Efeitos dos Períodos Dasa dos Planetas

Rapariga a andar de bicicleta e com guarda chuva

Neste artigo descrevemos os efeitos dos períodos dasa dos planetas, explicados no artigo anterior. Este é um sistema dasa descrito por Varahamihira, na obra Brihat Jataka, sendo distinto do sistema mais conhecido vimsottari dasa.

Analisar os Efeitos do Período Dasa dos Planetas

As regras básicas  para julgar os períodos dasa é a seguinte: quando o período é benéfico, os efeitos serão positivos; se o período é maléfico, serão negativos. Se o período tem natureza mista, os efeitos serão mistos, positivos e negativos.

Os efeitos do período dasa do Ascendente são os mesmos que os do planeta regente do Ascendente.

Quando algum planeta no nascimento está colocado em casa upachaya (3, 6, 10, 11), e estão sozinhos e em movimento direto, os resultados do seu período dasa são positivos.

Mas, quando os planetas no nascimento sofrem derrota numa conjunção (estão num grau superior ao do outro planeta) os efeitos do seu período dasa serão negativos.

Os planetas que, no início do período antardasa, recebem o aspeto de planetas benéficos ou de um planeta amigo ou grande amigo, são poderosos e não trazem problemas de saúde. Se estiverem situados de outro modo, podem trazer perigos para a saúde.

Nos períodos benéficos dos planetas a pessoa pode adquirir os metais que são significados por esse planeta. No período maléfico do planeta pode perder esses metais.

No período antardasa de um planeta a pessoa terá a ocupação significada por esse planeta.

Os efeitos descritos para as 12 casas do horóscopo, signos e aspetos planetários e para os yogas (à exceção dos Nabhasa yogas)  ocorrem no período dasa do planeta que é mais forte nos yogas formados pelos planetas.

No período dasa de um planeta o tom de pele também muda de acordo com o elemento que é presidido pelo planeta que rege o dasa. Há 5 elementos: Água, Terra, Ar, Fogo e Akas (éter). Mercúrio preside ao elemento terra; Vénus e a Lua presidem ao elemento Água; o Sol e Marte presidem ao elemento fogo; Saturno preside ao elemento Ar. Júpiter preside ao elemento Akas.

Assim, no período dasa de cada um destes planetas, a compleição do nativo sofre a influência do elemento presidido pelo planeta que rege o dasa.

Quando, no período dasa  o planeta que rege o dasa produz efeitos benéficos numa determinada configuração e efeitos negativos em outra configuração, nem uns nem outros se manifestarão.

Período do Sol

Quando o período do Sol é benéfico (consultar as definições dadas para Sampurna, Adhama, etc)  o nativo adquire riqueza através da venda de perfumes, ornamentos, vestuário e peças em pele, joias de ouro, etc. Mostrar-se-á corajoso e determinado, cruel, perseverante e alcança fama.

No período maléfico do Sol o nativo terá problemas devido à esposa, filhos, dinheiro, inimigos, fogo, armas ou devido ao governo (instituições do estado). Distribuirá generosamente prendas mas fará más ações. Terá desentendimentos com subordinados. Terá falta de paz mental e sofrerá de dores no peito e doença cardíaca.

Quando um período tem simultaneamente efeitos positivos e negativos, o período também terá efeitos mistos.

Período da Lua

No período dasa benéfico da Lua o nativo obtém benefícios através das práticas espirituais. Pode ganhar através de produção de laticínios, açúcar, produtos alimentares, incluindo sementes, roupa, flores, artigos de diversão ou brinquedos.

O nativo mostrará respeito pelas pessoas mais velhas, pela tradição, pelos sábios. Terá filhas, acumulará mais sabedoria, riqueza e boa reputação.

Durante o período dasa maléfico da Lua o nativo será indulgente, dormindo demais, ocupando o tempo de forma ociosa, perderá sabedoria, riqueza e reputação. Terá brigas com pessoas poderosas e com familiares.

Período de Marte

Durante o período benéfico de Marte a pessoa lutará com os inimigos, ganhará riqueza através dos irmãos ou do governo, de transação de terras, artigos de lã e de rebanhos.

No período dasa maléfico de Marte o nativo terá mau relacionamento com os filhos, com o cônjuge, irmãos, amigos , pessoas instruídas e professores.

Sofrerá de doenças associadas a sede, impurezas no sangue, bile, febre, relações sexuais com outros que não o cônjuge. Pode perder um membro.(mais provável nos tempos antigos).

Associar-se-á com pessoas de má índole que fazem más ações. Tornar-se-á perverso, áspero no discurso e cruel.

Período de Mercúrio

No período dasa benéfico de Mercúrio a pessoa adquire riqueza através da comunicação, produção de informação, de mensagens, etc. e através dos amigos, professores e sábios.

O nativo alcançará uma boa reputação e adquirirá bens de riqueza e conforto, tornando-se também mais popular.  Porá outros a ridículo e servirá sob o comando de outros. Aumentará a sua sabedoria e fará boas ações com sucesso.

No período dasa maléfico de Mercúrio a pessoa torna-se áspera no discurso e sofrerá desgostos, aprisionamento, dor mental e sofrerá de doenças relacionadas com o vento, bile e fleuma.

Período Dasa  de Júpiter

Durante o período dasa benéfico de Júpiter a pessoa adquire riqueza através da sua instrução, de atos ligados à religião ou espiritualidade, de ações de coragem e génio, devido à sua personalidade brilhante, fama militar, devido ao governo ou relação com o divino.

No período terá um aumento de riqueza, veículos e confortos, pedras preciosas, etc., e da amizade com pessoas bem colocadas e importantes na sociedade.

Durante o período dasa maléfico de Júpiter a pessoa adquirirá conhecimento de coisas que exigem muito génio, sofrerá devido a problemas de andar muito a pé (mais provável nos tempos antigos),  terá dores de ouvidos.

Terá desentendimentos com pessoas malvadas.

Período Dasa de Vénus

Durante o período dasa benéfico de Vénus  a pessoa divertir-se-á a ouvir boa música, a usufruir de muitos prazeres, refeições sumptuosas, perfumes, vinhos, roupas finas relacionamentos sensuais, pedras preciosas.

Terá uma aparência atraente, será corajosa, adquirirá instrução sobre os textos antigos de sabedoria, alcançará o que deseja, aumentará o número de amigos, desenvolverá boas competências para a agricultura e o comércio, encontrará tesouros escondidos na terra.

Durante o período dasa maléfico de Vénus a pessoa terá brigas e desentendimento com  multidões, com o governo, com pessoas malvadas e sofrerá muito por causa dos amigos.

Período Dasa de Saturno

Durante o período dasa benéfico de Saturno a pessoa obtém gado, bens agrícolas, mulheres mais velhas,(como parceiras ou servidoras) pode tornar-se governador de uma cidade, vila ou chefe de aldeia, alcança boa reputação  e terá cereais mas de qualidade inferior (da prática agrícola).

No período dasa maléfico de Saturno a pessoa sofre de doença respiratória e fleumática. Terá a mente distraída, será ciumenta, zangada, ociosa, terá pouca higiene e estará exposta ao perigo. Sofrerá de desgosto e viverá muito perturbada.

Neste período, o cônjuge, filhos, subordinados, filhas e esposa, exercerão autoridade sobre si. Sofrerá com problemas de saúde devido a órgãos que não funcionam bem.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment