Prashna Marga-Encontrar Bens Roubados 2

ladrão tentando forçar entrada

Continuamos a apresentar os procedimentos de análise da carta prashna para encontrar bens roubados. Neste artigo também  mostramos como distinguir, segundo o autor da obra Prashna Marga, quando o bem foi apenas deslocado e não roubado.

Bens Deslocados ou Roubados ?

Há dois tipos de ladrões a considerar: 1) abhyanthara (2) bahya. O primeiro tipo é significado pela 3ª casa e o segundo pela 6ª casa (o autor de Prashna Marga não explica a diferença entre ambos).

Quando o regente de uma destas casas está em conjunção com ou recebe o aspeto do regente da 2ª casa, ou se o regente de uma casa chora (as casas chora são a 6ª e a casa onde o seu regente está colocado) ocupa a 11ª casa, o bem em causa foi roubado.

Mas, se não há associação entre os planetas chora e o regente da 2ª casa nem da 11ª casa, o bem não foi roubado mas está apenas deslocado.

Quando o planeta que rege o Ascendente (da carta prashna) é um maléfico ou está em conjunção ou recebe o aspeto de um maléfico, o bem roubado não será recuperado.

Mas, se o regente do Ascendente está nas condições descritas no parágrafo anterior mas recebe o aspeto de um planeta benéfico, uma parte do que foi roubado será recuperada. Ou toda a riqueza será substituída por outra em tempo distante.

Quando o regente do Ascendente é um planeta benéfico e está em conjunção ou recebe o aspeto de um planeta benéfico, toda a riqueza roubada será recuperada.

Mas, se o regente do Ascendente é um benéfico  ou está em conjunção com benéficos mas recebe o aspeto de maléficos, o nativo saberá onde se encontra a riqueza roubada mas esta não será recuperada.

Se a Lua cheia está colocada no Ascendente (da carta prashna) e recebe o aspeto de Júpiter ou Vénus, ou se há um planeta benéfico na 11ª casa, a riqueza roubada será recuperada em breve.

Número de Bens Roubados

Cada signo representa um número diferente, como segue, tendo em conta o signo que ocupa o Arudha lagna:

Se o Arudha é Carneiro, o número é  7, se  Touro 5,se  Gémeos 12, se Caranguejo 6, se Leão, 8, se Virgem 6, se Balança, 7, se Escorpião 7, se Sagitário 13, se Capricórnio 10, se Aquário 6, e se for Peixes 15.

Quanto ao número de bens roubados, o Dr Raman, que traduziu o texto para inglês comenta que pode não ter compreendido bem o verso original. Deixamos o comentário para os leitores.

Cores dos Bens Roubados

Alguns consideram que a cor representada pelo signo do Arudha também dá indicação sobre a cor do bem  roubado (mas não deve ser levado à letra).

As cores são as seguintes, para cada signo:

Carneiro- vermelho; Touro- Branco; Gémeos- verde; Caranguejo- Rosa; Leão-  Branco pálido; Virgem- cores variegadas; Balança- Branco; Escorpião e Aquário- Preto ou Castanho muito escuro; Sagitário- Dourado e amarelado; Capricórnio- cores variegadas; Peixes- Azul céu ou Branco.

Quando o Arudha  é mais forte do que o Ascendente devem usar-se os rasmis ou raios dos planetas para adicionar ao Arudha. Usa-se sempre aquele que é mais forte, entre o Ascendente e o Arudha.

O planeta que está no Ascendente (ou Arudha) ou em aspeto com este acrescenta  um número diferente de rasmis:  o Sol dá  30, a Lua dá 28, Marte dá 8, Mercúrio dá  6, Júpiter dá 9, Vénus dá 7, Saturno dá  3, e Rahu e Ketu dão  2 cada um. A partir do planeta aplicável, assim de determina a cor dos bens.

Aparência  do Ladrão

Se o Ascendente está forte, a aparência física do ladrão julga-se com base no drekkana que está a ascender. Se o Ascendente for fraco, julga-se a partir de um planeta colocado na 7ª casa ou do planeta mais forte colocado em casas angulares.

Se houver vários planetas nas casas kendra haverá vários ladrões. A natureza dos ladrões revela-se pelos planetas retrógrados.

Quando o planeta que significa o ladrão está na 1ª, 2ª, 3ª, 4ª ou 5ª casa, o roubo foi cometido pelo querente, um membro da família, irmão, mãe, ou tios e crianças, respetivamente.

Se o planeta que significa o ladrão está na própria divisão, o ladrão é o querente; se está na divisão do regente da 2ª casa, foi um membro da família; se está na divisão do regente da 3ª casa, foram irmãos; se estiver na divisão do regente da 4ª casa, foi a mãe; se na divisão do regente da 5ª casa, crianças; se estiver na divisão do regente da 6ª ou da 8ª casa foram inimigos.

Morada do Ladrão

O ladrão reside num lugar que corresponde ao do planeta que o representa: Júpiter e Mercúrio residem em vilas; a Lua e Vénus residem em lugares aquosos; o Sol, Marte e Saturno residem em florestas.

Virgem, Balança e Sagitário correspondem a cidades; Gémeos Aquário, Touro e Carneiro representam vilas; Leão e a 1ª parte de Capricórnio representam florestas; Caranguejo, Escorpião, segunda parte de Capricórnio e Peixes representam a água.

O local de nascimento do ladrão é revelado pela morada do planeta que o rege. Os movimentos do ladrão podem também ver-se através do modo como cada planeta se move.

Deste modo, a Lua move-se da vila para a floresta; Vénus move-se da floresta para a vila e viaja numa superfície de água pouco profunda; a Lua viaja num poço profundo; Rahu viaja num buraco de cobra, poços ou espaços ocos; Saturno vagueia por terrenos de cemitério e em florestas cerradas; o Sol move-se nas montanhas; Marte move-se entre os rastejantes das montanhas.

A descrição do parágrafo anterior simboliza os movimentos do ladrão.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment