Muhurta- Conceitos Fundamentais Panchanga

mulher em dia feliz

Neste artigo continuamos a explorar a obra Muhurtha do prof. B. V. Raman, sobre a astrologia eletiva, que consiste em escolher o «momento mais auspicioso ou muhurtha. O primeiro fator a ter em conta é o chamado Panchanga.

Panchanga

A astrologia Muhurtha usa o Panchanga ou almanaque publicado em muitos sites da índia  (e também apresentado no software de astrologia Jyotish, como o Jaganatha hora) e que é composto por 5 elementos: Tihti  ou dia lunar; Vara ou dia da semana; Nakshatra ou constelação; yoga ou  dia luni-solar; Karana ou meio dia lunar.

Destes 5 fatores os mais importantes, segundo o Dr Raman, são o dia lunar, o Nakshatra e o dia da semana. Segundo a tradição, cada um destes fatores representa uma das 5 fontes de energia que conduzem à saúde, riqueza e prosperidade dos seres humanos segundo a tradição.

Tithi– é o momento no qual , após a conjunção exata entre o sol e a Lua, se inicia a fase crescente, no qual a longitude da Lua em relação ao Sol vai aumentando até chegar aos 12º. Quando isso acontece, termina o primeiro dia lunar.

O tithi representa a energia lunar e esta, por sua vez, representa a energia mental. A cada intervalo de 12º de separação entre a Lua e o Sol há um novo dia lunar ou tithi O mês lunar é composto por 29, 5 dias. A conjunção Sol Lua corresponde a uma Lua nova; a oposição Sol Lua corresponde à Lua cheia.

Pode calcular-se o dia lunar subtraindo a longitude do Sol da longitude da Lua. Se a diferença for inferior a 180º, está -se na parte brilhante ou Sukia Paksha; se a diferença for superior a 180º está-se na parte escura ou Krishna Paksha.

Dividindo o resultado obtido na subtração referida, por 12º ou 720’ obtém-se no quociente o nº de tithis que já passaram e o resto mostra a parte do  atual Tithi que já passou.

Vara– é o dia da semana.  O planeta que rege esse dia tem influência particular.

Nakshatra– Os Nakshatras ou mansões lunares, mostram a posição da Lua no seu trânsito, a cada 13º 20’. O Nakshatra de nascimento – Janma Tara– ou Nakshatra do dia- Dina Tara são importantes. Não vale a pena calcular a sua posição manualmente, pois o software , incluindo o Jaganatha hora, apresenta a sua posição.

Yoga– Obtém-se somando a longitude do Sol e da Lua. Divide-se depois o resultado por 800. O quociente mostra o nº de yogas já expirados e o resto mostra o Yoga agora ativo.

Karana– Obtém-se a partir de múltiplos de 6 na distância entre o Sol e a Lua. Existem 11 karanas: (1) Bava, (2) Balava, (3) Kaulava, (4) Taitula, (5) Garija, (6) Vanija, (7) Visti, (8) Sakuna, (9) Chatushpada, (10) Naga e (11) Kimstughna.

Os primeiros 7 rodam 8 vezes num mês lunar, começando na segunda metade do 1º dia lunar. Os últimos 4 são designados por Karanas permanentes e ocorrem na ordem apresentada na segunda metade do 29º dia do mês lunar.

O Panchanga é a base fundamental da escolha de momentos aupiciosos , devendo ser conhecidos os elementos que  o compõem para todo o praticante que pretende aplicar este ramo da Astrologia.

A Importância do Ascendente e da Lua 

Na escolha do momento mais auspicioso é fundamental escolher um Ascendente forte , o regente do Ascendente e a Lua bem colocados e o mais dignificados possível.

Depois, é preciso ter em conta a casa que significa a matéria do que desejamos realizar e essa casa e o seu regente devem também estar o mais fortes possível. É claro que é preciso , por vezes, fazer uma boa «ginástica» para conciliar tudo mas veremos esses aspetos mais para a frente.

Mesmo quando o Ascendente é forte, alguns graus devem ser rejeitados por serem não auspiciosos (Lagna tyajya.  O tipo de signos- fixo, cardinal ou mutável– a escolher também depende da matéria da questão e os princípios são semelhantes aos usados na Astrologia Horária.

Damos a seguir algumas indicações sobre graus de signos a evitar na escolha do Ascendente, segundo o Dr Raman:

Signos  Carneiro Touro, Virgem e Sagitário– os primeiros 3º destes signos devem evitar-se pois  a tradição diz que têm a natureza da serpente (bhujanga) e, por essa razão, são destrutivos.

Signos Caranguejo, Escorpião, Capricórnio e Peixes– os 3º últimos de cada um destes signos deve evitar-se pois são presididos pela energia de Rahu, considerada maléfica.

Signos Gémeos, Leão Balança e Aquário– os graus de 13º 30 ‘ a 16º 30’ devem ser rejeitados porque têm regência da força maléfica Gridhra (esta palavra tem muitos significados em várias tradições, incluindo de caráter religioso mas também significa em termos gerais «abutre»).

Dias a Evitar

Terça feira e Sábado devem evitar-se para qualquer trabalho ou ação auspiciosa.

O 4º, 8º, 12º e 14º dias lunares, tanto na parte brilhante como escura  não são apropriados  para trabalhos auspiciosos. No entanto, o Dr Raman afirma que, pela sua experiência, o 12º dia pode ser bastante auspicioso, se os restantes fatores [1] forem fortes

Períodos Tyajya dos Nakshatras

Cada Nakshatra tem os seus períodos negativos ou tyajya e estes são sempre rejeitados para escolher o momento apropriado para uma dada ação. Cada período negativo  tem a duração de 4 ghatis ou 1h 36 min.

A seguir damos os tempos Tayjya para os Nakshatras,  com o ghati em que se inicia o período negativo. Pode parecer complicado, para um ocidental, a medida de tempo em ghatis mas, na verdade, é simples: pode consultar-se online uma das muitas páginas de panchang que dão toda a indicação de que necessita para calcular o  muhurtha para um dado dia, em todos os fatores importantes, e tem-se em conta que, a partir do ghati indicado a seguir,  conta-se o período de 1h 36’ a evitar:

Aswini 50; Bharani 4; Krittika 30; Rohini 40; Mrigashira 14; Ardra 21; Punarvasu 30; Pushya 20; Aslesha 32; Magha 30; Poorva phalguni 20; Uttara phalguni 1; Hastha 21; Chitra 20; Swati 14; Visakha 14; Anuradha 10; Jyeshta 14; Moola 20; Poorvashadha 20; Uttarashadha 20; Shravana 10; Dhanishta 10; Satabhisha 18; Poorvabhadrapada 16; Uttarabhadrapada  e Revati 30.

No próximo artigo continuaremos a explicar os procedimentos da Astrologia Muhurtha.

 

[1] Como referimos supra, Nakshatra, Tithi, Vara são os fatores mais importantes.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment