Exemplos Práticos de Escolhas Muhurtha

Mudança de casa

Neste artigo falamos de exemplos práticos de escolhas muhurtha 1  referentes a situações do dia a dia  e das configurações ideais para cada situação que devem estar presentes na carta eletiva . Como os restantes artigos desta série, este segue a obra Muhurtha do Dr B. Va. Raman.

Escolhas Gerais de Muhurtha

Contratar empregados. Terça e Sábado devem ser evitados para lançar a carta eletiva.  A 11ª casa da carta eletiva é essencial. O regente desta casa deve estar forte. Saturno deve estar colocado na 11ª casa e não deve receber o aspeto de Marte nem de Rahu.

O regente da 6ª casa deve estar colocado na 11ª casa . Esta deve conter, o mais possível, um signo fixo. Mercúrio também não deve sofrer aflições, caso contrário indica roubo (dos empregados ao nativo).

Iniciar uma biblioteca– Mercúrio deve estar exaltado ou estar colocado no Ascendente. Quinta feira é o melhor dia. O Ascendente deve ser fortalecido colocando um planeta maléfico na 11ª casa.

Comprar utensílios– para utensílios em latão, colocar na carta Júpiter em aspeto favorável com a Lua; objetos de cobre, colocar Júpiter em aspeto com Marte; para objetos em ferro e aço, colocar Júpiter em bom aspeto com Saturno; para objetos de prata, colocar Júpiter em bom aspeto com o Ascendente.

Para este efeito, devem evitar-se os Nakshatras de Aslesha, Moola e Jyestha. Para comprar ferramentas, evitar o 8º e 9º dias e a Lua Nova.

Comprar joias– O Sol e a Lua devem receber bons aspetos e estar bem colocados. Os dias lunares desfavoráveis e os Nakshatras desfavoráveis devem evitar-se pode consultar estes elementos num artigo anterior.

Emprestar dinheiro– não se deve emprestar dinheiro nos dias com regência dos Nakshatras Krittika, Magha, Moola, Satabhisha, Uttara Phalguni, Punarvasu nem no dia do  nosso Nakshatra de nascimentos (da Lua). Mas esses são os melhores dias para se receber o dinheiro que se emprestou.

Terças e Sextas também não são auspiciosos para se emprestar dinheiro. Nunca se deve emprestar dinheiro num sábado que coincida com uma Lua nova. Na carta eletiva, os regentes do Ascendente e da 7ª casa devem estar dispostos de forma favorável. Também deve rejeitar-se a posição da Lua em Escorpião, que é desfavorável para a pessoa que empresta.

Pedir dinheiro emprestado– Não se deve pedir dinheiro emprestado num dia com regência de Krittika, Moola, Punarvasu, Dhanishta ou do nosso Nakshatra de nascimento (Lua).

A conjunção entre a Lua, Marte e Saturno deve evitar-se caso contrário pode haver desentendimentos e brigas que acabam em tribunal.

Quando o dinheiro a pedir é para usar rapidamente em assuntos pessoais ou da vida doméstica, a Lua deve estar em aspeto favorável com o Ascendente.

Se o dinheiro a pedir é para gastar ou investir num negócio, a Lua deve estar em aspeto favorável com Mercúrio  e o regente do Ascendente.

Como em qualquer carta eletiva que se deseja levantar,  a escolha do dia lunar, do dia da semana, do Nakshatra e Tarabala (força da constelação)  são essenciais.

Fazer compras para um negócio– Quinta feira, o 10º dia lunar e a constelação de Pushya são as melhores escolhas. Terça feira deve ser completamente rejeitado.

Sábado é aceitável. Mercúrio, o regente da 2ª casa e a 2ª casa devem estar fortes. Quando compra para vender comercialmente, evite que Mercúrio esteja aflito por Marte pois destrói os stocks e causa desentendimento e querelas.

Mercúrio e Júpiter em conjunção no Ascendente ou em aspeto mútuo favorável são excelentes para este fim.

Vender para Obter Lucro – Nem a Lua nem Mercúrio devem estar em conjunção ou aspeto com Marte. A posição da Lua no signo Touro, Caranguejo ou Peixes é, pela ordem apresentada, a que mais favorece o vendedor.

Mercúrio está mais bem posicionado numa casa kendra. Se isto não for possível, deve tentar-se colocá-lo num aspeto favorável com Júpiter. O dia de terça feira deve ser evitado. Segunda, Quarta ou Quinta feira são os melhores dias.  Sexta feira não é também auspicioso e Sábado é mediano.

Mudar de um Lugar para o Outro– O dia com regência do Nakshatra da Lua de nascimento deve ser evitado. Anuradha, Mrigashira e Hastha são os melhores Nakshatras.  Mas não deve viajar-se no 9º dia lunar.

As forças Chandra Bala (força da Lua)  e Tarabala (força do Nakshatra) devem estar asseguradas, bem como a força do Ascendente.  A Lua e o Ascendente devem estar ambos em signos fixos.

Júpiter e a Lua devem estar numa casa kendra, de preferência no Ascendente ou na 10ª casa.

Recuperar dinheiro– O Ascendente da carta eletiva não deve calhar na 8ª ou 9ª casa a partir do Ascendente da carta natal. O regente da carta eletiva deve estar forte. O regente do Ascendente e o regente da 2ª casa devem estar bem situados.

Penhorar Bens– os artigos penhorados em dias com a regência dos Nakshatras Visakha, Krittika (Sadhana), Bharani, Magha, Poorva Phalguni, Poorvashadha, Poorvabhadrapada (Vajra), Ardra, Aslesha, Jyeshta  e Moola (Theeshana) não serão recuperados.

Júpiter e a Lua deverão estar bem colocados em relação um ao outro. Terças e sextas não são auspiciosos e devem rejeitar-se também os dias lunares considerados em geral não auspiciosos (consultar os artigos anteriores sobre muhurtha9.

Fazer um Testamento– O Ascendente, o regente do Ascendente e a Lua devem estar todos colocados em signos fixos. Quarta e Quinta feira são os melhores dias e o Nakshatra de Pushya é o melhor.

Terça e sexta feira devem ser evitados. Será mais benéfico para os legatários que o Ascendente da carta eletiva seja um signo de Júpiter ou de Vénus. Marte e Saturno devem estar colocados na 3 casa ou na 11ª casa. A 8ª casa deve estar forte

Obras em casa– Estas não devem ser começadas numa Terça feira. Sexta feira quando o Ascendente é Touro ou Balança e  Segunda feira quando o Ascendente está em Caranguejo é um bom momento para iniciar reparações em casa.

Na carta eletiva levantada para este efeito, o Ascendente deve conter um planeta benéfico e a Lua deve estar colocada num signo de Água. Quanto aos dias para iniciar as obras, Segunda, Quarta e Sexta são os melhores.

Não devem iniciar-se obras nos dias em que os  Nakshatras  a seguir têm a regência: Krittika, Magha. Pushya, Pubba, Hastha, Moola e Revati  e quando Marte está a transitar pelo Nakshatra.

A melhor combinação para lançar as fundações de uma casa, ou para entrar numa casa nova ou comprar ou vender uma casa é: uma Quinta feira em que Júpiter está colocado em um dos seguintes Nakshatras: Rohini, Mrigashira, Ashlesha, Uttara Phalguni, Poorvashadha, Uttarashadha, Shravana  Uttarabhadrapada.

Mudar de Casa– Deve haver Tarabala (força do Nakshatra) e Chandra bala (Força da Lua). Quando isso acontece, o  Nakshatra de nascimento  também é propício.

Os dias de segunda, quarta, quinta e sexta são favoráveis. Os dias de Sábado , Domingo e Terça feira devem ser rejeitados.  Os dias lunares negativos, em especial quando se trata de Riktha, devem ser rejeitados.

Quando a casa não é para habitação própria, deve cuidar-se de ter a casa que representa o propósito da casa, forte. Por ex., se é para vender, a 11ª casa deve estar forte na carta eletiva.

A regra geral é que deve ser escolhido um dia  da semana propicio, um dia lunar favorável e um Nakshatra favorável.

No próximo artigo publicaremos procedimentos destinados aos que se dedicam á jardinagem ou agricultura e procedimentos para escolher quando semear e plantar.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment