Prashna Marga- Interpretação dos Pontos Ashtakvarga nos Trânsitos

Abstrato

Neste artigo  descrevemos  a interpretação dos pontos Ashtakvarga dos planetas nos trânsitos segundo a obra Prashna Marga.

Interpretação dos Pontos Ashtakvarga nos Trânsitos

Quando um planeta não distribui pontos (bindus), o signo por onde transita é considerado fraco. Um planeta pode distribuir entre 0 (zero) e 8 pontos. Quando um planeta distribui de 0 a 3 é considerado baixo; 4 pontos é considerado moderado; acima de 4 é considerado auspicioso.

Os efeitos dos planetas devem ser referidos às casas nas quais cada planeta distribui pontos, como referido para cada planeta no artigo anterior. O cálculo dos pontos distribuídos por cada planeta é feito por qualquer software de astrologia Jyotish, incluindo o gratuito Jaganatha Hora.

Efeitos  Ashtakgarva do Sol

Quando o Sol transita pelos signos em que distribui 8 pontos, os efeitos serão grande riqueza, prosperidade de grande dimensão; quando transita por essas casas  com 7 pontos os efeitos são muitos confortos, pompa, felicidade; quando transita com 6 pontos eleva-se em poder;

Com 5 pontos, o Sol permite alcançar riqueza; com 4 pontos alcança bons e maus resultados na mesma proporção; com 3 pontos indica fadiga em viagens; com 2 pontos indica ações imorais; com 1 ponto indica doença que pode ser severa; sem pontos indica perigo de morte[1].

Efeitos  Ashtakvarga da Lua

Quando a Lua transita pelos signos em que distribui 8 pontos, dá felicidade, prosperidade, pompa, ajuda de familiares; com 7 pontos dá ganhos a partir dos familiares, roupa confortável, boa comida à disposição; com 5 pontos dá coragem e satisfação mental;

Com 4 pontos, o trânsito da Lua indica miséria e doença; com 3 pontos indica brigas com os familiares; com 2 pontos indica brigas com o cônjuge  por causa da riqueza pessoal; com 1 ponto indica perdas que não se recuperarão; sem pontos indica tristezas pânico e perigo de morte[2].

Efeitos Ashtakvarga de Marte

Quando Marte transita pelos signos em que distribui 8 pontos indica ganhos em propriedade de terras, vitória, ganho de dinheiro; quando transita com 7 pontos indica prosperidade através dos irmãos; quando transita com 6 pontos, indica favores através dos governantes;

Quando transita com 5 pontos, Marte indica experiências agradáveis; com 4 pontos indica bons resultados e maus resultados em igual proporção; com 3 pontos indica separação de irmãos e mulheres; com 2 pontos indica brigas por causa da riqueza e do cônjuge; com 1 ponto indica medo de armas, do fogo e de doenças como varíola, etc. Sem pontos indica doenças de estômago, perigo de morte.

Ashtakvarga de Mercúrio

Quando Mercúrio transita pelos signos em que distribui 8 pontos indica respeito dos governantes; quando transita com 7 pontos indica aumento de riqueza e de conhecimentos; com 6 pontos indica sucesso em todos os esforços; com 5 pontos indica reconciliação com familiares.

Com 4 pontos indica falta de espírito em todas as coisas; com 3 pontos indica ansiedade causada por pensamentos perturbados; com 2 pontos indica doenças causadas por desequilíbrio entre vata, pitta, and kapha (a relação entre os elementos e temperamentos). Com 1 ponto indica aprisionamento à força e calamidades inesperadas. Sem pontos indica morte causada pela perda de tudo.

Ashtakvarga de Júpiter

Quando Júpiter transita pelos signos em que distribui 8 pontos indica prosperidade de um rei, alcança uma alta posição; quando transita com 7 pontos indica riqueza e felicidade; com 6 pontos indica ganho de roupas, veículos e outro, com 5 pontos indica vitória sobre os inimigos, obtenção de todos os objetivos desejados;

Quando transita com 4 pontos Júpiter indica obtenção de bons e maus resultados por igual proporção; com 3 pontos indica debilidade nervosa e doença dos ouvidos; com 2 pontos indica má disposição de governantes para com o nativo, com 1 ponto indica perda de riqueza e de relações; sem pontos indica perda de riqueza e de crianças, desarranjo mental.

Ashtakvarga de Vénus

Quando Vénus transita pelos signos em que distribui 8  pontos indica conforto de boas roupas, do sexo oposto, flores, comida fantástica; com 7 pontos indica ganho em ornamentos e pérolas; com 6 pontos  indica felicidade a partir de um cônjuge agradável;  com 5 pontos indica encontro com amigos.

Quando Vénus transita com 4 pontos indica bons e maus efeitos em proporção igual; com 3 pontos indica brigas com vizinhos e pessoas locais e com familiares; com 2 pontos indica doença e despedimento do emprego; com 1 ponto indica medo de água e de veneno; sem pontos indica todo o tipo de calamidades.

Ashtakvarga de Saturno

Quando Saturno transita pelos signos em que distribui 8 pontos indica aquisição de controlo administrativo sobre uma cidade ou vila; com 7 pontos indica ganho de servos, burros ou camelos (ou, nos tempos de hoje, veículos de transporte); com 6 pontos indica respeito de ladrões, chefias militares, populações rurais;

Com 5 pontos indica ganhos em cereais (bens alimentares); com 4 pontos indica bons e maus efeitos em igual proporção; com 3 pontos Saturno indica perda de riqueza, de cônjuge, de servos e de felicidade; com 2 pontos indica confinamento, doença e medo; com 1 ponto indica vida de deboche e sem moral; sem pontos indica má sorte em todas as coisas.

O autor de Prashna Marga refere que, quando os planetas transitam sem pontos por um signo produzem apenas efeitos negativos; quando transitam com 8 pontos produzem efeitos espetaculares.

Sobre esta descrição dos efeitos Ashtakvarga o Dr Raman faz alguns comentários pertinentes: tais efeitos não devem levar-se à letra, devendo ser também considerados os trânsitos a partir da Lua de que já falámos. Várias contradições podem surgir entre estes dois métodos de estudar os trânsitos.

A propósito, este autor da Jyotish refere que a Ashtakvarga é útil não apenas para a interpretação dos trânsitos mas também para analisar os efeitos do período dasha ou os efeitos das casas do horóscopo.

Neste artigo falámos da interpretação dos pontos Ashtakvarga nos trânsitos.  No próximo artigo falaremos do uso da força Ashtakvarga na consulta prashna.

 

[1] note que este texto foi escrito numa época em que a vida era muito frágil, hoje deve evitar-se fazer essa previsão extrema

[2]  Por favor leia a nota 1.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment