Muhurtha no Cultivo de Plantas

Plantação de arbustos

No artigo de hoje falamos da muhurtha aplicada ao cultivo de plantas, sendo por isso um artigo destinado aos que gostam de jardinar ou se aventuram  no cultivo de algumas plantas ou pretendem comprar alguma parcela de terreno e prepará-lo para o cultivo.

Comprar Terras para cultivar – Segunda, Quarta e Sábado são considerados bons dias. A Lua deve estar cheia e Marte deve ocupar a 4ª casa da carta eletiva. Dias com Ritkhta tithi devem ser rejeitados. O karana Vishiti também deve ser rejeitado.

Os melhores Nakshatras são: Ashwini, Rohini, Mrigashira, Punarvasu, Pushya, Uttara phalguni, Shravana, Satabhisha, Uttarabhadrapada.

Lavrar a Terra– O solo deve ser lavrado em dias com regência de planetas benéficos. O signo Leão, o signo ocupado pelo Sol ou os Nakshatras com regência do Sol são favoráveis.

Os Nakshatras favoráveis são: Rohini, Punarvasu, Pushya, Uttara phalguni, Hastha, Anuradha, Moola, Uttarashadha  e Uttarabhadrapada.

Todos os dias lunares, à exceção do 4º, 6º, 8º,9º, 10º e exceto os dias de Lua nova, são favoráveis.

Quanto ao Ascendente da carta eletiva, os signos Touro, Gémeos, Caranguejo, Capricórnio e Peixes são os melhores. Escorpião (que pode causar perda das colheitas devido a fogo) e Aquário(que pode indicar perda de colheitas devido a roubo) devem ser evitados. Quanto a Carneiro, é desfavorável para a saúde do gado.

Adicionalmente, não deve haver planetas maléficos no Ascendente e deve escolher-se a metade brilhante do mês lunar.

Colher e Semear-  Podem semear-se todos os tipos de sementes em dias com regência dos Nakshatras de Hastha, Chitra, Swati, Magha, Pushya , Uttara Phalguni, Uttarashadha, Uttarabhadrapada, Rohini, Revati, Ashwini, Moola ou Anuradha, desde que o tithi (dia lunar) também seja favorável.

Escolher o Dia da Semana para Semear ou Plantar

O Ascendente da carta eletiva deve ter  regência do regente do dia da semana.

Agora deve ter-se em conta que cada tipo de planta tem dias mais favoráveis do que outros:  assim, para cenouras e beterrabas, deve escolher-se um dia em que a Lua está em Sagitário;

Para semear batatas e outros legumes que crescem debaixo da terra, é melhor um dia em que o Ascendente é um signo de água.

Já para plantar árvores de fruto, a quinta feira é o melhor dia, quando o Ascendente da  carta eletiva é Sagitário ou Peixes.

Já para o plantio do tomate, deve escolher-se um dia em que a Lua está cheia e no signo Caranguejo. O signo Capricórnio no Ascendente deve rejeitar-se.  De modo geral, considera-se que o signo Caranguejo no Ascendente favorece uma colheita abundante. A Lua deve estar sempre cheia e, para além do signo Caranguejo, também pode escolher-se Escorpião ou Peixes.

Para semear plantas de flor ou estacas de plantas de flor, deve escolher-se uma carta eletiva em que o Ascendente é Touro ou Balança.

Para semear sementes de sésamo, ragis (um cereal cultivado em algumas partes do mundo e usado para fermentação) e todas as sementes de cor preta, é melhor escolher um momento em que Capricórnio ou Aquário estão no Ascendente da carta eletiva.

Quando o signo Balança está no Ascendente, a colheita é menos abundante mas os frutos ou flores são maiores.

Escolher o signo para Semear ou Plantar

Signo Carneiro no Ascendente da carta eletiva- é favorável para o plantio do alho.

Signo Touro no Ascendente da carta eletiva- é favorável para semear ou plantar pêssegos, ameixas, batatas, rabanetes, cebolas, nabos.

Signo  Gémeos no Ascendente da carta eletiva- por ser um signo estéril, não é favorável para nenhuma sementeira nem plantio.

Signo Caranguejo no Ascendente da carta eletiva – é favorável para o plantio de feijão, couves, alfaces, melão, pepinos, couve flor, milho, tomate, abóbora, melancia , cereais.

Signo Leão no Ascendente da carta eletiva- é desfavorável para a sementeira ou plantio de todas as plantas e especialmente desfavorável para semear batatas e outros legumes que crescem debaixo da terra.

Signo Virgem no Ascendente da carta eletiva- é favorável para as plantas de flor.

Signo Balança no Ascendente da carta eletiva- é favorável para a sementeira de trigo, centeio, cevada, arroz e outras colheitas de campo.

Signo Escorpião no Ascendente da carta eletiva- é favorável para semear alho e cebola.

Signo Sagitário no Ascendente da carta eletiva- é favorável para as colheitas da Primavera, pimenta, alho.

Signo Capricórnio no Ascendente da carta eletiva- é favorável para semear batatas, rabanetes e nabos.

Signo Aquário no Ascendente da carta eletiva-  é favorável para semear todos os cereais e grãos pretos. Também é favorável para plantar sementes de coco.

Signo Peixes no Ascendente da carta eletiva- é favorável para semear pepinos, abóboras, melancias, rabanetes e cenouras.

Escolher o  Tithi ou dia Lunar para Plantar ou Semear

Todos os dias ímpares, com exceção do 9º são favoráveis. Pelo contrário, todos os dias pa.res, exceto o 2º e o 4º, são desfavoráveis.

O Dr Raman cita um velho livro de Muhurtha: o arroz deve semear-se ao domingo quando o Sol está no Ascendente da carta eletiva.

Sementes de flores aquáticas (nenúfar, flor de lótus, etc) devem semear-se á 5ª feira quando Júpiter está no Ascendente. Sementes de flor também podem semear-se à 3ª, quando Marte está no Ascendente da carta eletiva.

Sementes da Palmeira Palmira devem semear-se à 4ª quando Mercúrio está colocado no Ascendente da carta eletiva.

As sementes de árvores de fruto com longa vida devem semear-se á 5ª, quando Júpiter está colocado no Ascendente da carta eletiva.

Sementes de árvores de flor devem semear-se à 6ª, quando Vénus está colocado no Ascendente da carta eletiva.

Sementes de grãos pretos devem semear-se ao Sábado quando Saturno está no Ascendente da carta eletiva.

Finalmente, ter em conta que, para toda a atividade agrícola, a 8ª casa da carta eletiva deve estar vazia.

Escolher o Nakshatra para Plantar ou Semear

As plantas de flor e as árvores ou arbustos de fruto crescem melhor quando semeadas nos dias com regência dos Nakshatras de Mrigashira, Punarvasu, Hastha, Chitra, Swati, Anuradha e Revati.

O Nakshsatra Rohini favorece o crescimento das árvores. Punarvasu favorece o crescimento de cana de açúcar.

Pushya favorece o crescimento de todo o tipo de grãos.

Shravana e Swati favorecem o crescimento do arroz.

Anuradha é bom para o crescimento do sésamo ou gergelim.

Moola favorece ocrescimento de plantas trepadeiras e todo o tipo de raízes.

Satabisha favorece as colheitas de grãos pretos.

Podar ou enxertar-  para realizar estas atividades, Saturno deve estar colocado favoravelmente, de preferência na 6ª ou na 11ª casas. A 8ª casa deve estar vazia e o Ascendente da carta eletiva deve ser fortalecido assegurando que  há um planeta benéfico colocado numa casa angular (kendra).

A 3ª feira e os tithis ou dia slunares Riktha devem evitar-se.

A Lua deve estar bem colocada e forte em todas as atividades agrícolas, sem qualquer associação ou conjunção com Saturno, Rahu ou Ketu.

Cortar Árvores (para lucro com a madeira)- A Lua deve estar no último quarto para que a madeira seja maciça, forte e duradoura. O Ascendente da carta eletiva deve ser um signo seco, de preferência recebendo o aspeto de um planeta seco.

Começar a Colheita– é favorável iniciar a colheita em dias com regência de Bharani, Rohini, Mrigashira, Aridra, Pushya, Magha, Uttara phalguni, Hastha, Visakha, Anuradha, Uttarashadha  e Shravana.

Os dias lunares 4º, 8º, 9º, 11º, 12º e 14º devem ser evitados e o mesmo acontece com a Lua nova. No Ascendente da carta eletiva deve estar um dos seguintes signos: Touro, Gémeos, Virgem, Balança, Sagitário ou Peixes.

Também são boas para fazer a colheita as seguintes combinações: um dia lunar favorável com Peixes no Ascendente da carta eletiva e regência do dia por Bharani; Ascendente da carta Escorpião e regência do dia por Shravana; Ascendente da cartea com o signo Caranguejo e regência do dia pelo Nakshatra de Visakha.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment