Conjunção Mercúrio Marte na 9ª Casa Signo Sagitário

aluna universitária

Neste artigo descrevemos os efeitos gerais da conjunção Mercúrio Marte na 9ª casa do horóscopo e no signo Sagitário.

Pode ler um artigo sobre a colocação de Mercúrio na 9ª casa aqui  e no signo Sagitário aqui.

Pode ler um artigo sobre a colocação de Marte na 9ª casa aqui  e no signo sagitário aqui.

Como nota inicial, diga-se que Mercúrio não está muito bem nem na 9ª casa nem no signo Sagitário, pois conta com a inimizade de Júpiter.

Já Marte está em casa e em signo amigo mas a sua presença na 9ª casa não é muito feliz para as significações do pai e de outras figuras de autoridade, com as quais há muitas vezes desentendimentos, lutas, comportamentos violentos dessas figuras ou do nativo em relação às mesmas.

Em geral estes nativos podem ser bastante inovadores na área da comunicação e da escrita, podendo afirmar-se como mestres no domínio de línguas estrangeiras, estudos culturais, filosóficos, etc.

Há uma imaginação viva e um estilo assertivo e direto, podendo dar bons cronistas de viagens ou, na moderna era das tecnologias da informação, podem ser bons divulgadores de países e culturas estrangeiras com os seus costumes e «especialidades» que atraem o público, em programas de televisão ou na Internet.

O estilo é leve e orientado para o lado prático das teorias e conceitos sobre os quais escrevem, o que lhes permite comunicar para um público mais alargado, agarrando nos tópicos que interessam ao público em geral, mais do que em temas profundos e filosóficos.

Mas, se Mercúrio tiver o grau inferior da conjunção, estes nativos podem enveredar por uma carreira universitária de estudos filosóficos, linguísticos ou culturais e podem alcançar um elevado grau de instrução sobre essas matérias, falando e escrevendo magistralmente sobre temas filosóficos e de espiritualidade, por ex.

Porém, o saber revelado por Mercúrio nesta casa é «livresco», teórico, descritivo, mais do que revelador de verdadeira sabedoria por parte do nativo. Mas isso não impede que possa alcançar elevado estatuto entre os pares numa carreira universitária.

Mas os efeitos de Marte em conjunção com Mercúrio, sendo também Marte seu inimigo, tornam muito difícil a expressão mais positiva da energia de Mercúrio nesta casa.

Deste modo, estas pessoas podem ser movidas principalmente pelo desejo de alcançar privilégios e  riqueza com a sua atividade, mesmo quando estão envolvidas em atividades relacionadas com religião ou costumes tradicionais.

A sua ligação com essas matérias não é autêntica, na generalidade dos casos, apenas se servem delas ou de certos princípios e costumes importantes para os que os rodeiam, para alcançarem benefícios para si próprios num plano mais material.

Quando Marte tem o grau inferior da conjunção, a relação com o pai pode ser bastante conturbada e o pai pode mesmo ter morrido cedo, dando lugar a um padrasto violento que deixa as suas marcas na vida destas pessoas.

Assim, podem desenvolver um modelo conflituoso no relacionamento com todas as figuras de autoridade, desde cedo na vida.  O próprio crescimento em casa pode ter sido difícil porque, além  de possíveis problemas com a figura paterna, pode ter havido problemas com irmãos, extremamente competitivos em relação ao nativo.

Assim, este pode desenvolver uma postura calculista, em relação aos valores e «princípios» dos outros, manipulando-os para tirar o máximo de vantagens para si próprio, ao mesmo tempo que faz passar uma falsa imagem de espiritualidade ou moralidade.

Quando a conjunção Mercúrio Marte se dá no signo Sagitário, Marte torna-se predominante pois está em signo amigo enquanto Mercúrio  está em signo inimigo. Mas a dupla inimizade enfrentada por Mercúrio (de Júpiter e de Marte) torna muito difícil os processos mentais e de raciocínio típicos do planeta.

Por um lado, Mercúrio nesta posição anseia por adquirir sabedoria e compreender o saber filosófico mas esta meta torna-se uma miragem, na qual Mercúrio apenas consegue esboçar alguns conceitos superficiais, sem entender verdadeiramente as ideias filosóficas ou as experiências espirituais.

Já quando Marte tem o controlo da conjunção, estes nativos adotam um estilo de comunicação muito afirmativo e dominador, quase «militar». Quando ensinam, consideram a «disciplina» como um fator fundamental da sua tarefa.

O interesse pelo conhecimento de outros países e culturas faz destas pessoas amantes das viagens constantes e da luta por ideias e causas em que acreditam. Podem mesmo assumir alguma forma de «fanatismo» ao nível das crenças e são capazes de lutar de forma agressiva por essas ideias.

Podem chegar a «vias de facto» com outros, ao discutir essas ideias, entrando mesmo na luta física ou usando a rudeza verbal para intimidar outros que têm ideias diferentes.

Assim, há uma tendência para que a conjunção Mercúrio Marte na 9ª casa e no signo Sagitário produza fundamentalismo ideológico que pode levar estas pessoas a realizar atos extremos de violência contra outros na defesa das ideias.

Quando Marte tem o controlo da conjunção e estas pessoas escolhem uma carreira no ensino, revelam em geral capacidade de inovação, usando métodos não convencionais para ensinar e são em geral bem -sucedidos.

Estes nativos podem ser aventureiros, percorrendo o mundo à aventura.  Também podem ter sucesso na área política, na advocacia, na carreira militar. Quando escolhem a área do ensino do desporto, alcançam grande sucesso, sendo carismáticos e entusiastas, capazes de fazer «descer» os conceitos à prática e aplicação fácil pelos alunos, ao mesmo tempo que conseguem motivá-los.

O temperamento irritável e em muitos aspetos imprevisível, torna difícil prever os efeitos na riqueza desta conjunção. Podem ganhar bastante mas também gastam muito com viagens e com irmãos, por ex.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment