, posição e fama; na 6ª casa indica problemas com inimigos, falta de conforto no sono ou viagens ou longa estadia num lugar; na 7ª casa indica ganho de riqueza no começo e perda de tudo no fim; na 8ª casa indica sucesso nos próprios objetivos.

Vénus na 9ª casa indica concretização dos objetivos sem demora; na 10ª casa indica ganho de muita riqueza; na 11ª casa indica sucesso  e ganho de dinheiro; na 12ª casa indica desgostos e falta de descanso. Alguns, no entanto, dizem que dá bons resultados.

Saturno– quando Saturno está colocado na 1ª casa o nativo terá problemas podendo ser preso ou morrer (isto era mais para as viagens durante a guerra); na 2ªcasa, indica perda de dinheiro; na 3ª casa indica vitória sobre os inimigos; na 4ª casa indica que outros destruirão a família;

Saturno na 5ª casa indica fracasso em tudo, na 6ª casa indica vitória sobre inimigos; na 7ª casa indica doenças nos olhos e falta de energia e entusiasmo; na 8ª casa indica morte por veneno, fogo, armas; na 9ª casa indica falta de felicidade e de vontade para fazer caridade.

Saturno na 10ª casa indica quebra na profissão e desgostos; na 11ª casa indica ganho de dinheiro e sucesso sobre inimigos e competidores; na 12ª casa indica todo o tipo de calamidades.

Outras Considerações

Os planetas maléficos dão bons resultados na 3ª, 6ª, 10ª e 11ª casas mas Saturno na 10ª dá maus resultados.

Planetas benéficos dão bons resultados em todas as casas mas Vénus dá resultados negativos na 7ª casa.

Um planeta que está colocado em posição desfavorável na carta de nascimento também não dá bons resultados quando está colocado na Ascendente na carta eletiva para a viagem.

Quando um planeta está bem colocado na carta natal, mesmo quando se trata de um maléfico, não causa prejuízo quando está colocado no Ascendente da  carta prashna para a viagem.

Um planeta fraco no horóscopo e desfavorável quando está em trânsito, e inimigo do regente do período dasa ativo, mesmo que seja benéfico não produz bons resultados quando colocado no Ascendente da carta eletiva para a viagem.

[1] Os Nakshatras Aswini, Pushya, Hasta são  kshjpra; Punarvasu, Swati, Sravana, Dhanishta, Satabhisha são chara; Mrigasira, Chitta, Anuradha e  Revati são mridu.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment