Analisar o Potencial de Riqueza 2- Raj Yogas

Homem influente

Neste artigo descrevemos os Raj yogas que permitem alcançar riqueza e poder, segundo a obra Brihat Jataka de Varahamihira, na sequência dos indicadores de riqueza descritos no último artigo.

Raj Yogas e Exercício do Poder

Embora qualquer pessoa posa ter , Raj yogas no seu horóscopo, quando estes ocorrem nos governantes, têm um significado especial, como refere Varahamihira, pois essas pessoas têm mais possibilidades de manifestar todo o significado desses yogas, especialmente no que se refere ao poder.

Assim, quando há 3 planetas maléficos ou mais colocados no seu signo de exaltação, a pessoa exercerá o poder como um tirano.  Já quando há 3 planetas benéficos colocados no signo de exaltação, a pessoa exerce o poder de forma justa e equilibrada.

Se houver planetas benéficos e planetas maléficos colocados no signo de exaltação, a pessoa exerce o poder umas vezes de forma justa e outras de forma tirânica.

As pessoas em geral, que tenham estes Rajyogas  alcançarão riqueza e poder de influenciar.

Quando Saturno, Marte, o Sol ou Júpiter, todos eles ou 3 deles, estão colocados no signo de exaltação, enquanto o signo de um deles ocupa o Ascendente, formam poderosos Raja yogas  que fazem da pessoa «um rei».

Quando dois desses planetas estão colocados no signo de exaltação e o signo de um deles está no Ascendente, enquanto a Lua está colocada no signo Caranguejo, forma-se um Raj yoga poderoso.

Quando a Lua ou o Ascendente estão em vargottama[1]  e  4, 5 ou 6 planetas (exceto a Lua) estão em aspeto com a Lua ou o Ascendente em vargottama, conforme o caso, forma-se também um poderoso Raj yoga.

Quando Saturno está colocado no signo Aquário, o Sol está no signo Carneiro, a Lua está no signo Touro, Mercúrio está no signo Gémeos, Júpiter está no signo Leão e Marte está no signo Escorpião a pessoa torna-se um rei (ou equiparado) quando o Ascendente é Aquário, Carneiro ou Touro.

Quando Saturno está colocado no signo Balança, a Lua está no signo Touro, o Sol e Mercúrio estão no signo Virgem, Vénus está no signo Balança, Marte está no signo Carneiro e Júpiter está no signo Caranguejo a pessoa torna-se um rei (ou equivalente) quando o Ascendente é Balança ou Touro.

Quando Marte ocupa o signo Capricórnio, o Sol e a Lua estão no signo Sagitário, Saturno está no signo Capricórnio e Capricórnio é também o signo Ascendente, a pessoa torna-se um rei ou equivalente.

Quando o Ascendente é Capricórnio e a Lua e Marte estão no Ascendente e o Sol está colocado no signo Sagitário, a pessoa torna-se um rei ou semelhante.

Quando o signo Ascendente é Carneiro e o Sol está nele colocado, Saturno e a Lua estão colocados no signo Balança e Júpiter está colocado no signo Sagitário, a pessoa torna-se um rei ou semelhante.

Quando o Ascendente é Touro e a Lua está nele colocado, o Sol está no signo Leão e Júpiter está colocado no signo Escorpião e Saturno está no signo Aquário, a pessoa torna-se um rei ou semelhante.

Quando o Ascendente é Capricórnio e Saturno está nele colocado, a Lua ocupa a 3ª casa . Marte está na 6ª casa, Mercúrio está na 9ª e Júpiter está na 12ª casa, a pessoa torna-se um rei ou semelhante , adquire fama e é virtuosa.

Quando a Lua e Júpiter estão no signo Sagitário e Marte está colocado na primeira metade do signo Capricórnio e o signo Ascendente é Peixes, estando Vénus nele colocado, ou quando Virgem está no Ascendente e Mercúrio está nele colocado, a pessoa torna-se um rei ou semelhante

Quando o signo Virgem está no Ascendente  e Mercúrio está nele colocado , Marte e Saturno estão na 5ª casa e a Lua, Vénus e Júpiter estão na 4ª casa, a pessoa torna-se um rei ou semelhante.

Quando o signo Peixes está no Ascendente e a Lua está nele colocado, Saturno está em Aquário, Marte está em Capricórnio e o Sol está no signo Leão, a pessoa torna-se um rei ou semelhante.

Quando Marte está no signo Carneiro, Júpiter está no signo Caranguejo e  o signo Carneiro ou Caranguejo ocupam o signo ascendente, a pessoa torna-se um rei ou semelhante.

Quando o signo Caranguejo está no Ascendente e Júpiter está nele colocado, a Lua, Vénus e Mercúrio estão colocados no signo Touro e o Sol está no signo Carneiro, a pessoa torna-se um rei  poderoso ou semelhante.

Quando Capricórnio está colocado no Ascendente e Saturno está nele colocado, os signos Carneiro, Caranguejo e Leão estão ocupados pelos seus regentes e Gémeos também está ocupado por Mercúrio, e Balança está ocupado por Vénus, a pessoa torna-se um famoso rei ou semelhante.

Quando o signo Virgem está no Ascendente e Mercúrio está nele colocado, Vénus está no signo Gémeos, a Lua e Júpiter estão no signo Peixes e Marte e Saturno estão no signo Capricórnio a pessoa torna-se um rei ou semelhante.

Segundo Varahamihira, mesmo as pessoas que nascem em meio pobre, quando têm um dos yogas referidos atrás tornam-se poderosas. Para Varahamihira, que viveu numa época de monarquia hereditária, as pessoas que nasciam com estas configurações seriam indubitavelmente reis.

A seguir Varahamihira indica um conjunto de yogas que, quando a pessoa que os tem no horóscopo nasce numa família poderosa, será governante . Se nascer numa família pobre, torna-se rica. Nos tempos atuais, em que os cargos de poder não são hereditários, a pessoa pode ser ambas as coisas:

Quando  3 planetas poderosos e ocupam ou o signo de exaltação ou o signo mooltrikona , a pessoa torna-se um governante poderoso.

Quando 5 planetas são poderosos e ocupam ou os signos de exaltação ou signos mooltrikona,  a pessoa torna-se um poderoso governante mesmo que nasça numa família pobre.

Quando há dois planetas poderosos colocados no signo mooltrikona ou de exaltação a pessoa torna-se rica mas não alcança cargos de poder.

Quando o signo Carneiro está no Ascendente e o Sol e a Lua estão nele colocados , Marte está no signo Capricórnio e Saturno no signo Aquário e Júpiter está no signo Sagitário, a pessoa torna-se uma pessoa influente e rica. Alguns afirmam que o Sol  deve estar em Leão, verificando-se as restantes posições.

Quando Vénus ocupa a 4ª casa e está no próprio signo, a Lua está na 9ª casa e os outros planetas estão na 1ª, 3ª e 11ª casas, a pessoa torna-se poderosa, influente e rica.

Quando Mercúrio está forte e ocupa o Ascendente, um planeta benéfico está na 9ª casa e os restantes planetas estão na 9ª, 2ª, 3ª, 6, 10ª e 11ª casas, a pessoa torna-se poderosa e  também virtuosa.

Quando o signo Ascendente é o signo Touro e a Lua está nele colocado, Júpiter está na 2ª casa, Saturno está na 6ª casa e os restantes planetas estão na 11ª casa, a pessoa torna-se poderosa e rica.

Quando Júpiter está colocado na 4ª casa, o Sol e a Lua estão colocados na 10ª casa, Saturno está no Ascendente (em qualquer signo) e os restantes planetas estão colocados na 11ª casa, a pessoa torna-se muito rica e influente.

Quando a Lua está na 10ª casa, Saturno está na 11ª casa e Júpiter está no Ascendente, Mercúrio e Marte estão na 2ª casa e Vénus e o Sol estão colocados na 4ª casa, a pessoa torna-se rica e influente.

Quando Marte e Saturno estão no Ascendente, a Lua está na 4ª casa, Júpiter está na 7ª casa , Vénus ocupa a 9ª casa e o Sol está na 10ª casa e Mercúrio está na 11ª casa,  a pessoa torna-se rica e influente.

Quando Júpiter, Vénus e Mercúrio estão colocados no Ascendente (segundo alguns estudiosos este deve ser o signo de Júpiter, Mercúrio ou Vénus) e Saturno está colocado na 7ª casa e o sol está colocado na 10ª casa, a pessoa viverá uma vida de luxo e de muitos confortos. Este yoga tem sido objeto de controvérsia, na qual não entraremos aqui.

Quando os planetas benéficos ocupam casas kendra e os planetas maléficos estão todos colocados em signos maléficos a pessoa torna-se rica mas também pode ser chefe de ladrões.

Os efeitos destes yogas fazem-se sentir do seguinte modo: no período antardasa do planeta que ocupa a 10ª casa ou o Ascendente, a pessoa obtém riqueza e poder e perde-os no período antardasa dos planetas que ocupam signos inimigos ou o signo de debilitação.

Se estes forem fortes, a riqueza não será recuperada mas, se tais planetas não forem poderosos, a mesma será recuperada.

Quando não há planetas colocados na 10ª casa ou no Ascendente, na formação dos Raja yogas, a riqueza será obtida no período antardasa do planeta mais forte entre os que produzem Rajyogas.

Do mesmo modo, tal riqueza pode ser perdida no período antardasa de planetas debilitados ou em signo inimigo, sendo recuperada se esses planetas forem pouco poderosos mas, caso sejam  poderosos, não será recuperada.

Estes mesmo efeitos sucedem quando a pessoa, além de riqueza no período antardasa dos planetas referidos, ocupa cargos importantes no poder ou em instituições de elevado estatuto social. Tais posições podem ser perdidas conforme descrito atrás.

[1] Um planeta está em vargottama quando ocupa o mesmo signo na carta natal e na carta navamsa.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment