Locais dos Signos e Dasa Varga

flor a irromper do asfalto

Neste artigo falamos de dois temas diferentes a partir da obra Brihat Jataka de Varahamira: locais representados pelos signos, informação fundamental para a astrologia prashna (horária) e Dasa Varga, isto é,  a divisão dos signos, que dão origem ás conhecidas cartas divisionais. Quando os planetas estão fortes em várias destas divisões, os efeitos que produzem são mais significativos.

Começamos com os locais representados pelos signos:

Locais Representados pelos signos

A informação a seguir é  também extremamente útil para a astrologia Prashna e Muhurtha, descrevendo os locais representados por cada signo.

Signo Carneiro– simboliza os locais onde se guardam os rebanhos, as montanhas, as casernas dos militares.  No lar representa a lareira. Também significa as minas onde se faz a extração de metais e pedras preciosas.

Signo Touro– Representa florestas, o fundo das colinas, locais frequentados pelo gado e elefantes, casa do agricultor e outras habitações da quinta.

Signo Gémeos– Representa locais frequentados por mulheres instruídas em música e pintura, seja para efetuarem a sua performance, seja para enviar mensagens aos parceiros amorosos.

Signo Caranguejo– Representa campos de arroz, tanques, margens (de rio, mar, etc.), margens com areia, locais frequentados pelas ninfas.

Signo Leão– Representa florestas, lugares inacessíveis, cavernas, montanhas cobertas de floresta, locais frequentados por pessoas que vivem ou trabalham na floresta.

Signo Virgem– Representa locais cobertos de erva, quartos de dormir de mulheres, escolas femininas.

Signo Balança– Representa um edifício aduaneiro (alfândega), ruas intermédias, bazares, estradas que conduzem a uma cidade, mercados, terrenos elevados, lugares onde crescem colheitas.

Signo Escorpião– significa cavernas, cidades fortificadas, valas, locais onde há pedras envenenadas, colinas, buracos de serpente e de escorpião.

Signo Sagitário– Representa locais aplanados e uniformes onde há cavalos ou homens que os montam, ou homens armados, locais de cerimónia de fogo sacrificial, locais onde são guardados veículos.

Signo Capricórnio– Representa rios, jardins, florestas, tanques, margens de água, valas.

Signo Aquário– Significa locais frequentados por pássaros, por mulheres, por negociantes de bebidas alcoólicas, por jogadores.

Signo Peixes– Significa templos, locais frequentados pelos sábios, água benta, rios e mares.

Dasa Varga- Divisão dos Signos

A eclítica pode ser dividida em vários conjuntos de divisões, o mesmo acontecendo com os signos. Esta informação explica a dinâmica interna das divisões dos signos dando também a explicação da dignidade dos planetas com base na sua colocação nestas divisões.

Falámos em outro artigo da divisão dos signos  em 6 partes ou shodavarga . Se dividirmos a eclítica em 10 partes iguais temos o conjunto de cartas divisionais designado por Dasavarga, que inclui as cartas divisionais D-7, D-9 e D-10.

Saptamansa: D- 7- Esta divisional obtém-se pela divisão de um signo em 7 partes iguais.  Os regentes destas 7 partes, quando começam num signo masculino, são os planetas regentes dos 7 signos a começar pelo signo masculino em causa;

Os regentes das sete partes desta divisional quando começa num signo feminino são os regentes dos signos que começam a partir  do 7º signo a seguir a esse  signo feminino.

Dasamsa: D-10. Esta divisional resulta da divisão de um signo em 10 partes iguais. Os regentes das 10 partes desta divisional , quando começa num signo masculino são os regentes dos 10 signos a partir desse signo masculino;

E quando a 1ª parte da D-10 corresponde a um signo feminino, os regentes das suas partes são os signos que começam no 10º signo a partir desse primeiro signo.

Shodasamsa: D-16- Esta divisional resulta da divisão de um signo em 16 partes iguais. Os regentes das suas partes, quando começam num signo masculino  são os regentes dos 12 signos a começar pelo signo masculino, acrescentando-se Brahma, Vishnu, Rudra e Surya, respetivamente;

Quando as 16 partes do signo começam num signo feminino, os regentes das 16 partes são os que começam no signo feminino, acrescentando-se Surya, Rudra, Vishnu e Brahma, respetivamente.

Quando um planeta ocupa a própria casa, ou navamsa, ou dwadasamsa, trimsamsa, etc., dizemos que está colocado na própria divisão (varga).

Quando um planeta está colocado em mais do que uma das suas divisões, tem uma dignidade específica, como segue:

– colocado em duas vargas: está em Parijatamsa.

– colocado em 3 vargas: está em Uttamamsa.

– colocado em 4 vargas: está em Gopuramsa:

– colocado em 5 vargas: está colocado em Simhanamsa.

– Colocado em 6 vargas: está em Paravatamsa.

– colocado em 7 ou 8 vargas: está em Devalokamsa.

– colocado em 9 vargas: está em Airavatamsa.

Colocado em 10 vargas: está em Vaiseshikamsa

Salienta-se que um planeta colocado em várias vargas está extremamente forte.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment