Análise da Forma e Características do Corpo

Dançarino com chapéu

Neste artigo continuamos a explorar a obra Brihat Jataka, de Varahamihra, descrevendo os indicadores da análise da forma e características do corpo. Neste artigo falamos ainda da relação entre os drekkanas e a forma do corpo e da relação entre os signos de longa, média e curta ascensão e o tamanho do corpo.

Forma e Tamanho do corpo

A estrutura e peculiaridades do corpo do recém- nascido são determinadas pelo regente do Navamsa do signo Ascendente , se este for poderoso, ou pelo planeta mais forte no horóscopo.

O tom da pele é determinado pelo regente do navamsa ocupado pela Lua. Deve ser tida em conta a influência do país, etnia etc., em que o indivíduo nasce, para determinar este efeito.

O tamanho dos membros do corpo segue os signos que os representam, começando pelo signo Ascendente, que representa a cabeça.

Tal como já referido antes, a forma do corpo é determinada pelos signos e casas que significam essas partes do corpo. Assim, o signo Ascendente representa a cabeça; o signo Touro e 2ª casa representam a face; o signo Gémeos e 3ª casa significa o peito;

A 4ª casa e signo Caranguejo significam o coração; a 5ª casa e signo Leão representam a cintura; a 6ª casa e signo virgem representam a anca; a 7ª casa e signo Balança representam o baixo abdómen; a 8ª casa e signo Escorpião representam os órgãos genitais;

A 9ª casa e o signo Sagitário representam as duas coxas; a 10ª casa e o signo Capricórnio representam os joelhos; a 11ª casa e o signo Aquário representam os tornozelos; a 12ª casa e signo Peixes representam os dois pés.

O tamanho do corpo e dos membros determina-se pela extensão dos signos que, embora esteja convencionada a extensão igual de 30º para cada um, isto na verdade não se verifica, pois há signos de curta ascensão e longa ascensão.

Assim, é a seguinte a extensão dos signos, sendo que há dois signos com a mesma extensão:

Signos de Longa, Média e Curta Ascensão

1.Carneiro e Peixes- 20

1.Touro e Aquário- 24

2.Gémeos e Capricórnio- 28

2.Caranguejo e Sagitário- 32

3.Leão e Escorpião- 36

3.Virgem e Balança- 40

Os signos referidos com o ponto 1 são designados por signos de curta ascensão; os referidos com o ponto 2 são designados por média ascensão; os referidos com o ponto 3 são designados por longa ascensão.

O tamanho dos membros do corpo segue o dos signos que ocupam as casas do horóscopo onde estão colocados. Os membros do corpo que essas casas regem serão longos se houver signos de longa ascensão a ocupar essas casas; de tamanho médio se forem signos de média ascensão e de tamanho curto se forem signos de curta ascensão.

Quando o regente de um signo de longa ascensão ocupa um signo de curta ascensão ou vice-versa, o órgão que representa será de tamanho médio. Se houver vários planetas num signo, o planeta mais forte determina o tamanho do órgão. Se não houver planetas num signo, o tamanho do órgão tem o tamanho representado pelo signo.

Drekkanas e Partes do Corpo

Cada signo tem 3 drekkanas (decanatos) e cada drekkana também representa partes do corpo.

Assim, no signo Ascendente, o 1º drekkana representa a cabeça; o 2º drekkana representa o pescoço; o 3º drekkana representa o baixo abdómen.

As casas do horóscopo também se dividem em 3 partes de 10º (correspondentes aos decanatos ou drekkanas), cada um representando uma parte do corpo:

2ª casa- 1º Drekk- olho direito; 2º drekk:- braço direito; 3º drekk- órgãos genitais.

3ª casa- 1º Drekk-ouvido direito; 2º Drekk- mão direita; 3º drekk- testículo direito

4ª casa- 1º drekk- narina direita; 2º drekk- Lado direito do corpo; 3º drekk- coxa direita.

5ª casa-1º drekk- têmpora direita; 2º drekk- peito direito; 3º drekk- joelho direito

6ª casa- 1º drekk- bochecha direita; 2º drekk- lado direito da cintura; 3º drekk- tornozelo direito.

7ª casa- 1º drekk- boca; 2º drekk- umbigo; 3º drekk- pés.

8ª casa- 1º drekk- bochecha esquerda; 2º drekk- lado esquerdo da cintura; 3º drekk- tornozelo esquerdo.

9ª casa- 1º drekk- têmpora esquerda; 2º drekk- peito esquerdo; 3º drekk- joelho esquerdo.

10ª casa- 1º drekk- Narina esquerda; 2º drekk- lado esquerdo do corpo; 3º drekk- Coxa esquerda.

11ª casa- 1º drekk- ouvido esquerdo; 2º drekk- mão esquerda; 3º drekk- testículo esquerdo.

12ª casa- 1º drekk- olho esquerdo; 2º drekk- Braço esquerdo; 3º drekk- Ânus.

Quando há planetas maléficos colocados nesses drekkanas, haverá ferimentos no membro representado. Mas, se os planetas maléficos receberem o aspeto de planetas benéficos, em vez disso haverá marcas e sinais nessas partes do corpo.

Quando os planetas referidos, sejam maléficos ou benéficos, estão no próprio signo ou próprio navamsa ou em signo fixo, os ferimentos (cicatrizes) ou marcas existem desde o nascimento.

Quando os planetas estão colocados em outros signos e navamsas, os ferimentos, cicatrizes ou marcas aparecerão no futuro, no período dasa do planeta que rege o drekkana que representa essa parte do corpo.

As feridas são causadas por meios diferentes conforme os planetas que regem o drekkana. Assim, se este for Saturno, as feridas serão causadas por pedras ou pelo vento;

Se esse planeta for Marte, os ferimentos serão causados pelo fogo, armas ou substâncias tóxicas;

Quando o planeta regente é Mercúrio (associado com um maléfico), os ferimentos serão causados pela terra;

Quando o planeta regente do drekkana é o sol, os ferimentos serão causados por madeira ou por animais quadrúpedes.

Quando o planeta regente do drekkana é a Lua minguante, os ferimentos serão causados por animais aquáticos ou por animais com chifres.

Segundo a tradição, não haverá ferimentos nas partes do corpo que têm a regência de planetas benéficos.

Os planetas benéficos são Júpiter, Vénus sem aflições, a Lua brilhante ou cheia, Mercúrio quando associado a planetas benéficos.

Quando há 3 planetas, benéficos ou maléficos, colocados num só signo, haverá de certeza uma marca, cicatriz ou sinal na parte do corpo representado pelo signo.

Quando há um planeta maléfico colocado na 6ª casa, haverá um ferimento na coxa no período dasa do planeta maléficos.

Se um planeta benéfico formar aspeto com esse planeta maléfico, aparecerá apenas uma marca branca e outra mais escura em vez do ferimento. Mas, se houver um planeta maléfico e um benéfico na 6ª casa, apenas haverá um crescimento desordenado do cabelo .

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment