Yogas Balaristha e Yogas de Cancelamento

mulher sentada num banco de jardim com semblante triste

Neste artigo falamos dos yogas Balaristha, que indicam morte prematura e dos yogas de cancelamento de Balaristha, de acordo com a obra Brihat Jataka de Varahamihira.

Balaristha ou Morte Prematura

Varaha Mihira afirma que, quando há um nascimento no período a que chama de sandhyakala[1]  e a Hora lunar[2] está a erguer-se (signo Ascendente) e em simultâneo existem planetas maléficos colocados no último navamsa dos signos, a criança morrerá pouco depois do nascimento.

Se a Lua no momento do nascimento e três planetas maléficos ocupam casas kendra, 1 em cada casa, a criança morrerá também, pouco tempo depois do nascimento.

Quando o signo Caranguejo ou o signo Escorpião se erguem no momento do nascimento (e são por isso o signo Ascendente) e se os planetas maléficos ocupam a parte Este da carta  enquanto os planetas benéficos ocupam todos a parte oeste da carta[3], a criança morrerá imediatamente após o nascimento.

Do mesmo modo, se os planetas maléficos ocuparem a 12ª  e a 2ª casas ou a 6ª e a 8ª casas, a criança também morrerá após o nascimento. Alguns comentadores afirmam que a morte só ocorrerá se as duas condições expressas nestes dois últimos parágrafos se verificarem.

Quando o signo Ascendente e o signo poente (que ocupa a 7ª casa) e o signo ocupado pela Lua estão todos ocupados por um planeta maléfico e a Lua não recebe o aspeto de planetas benéficos, a criança morrerá logo depois de nascer.

Quando um planeta benéfico ocupa a 6ª ou 8ª casa e recebe o aspeto de um planeta maléfico poderoso, ou se o regente do Ascendente ocupa a 7ª casa onde está em conjunção com um planeta maléfico e este último é mais forte[4], a criança morrerá no espaço de um mês.

Quando a Lua minguante está colocada na 12ª casa a partir do Ascendente e há planetas maléficos colocados no Ascendente e na 8ª casa, e não há planetas benéficos colocados nas casas kendra, a criança morrerá logo depois de nascer.

Quando a Lua está associada a um planeta maléfico e ocupa o Ascendente ou a 7ª, 8ª ou 12ª casa e não há planetas benéficos colocados em casas kendra, a criança morre pouco tempo depois de nascer.

Quando a Lua ocupa a 6ª ou 8ª casa a partir do Ascendente e recebe o aspeto de um planeta maléfico, a criança morre pouco tempo depois de nascer. Se a Lua receber o aspeto de um planeta benéfico /sem nenhum aspeto de maléficos), a criança morrerá aos 8 anos;

Se a Lua apenas recebe, quando colocada numa dessas casas, o aspeto de um planeta maléfico e o aspeto de um planeta benéfico, a criança morre aos 4 anos.

Um outro autor, Yavaneswara, afirma que, se a 6ª ou 8ª casa ocupada pela Lua tiver a regência de um planeta benéfico; ou se a Lua estiver em conjunção com um planeta benéfico, a criança não morrerá , mesmo que a Lua esteja no signo de um planeta maléfico.

Outro autor, Mandavya, afirma que, no caso referido, se o nascimento ocorre de dia mas na metade noturna do ciclo da Lua [5](Krishna Paksha) ; ou se o nascimento ocorre de noite mas no ciclo brilhante da Lua (Shula Paksha), não haverá morte, mesmo que a Lua esteja na 6ª ou 8ª casa e receba o aspeto de planetas maléficos e benéficos.

Quando a Lua minguante ocupa o Ascendente e os planetas maléficos estão todos colocados na 8ª casa e nas casas kendra; ou se a Lua ocupa a 4ª, 7ª ou 8ª casa e está cercada por maléficos (na casa anterior e na seguinte ou, se na mesma casa, um antes e outro depois da Lua) a criança morrerá.

Quando a Lua está colocada no signo Ascendente entre maléficos e há planetas maléficos colocados na 7ª e 8ª casa e a Lua não recebe o aspeto de nenhum planeta benéfico poderoso, tanto a mãe como a criança morrerão.

Um comentador acrescenta, a propósito da combinação do último parágrafo que, se houver o aspeto de um poderoso benéfico para a Lua, a mãe viverá mas a criança morrerá.

Quando, no momento do nascimento, a Lua ocupa o último navamsa de um signo e não recebe o aspeto de planetas benéficos;  ou se planetas maléficos ocupam a 5ª e a 9º casas; ou se a Lua ocupa o signo Ascendente e há planetas maléficos na 7ª casa a criança morrerá pouco tempo antes de nascer.

Se no momento do nascimento ocorre um eclipse lunar e a Lua eclipsada ocupa o signo Ascendente e está em conjunção com um planeta maléfico (Saturno)  e Marte ocupa a 8ª casa, tanto a mãe como a criança morrerão.

Se na situação descrita atrás, em vez da Lua é o Sol que está nessa configuração, a morte ocorrerá devido ao uso de armas.

Se for o Sol a estar na configuração, estará na fase de eclipse acompanhado por Saturno ou Mercúrio no Ascendente enquanto Marte ocupa a 8ª casa, a criança morrerá.

Quando o Sol ou a Lua estão colocados no Ascendente e planetas maléficos estão colocados na 5ª, 8ª e 9ª casas, a criança morrerá se o Sol ou a Lua conforme o caso, não receberem o aspeto ou não estiverem em conjunção com planetas benéficos poderosos.

Quando, no momento do nascimento, Saturno está na 12ª casa, o Sol está na 9ª  casa ,a Lua está na 1ª  e Marte está na 8ª casa, a criança morrerá pouco depois de nascer se os planetas não receberem o aspeto de Júpiter forte no horóscopo.

Note-se que só quando ocupa a 5ª casa Júpiter está em aspeto com todos os planetas referidos no parágrafo anterior. Se Júpiter estiver fraco ao lançar aspeto para os 4 planetas ou se apenas estiver em aspeto com alguns deles, não conseguirá evitar a morte da criança, segundo o autor.

Quando, no momento do nascimento a Lua  minguante está em conjunção com um maléfico na 1ª, 5ª, 7ª,8ª,  9ª ou 12ª casa  e não recebe o aspeto de Vénus , Mercúrio ou Júpiter fortes,  a criança morrerá pouco tempo depois de nascer.

O trânsito da Lua pelo zodíaco- a Lua dá 13 voltas ao Zodíaco no prazo de um ano- é considerado um catalisador para a concretização dos eventos.

Por isso, quando a Lua transita pelo signo de um poderoso planeta maléfico que indica morte, ou o signo que ela própria ocupava no dia do nascimento ou transita pelo signo Ascendente, a morte ocorre no prazo de um ano, se a Lua estiver forte e receber o aspeto de um ou vários planetas maléficos fortes.

Yogas que Cancelam as Combinações Balarishta

Apesar de haver configurações indicadoras de morte no horóscopo, há também outras configurações que, quando estão presentes, podem cancelar os yogas maléficos.

Assim, quando Júpiter ocupa o Ascendente e está forte, não haverá morte prematura.

Quando o regente do Ascendente é forte, não recebe o aspeto de planetas maléficos e recebe o aspeto de planetas benéficos colocados em casas kendra, o nativo terá vida longa.

Quando a Lua ocupa a 8ª casa, se ao mesmo tempo ocupar o drekkana de Júpiter, Mercúrio ou Vénus ,não haverá morte prematura.

Quando a Lua está na fase cheia, está colocada em signos benéficos e entre planetas benéficos e recebe o aspeto de Vénus, não haverá morte prematura.

Se Júpiter, Vénus ou Mercúrio  (um deles pelo menos) estiverem fortes e ocuparem uma casa kendra, não haverá morte prematura, mesmo que estejam em conjunção com maléficos.

Quando a Lua está colocada na 6ª casa não haverá morte prematura se ela estiver colocada no drekkana de Mercúrio, Vénus ou Júpiter.

Quando a Lua está na fase cheia e está colocada entre planetas benéficos, não haverá morte prematura.

Quando a Lua está cheia ou quando o nascimento ocorre de dia e a Lua está minguante, ou ocorre de noite quando a Lua está crescente, não haverá morte prematura mesmo que a Lua esteja colocada na 6ª ou 8ª casa.

Quando o regente da casa ocupada pela Lua ou um planeta benéfico forte está colocado numa casa kendra, não haverá morte prematura.

Quando planetas maléficos ocupam vargas (divisões) benéficas e recebem o aspeto de planetas benéficos que também estão colocados em vargas benéficas, não haverá morte prematura.

Quando Rahu ocupa a 3ª, 6ª ou 11ª casas e recebe o aspeto de planetas benéficos, não haverá morte prematura.

Quando todos os planetas ocupam signos sirodaya[6], não haverá morte prematura.

Quando há, no momento do nascimento, um planeta benéfico que é dominante numa conjunção,ou recebe o aspeto de um outro planeta benéfico, não haverá morte prematura.

Quando a Lua cheia recebe o aspeto de todos os planetas não haverá morte prematura

[1] Período no qual o sol  ainda não nasceu  por completo, mas apenas pela metade  ou o momento no qual o Sol acabou se se pôr apenas pela metade, momentos nos quais as estrelas são invisíveis, esse   momento é designado por período  sandhyakala ou Twilight.

[2] A segunda metade dos signos masculinos e a primeira metade dos signos femininos pertencem à hora lunar. Deste modo, se o Ascendente calhar numa dessas partes do signo, diz-se que a hora lunar está a ascender.

[3] Isto conta-se tendo em conta o grau do Ascendente, se este estiver a 14º de Caranguejo, por ex., a metade Este da carta começa a 14º de Carneiro e termina em 14º de Balança . a parte oeste começa a 14 de Balança e termina em 14º de Carneiro. Esta divisão do Zodíaco corresponde ao meridiano que divide o Zodíaco em duas metades iguais.

[4] Um comentador acrescenta que quando em conjunção, o planeta mais fraco é o que está mais a Sul, quando é mais pequeno em tamanho, quando está em movimento retrógrado, com menor brilho e cor ou, se em conjunção com o sol, quando está combusto.

[5] Shukla Paksha é o período da fase crescente da Lua que culmina na Lua cheia; Krishna Paksha é o período da fase minguante da Lua que culmina na Lua Nova.

[6] Os signos Sirodaya são os que se erguem pela cabeça: Gémeos, Leão, Virgem, Balança, Escorpião e Aquário.

Também Poderá Gostar de Ler

2 Thoughts to “Yogas Balaristha e Yogas de Cancelamento”

  1. Geovanna

    Ola, gostaria de tirar uma dúvida ou recomendação de post sobre a ‘SAV’ aquele quadradinho com força das casas no programa jagannatha que você recomendou aqui no blog. Tem algum post onde veja os efeitos das casas fracas? Porque vi a minha 9 muito fraca e estou enfrentando muitos problemas na universidade (essa casa diz respeito a ensino superior), você tem algum post explicando isso de forma profunda? Pois não achei, se tiver poderia recomendar link?

    Tenho só mais uma dúvida: Usar o SAV pra ver a força das casas é recomendado ou tem outros fatores no Rasi que podem melhorar isso?

    Obrigada pelo blog e ensinamentos, aguardo uma boa resposta para ambas as perguntas, está me ajudando muito.

Leave a Comment