Muhurtha- Escolhas para Viajar

casal em viagem

Neste artigo descrevemos os procedimentos muhurtha para escolher a melhor carta eletiva para fazer escolhas para viajar. A vantagem deste método sobre o método prashna é a possibilidade de escolher as melhores configurações na carta eletiva antes de decidir a data da viagem.

Os leitores poderão comparar a informação a seguir com a que foi dada a partir da obra Prashna Marga sobre as viagens mas deverão ter em conta as diferenças entre a consulta prashna e a consulta eletiva. Na astrologia horária não se escolhem as configurações melhores para, com base nestas, escolher o dia da viagem.

Escolher A Data de Uma Viagem

Para realizar uma viagem, os melhores dias lunares são: 2º, 3º, 5º, 7º, 10º, 11º, 13º.

O 14º dia lunar e os dias de Lua Nova e Lua cheia deverão evitar-se por completo.

Os Nakshatras que favorecem uma viagem segura , a conclusão das matérias que conduziram à  viagem e o regresso em segurança são: Mrigashira, Ashwini, Pushya, Punarvasu, Hasthha, Anuradha, Shravana, Moola, Dhanishta, Revati.

A viagem deverá começar no 2º, 3º  ou 4º pada dos Nakshatras, evitando-se o 1º pada  o mais possível.

Por outro lado, não deve iniciar-se uma viagem em dias com regência de Krittika, Bharani. Ashlesha. Visakha, Poorva Phalguni, Poorvabhadrapada   ou Ardra. Alguns consideram que há exceções.

Assim, por ex., pode viajar-se,  segundo essa posição , depois de passado um certo número de ghatis. Indicam-se a seguir os gathis que devem passar para cada um dos Nakshatras desfavoráveis :  Krittika – 13 ghatis; Bharani – 7; Makha – 14;

Poorva Phalguini, Poorvashadha e Poorvabhadra – 16; Swati, Ashlesha  e

Visakha – 14.

Porém, o Dr Raman, baseado na sua própria experiência, considera não dever viajar-se nos dias com regência de Bharani nem de Krittika.

Deve também evitar-se viajar para Este à 2ª feira e ao sábado; para sul à 5ª feira; para oeste ao domingo e à 6ª feira. ; para norte à 4ª e 3ª feira. Porém, pode evitar-se o caráter negativo destes dias escolhendo  um momento propício destes dias:

Assim, poderá viajar-se passados 22 ghatis na 5ª feira, 12 ghatis na 3ª  e 4ª feira; 15 ghatis à 6ª feira e domingo, 8 ghatis ao sábado e 2ª feira; depois desse tempo, esses dias deixam de ser desfavoráveis para viajar. No entanto, o Dr Raman afirma que a 3ª feira deve evitar-se a qualquer momento, na sua opinião.

Os signos Carneiro, Touro, Caranguejo, Leão, Balança e Sagitário são favoráveis para iniciar uma viagem. O signo da Lua natal também é favorável para viajar. Deste modo deve ter-se o cuidado de escolher um destes signos para o Ascendente da carta eletiva.

Mas não é favorável iniciar uma viagem quando o Ascendente que corresponde ao momento do seu início é o signo do Ascendente natal. Este nunca deve ser escolhido para iniciar uma viagem. O 5º, 7º ou 9º signos a partir do signo Ascendente natal também não devem ser escolhidos como Ascendente da carta eletiva para a viagem.

A colocação de Vénus ou Júpiter no Ascendente da carta eletiva é muito favorável para o sucesso da viagem.

Embora os textos clássicos refiram ainda outros fatores e yogas a considerar na escolha, o Dr Raman considera que isso torna muito difícil a escolha, sobretudo porque é, por vezes, necessário viajar por razões imperativas, num prazo curto.

Deste modo, as regras expostas são na sua opinião, suficientes para fazer a escolha de um momento propício para viajar.

Há, ainda assim, alguns bons princípios a respeitar: viajar na hora mais propícia do dia e escolher: um bom dia lunar; um Nakshatra favorável; um Ascendente fortalecido na carta eletiva e a ausência do Panchaka dosha.

Este dosha ou aflição refere-se à realização de uma atividade num momento em que este não favorece essa atividade. Existem 5 tipos de Panchak, baseados nos dias : Mrityu (morte); Rog (doença), Kingdom (Raj); Agni ( fogo) e Chor (roubo).

Combinações que Favorecem o Sucesso de uma Viagem

– A Lua deve estar forte e dignificada no momento da partida;

– Evitar os dias de mudança de estação no outono e no Inverno e os dias em que o Sol entra num novo signo.

– A Lua deve estar colocada na 3ª, 6ª, 9ª ou 12ª e Júpiter deve estar colocado numa casa kendra a partir do Ascendente da carta eletiva.

– Também é favorável começar a viagem com a Lua no Ascendente desde que este esteja fortalecido com a presença de Vénus ou de Júpiter numa casa kendra.

– Quando Júpiter está forte no Ascendente da carta eletiva e a Lua está em qualquer casa exceto a 8ª, é também uma boa combinação para viajar.

– Quando a Lua está colocada na 7ª casa e Mercúrio e Vénus estão na 4ª casa também é uma excelente combinação para viajar.

– Quando Mercúrio está na 4ª casa e Júpiter está na 2ª ou 7ª casa da carta eletiva, neutraliza todos os aspetos menos positivos da carta.

– Planetas benéficos colocados em casa trikona ou kendra e dignificados também neutralizam os aspetos desfavoráveis restantes na carta.

– Júpiter colocado no Ascendente , planetas maléficos colocados em casas upachaya e Vénus colocado em qualquer casa exceto a 7ª, são uma excelente combinação para viajar.

Viagens curtas– para realizar uma viagem de curta duração bem- sucedida, o Ascendente e a Lua devem estar fortes na carta eletiva. Se estas condições não forem possíveis, o melhor é começar a viagem tendo em conta a força do Nakshatra (Tarabala) e da Lua ( chandra bala).

Viagens de Longa distância– Respeitar as regras gerais descritas acima. Para prevenir atrasos e outros problemas a Lua deve estar na fase crescente e bem colocada. Marte não deve estar colocado na 8ª casa.

Escolha um dia em que o Ascendente da carta eletiva coincide com o signo da Lua da carta de nascimento.

Não deve haver planetas maléficos colocados na 7ª casa. Em viagens de carro ou comboio o regente do  Ascendente da carta e o regente da  8ª casa não devem sofrer aflições por Marte nem Rahu.

Quando Marte aflige o Ascendente há perigo de acidentes durante a viagem. Se Rahu aflige o Ascendente há probabilidade de desapontamento na viagem ou doença.

Viagens de avião- no Ascendente da carta deve haver um signo de ar. Deve assegurar-se a Tarabala ou força do Nakshatra. Marte não deve estar colocado no Ascendente nem na 7ª ou 8ª casas. A Lua deve estar cheia ou brilhante e o mais afastada de Rahu possível.

O Ascendente da carta eletiva deve fortalecer-se colocando Júpiter numa casa kendra.

Viagem de barco– Deve escolher-se um signo de Água para o Ascendente, preferencialmente Caranguejo. O Ascendente deve estar ocupado por um planeta de elemento Água. Marte não deve estar  colocado nem no Ascendente, nem na 7ª ou 8ª casas. Vénus deve estar bem colocado.

Viagem de negócios– Se esta é para ir ao encontro de uma pessoa influente, o Ascendente da carta eletiva deve coincidir com o signo que ocupa a 10ª casa na carta natal.

Não deverá haver planetas maléficos no Ascendente nem na 9ª casa. Mercúrio, o planeta que representa o comércio e os negócios deve estar colocado no Ascendente, na 10ª ou na 11ª e não deve receber o aspeto de Saturno ou outros maléficos.

Se Mercúrio estiver retrógrado, isso favorece que o negócio se consolide e seja resolvido a favor do nativo. A Lua formando um aspeto favorável com Mercúrio também favorece o sucesso do negócio. Mas a Lua não deve estar colocada na 8ª nem na 12ª casa, caso contrário, a pessoa pode ficar doente durante a viagem.

Deste modo, deve assegurar-se que a Lua está bem colocada. Deve também fazer-se o mesmo para o regente da 2ª casa , assegurando que está bem colocado e sem receber aspetos de maléficos em especial de Marte, Rahu ou Ketu. Estes  são indicadores de obstáculos e problemas.

Diversos

Deixamos para terminar informação sobre a melhor carta eletiva para iniciar um processo em tribunal.

Iniciar um Processo em Tribunal–  Os dias desfavoráveis devem ser evitados. Escolher um dia com a regência de um dos seguintes Nakshatras: Ashwini, Rohini, Mrigashira, Pushya, Uttara phalguni, Hasta, Chitra, Anuradha, Dhanishta ou  Revati.

Os dias de 3ª feira e Sábado devem evitar-se. O Ascendente deve ser fortalecido, colocando Júpiter numa casa trikona. A 6ª casa da carta eletiva não deve conter nenhum planeta maléfico.

Os regentes do Ascendente e da 6ª casa devem estar o mais afastados um do outro possível. O Ascendente da carta eletiva ou da carta divisional navamsa correspondente deve estar ocupado pelo signo Carneiro para assegurar sucesso na litigação.

Se houver planetas benéficos em casas kendra ou em signos masculinos e houver aspetos benéficos destes, as partes chegarão a acordo.

Conforme o tipo de ação a realizar, um certo planeta deve estar forte na carta eletiva. Assim, para o casamento , Júpiter deve estar forte; para viajar, Vénus deve estar forte, para uma ação relacionada com a educação, Mercúrio deve estar forte; para uma ação enérgica que implica luta, Marte deve estar forte.

Para uma ação envolvendo lideres, pessoas com poder, membros da administração ou governo,  o sol deve estar forte.

 A Lua deve estar forte para todas as ações.

Quando não há um momento realmente auspicioso num dia e é preciso realizar uma ação, escolher o meio desse dia. Para tal, vê-se a hora a que o Sol nasceu e a hora a que se porá. Se o dia tiver 12h e 30 min, deve somar-se a metade deste tempo (6h 15 min) à hora do nascer do sol, para realizar a ação.

Em todas as cartas eletivas, tentar que Vénus ou Júpiter estejam no Ascendente e, se tal não for possível, colocá-los numa casa kendra ou trikona, para neutralizarem as aflições da carta.

Finalmente, ter em mente que a Muhurtha, apesar de todas as suas virtudes, não pode cancelar por completo as aflições do horóscopo natal: pode suavizá-las  e reduzi-las mas não anulá-las pois a carta natal  é sempre a base de todas as previsões.

Assim, deve ter-se em conta sempre a carta natal, quando se fazem consultas prashna (horária) ou eletivas (muhurtha).

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment