Divisões dos Signos-Shadvarga

painel com flores e frutos estilizados

Neste artigo continuamos a explorar os ensinamentos dados por Varaha Mihira na sua obra Brihat Jataka. Nele explicamos as divisões dos signos – shadvarga- que estão na base das cartas divisionais.

Signos Planetas e Divisões

Os planetas Marte, Vénus, Mercúrio,  Lua, Sol, Mercúrio, Vénus , Marte, Júpiter, Saturno e Saturno e Júpiter são, respetivamente, regentes dos signos e dos navamsas e dwadasamsas.  Os vários signos do Zodíaco começam com os navamsas de Carneiro, Capricórnio, Balança e  Caranguejo.

seis modos de divisão da eclíptica (360º do Zodíaco) (Shadvarga). Estas divisões são:

 Signo, na qual a eclíptica é dividida em 12 partes iguais de 30º cada;

Hora, na qual cada signo é dividido em 2 partes iguais de 15º cada;

Drekkana na qual cada signo é dividido em 3 partes iguais de 10º cada;

Navamsa na qual cada signo é dividido em 9 partes iguais de 3º 20’ cada;

Dwadasamsa na qual cada signo é dividido em 12 partes iguais de 2º 30’ cada;

Trimsamsa na qual um signo é dividido em 30 parte iguais de 1º cada.

Os 27 Nakshatras têm, no total, 108 padas.  Um Navamsa corresponde a um pada de Nakshatra, havendo, deste modo, 108 navamsas. A regência dos Navamsas é a mesma dos signos, seguindo-se sucessivamente.

Signos e Nakshatras

Assim, o 1º navamsa começa no signo Carneiro e corresponde ao signo Carneiro; o segundo navamsa  corresponde a Touro e sucessivamente, até esgotar os signos, recomeçando-se, no navamsa seguinte, novamente com Carneiro, etc.

Os signos  da triplicidade de fogo Carneiro,  Leão e Sagitário começam com o navamsa de Carneiro;

Os signos da Triplicidade de Terra  Touro, Virgem, Capricórnio começam com o navamsa de Capricórnio;

Os signos da triplicidade de Ar Gémeos, Balança e Aquário começam com o navamsa de Balança;

Os signos de triplicidade de água Caranguejo Escorpião e Peixes  começam com o navamsa de Caranguejo.

Como vemos, são os signos cardinais a iniciar a série de navamsas para cada uma das triplicidades.

Dwadasamsas

Nas dozes partes nas quais se divide um signo, o primerio dwadasamsa tem o nome desse signo e as restantes partes seguem a ordem dos signos do zodíaco, continuando a contar a partir do nome do 1º dwadasamsa.

Se, por ex., estamos a contar os dwadasamsas do signo Touro,  o 1º tem o nome de Touro, o 2º é Gémeos e assim sucessivamente, terminado em Carneiro.

E, evidentemente, os regentes dos navamsas e dwadasamsas são os regentes dos signos:

O Sol rege o signo Leão: a Lua rege o signo Caranguejo; Marte rege os signos Carneiro e Escorpião, Mercúrio rege o signo Gémeos e o signo Virgem; Vénus rege o signo Touro e o signo Balança, Júpiter rege os signos Sagitário e Peixes e Saturno rege os signos Capricórnio e Aquário.

Trimsamsas

Na divisão de um signo em 30 partes,  a atribuição dos graus dos signos aos planetas é semelhante aos «termos» da Astrologia helenística.

Assim, nos signos masculinos, Marte tem 5º, Saturno tem 5º, Júpiter tem 8º, Mercúrio tem 7º e Vénus tem 5º. Quando os signos são femininos, esta ordem reverte-se. Os signos masculinos são Carneiro, Gémeos, Leão, Balança, Sagitário e Aquário.

Os signos femininos são Touro, Caranguejo, Virgem, Escorpião, Capricórnio e Peixes.

Tal como sucede com os termos da astrologia helenística de que falámos, a divisão trimsamsa funciona de modo idêntico: nos signos masculinos, os primeiros 5º são de Marte, os 5 º seguintes são de Saturno; os 8º seguintes são de Júpiter, os 7º a seguir são de Mercúrio e os últimos 5 º são de Vénus.

Mas, quando os signos são femininos, os primeiros 5º são de Vénus, os 7º seguintes são de Mercúrio, os 8º seguintes são de Júpiter, os 5º seguintes são de Saturno e os últimos 5º são de Marte.

Varahamihira usa a divisão trimsamsa  nos horóscopos femininos.

Um planeta é dito estar na sua divisão quando está: na sua drekkana, Hora, Navamsa, Dwadasamsa, Trimsamsa, Kshetra (próprio signo ou casa). O termo Hora usa-se tanto para significar o signo Ascendente como para designar metade de um signo (designa a divisão de um signo em duas partes).

Regentes dos Drekkanas

Os regentes drekkana de um determinado signo são o regente desse signo, o regente do 5º signo e o regente do 9ª signo ( contados a partir do 1º referido). Drekkana significa divisão por 3 , correspondendo aos decanatos da Astrologia ocidental.

Como exemplo, no signo Touro, o 1º drekkana tem regência de Vénus, regente do signo Touro; o  2º drekkana te regência de Mercúrio, regente do signo Virgem  (5º signo a partir de Touro) ; e o 3º drekkana tem regência de  Saturno, regente de Capricórnio (9º signo a partir de Touro).

Assim, fica claro que a regência dos drekkanas tem sempre a mesma triplicidade (embora haja 4 elementos – Água, Terra, Fogo e Ar) há três signos que partilham o mesmo elemento.

Varahamihira aponta, no entanto, uma outra escola de pensamento astrológico (Garga e seus seguidores) que têm uma interpretação diferente desta matéria, que ele não subscreve.

Segundo esta posição alternativa, os regentes das «horas» (duas partes do signo) são o regente desse signo e o regente do 11º signo a partir desse.

E os regentes dos drekkanas são nesta outra perspetiva, o regente do signo, o regente do 12º signo a partir desse e o regente do 11º signo a partir desse.

Notamos que a perspetiva apresentada pelo autor é a que segue a tradição astrológica mais antiga vinda da astrologia helenística e desenvolvida muitos séculos antes de ter sido levada para a Índia, nos tempos de Alexandre o Grande.

É também aquela que é aceite pela comunidade astrológica em geral. Varahamihira apoia-se também na posição do sábio Satyacharya, um dos mestres mais antigos da sistematização da astrologia Jyotish.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment