Yogas da Lua

abstrato

Neste artigo falamos dos yogas da Lua de acordo com a obra Brihat Jataka de Varahamihira.

A riqueza, comportamento, conhecimento, inteligência e competências de uma pessoa dependem da colocação da Lua nos três tipos de casas – Kendra (angulares) , Panapara (sucedentes) ou aploklima (cadentes) – a partir da posição do Sol no momento do nascimento.

Deste modo, se a Lua cair numa casa kendra a partir do Sol- isto é, na mesma casa do Sol, na 4ª, 7ª ou 10ª casa-  forma-se um yoga da Lua que mostra que a pessoa será pobre e terá fraco desenvolvimento das qualidades referidas no parágrafo anterior.

A Lua dará as qualidades referidas e a riqueza de forma moderada quando está colocada em casa panapara- 2ª, 5ª, 8ª, 11ª-. A partir d aposição do Sol.

A Lua dará as qualidades referidas e a riqueza em qualidade elevada quando está colocada numa casa apoklima- 3ª, 6ª, 9ª ou 12ª a partir da posição do Sol.

A Lua dará grande riqueza e muitos confortos quando está colocada no próprio navamsa ou no navamsa de um «grande amigo»[1] e desde que receba o aspeto de Júpiter quando o nascimento é diurno ou o aspeto de Vénus quando o nascimento é noturno.

Quando os planetas benéficos- Mercúrio, Júpiter e Vénus- estão colocados na 6ª, 7ª e 8ª casas a partir da Lua, forma-se o Adhi yoga. Os planetas podem ocupar apenas uma das 2 casas referidas, pode estar cada um em cada casa, ou um e dois , na 6ª e na 7ª ou na 7ª e 8ª.

A pessoa nascida com este yoga torna-se uma pessoa poderosa no governo, na hierarquia militar ou na sociedade, vence os inimigos ao longo da vida e usufrui de riqueza e de muitos prazeres. Terá vida longa livre de doença e de medo.

Na obra Saravali, o Adhi yoga aparece como um Rajyoga, desde que Júpiter , Vénus e Mercúrio não recebam o aspeto de planetas maléficos.

Quando os planetas, excetuando o Sol, ocupam ou a 2ª,  ou a 12ª ou  estão colocados tanto na 2ª como na 12ª casas a partir da Lua, forma-se, no primeiro caso, o sunapha yoga e, no segundo o Anapha (2ª casa) ou Durudhura yoga (12ª casa).

Quando, à exceção do Sol, não há planetas colocados na 2ª ou 12ª  casas ou em ambas estas casas a partir da Lua, forma-se o yoga Kemadruma. Mas, de acordo com Parasara, se a Lua ocupar uma casa kendra a partir do Ascendente ou se a Lua está em conjunção com outro planeta,  não se forma este yoga Kemadruma.

As pessoas nascidas com sunapha yoga terão propriedade adquirida por si mesmas, serão inteligentes, ricas e com boa reputação.

As pessoas com Anapha yoga serão influentes e com autoridade, terão controlo sobre as paixões, serão livres de doenças, alcançam renome, gozarão de muitos prazeres, viverão livres de desgostos e terão boas roupas para vestir.

A pessoa nascida com Durudhura yoga gozará de muitos prazeres, terá riqueza e veículos, gostará de dar presentes e terá pessoas a servi-la.

A pessoa nascida com Kemadruma yoga, mesmo que nasça na família de um rei ,será suja, aflita por desgostos, age de forma não apropriada para a sua posição social, será pobre e malvada e servirá sob as ordens de outros.

Quando o planeta que forma yoga com a Lua é Marte, a pessoa é ativa, gosta de lutar, terá dinheiro, age sem pensar.

Quando Mercúrio é o planeta que forma yoga com a Lua, a pessoa será boa no discurso, será competente na profissão, terá talentos artísticos (música, dança, pintura, etc.)

Quando o planeta que forma yoga com a Lua é Júpiter, a pessoa é virtuosa e rica, viverá sempre de forma confortável e será estimada por pessoas altamente colocadas.

Quando o planeta que forma yoga com a Lua é Vénus, a pessoa terá fortes paixões sexuais, terá muita riqueza e gozará de todos os prazeres.

Quando o planeta que forma yoga com a Lua é Saturno, a pessoa gozará da riqueza,  propriedade  e dos subordinados de outros. O nativo envolver-se-á em várias ações e será chefe de partido (organização?).

Quando há dois ou mais planetas em conjunção com a Lua, os significados de todos acontecerão.

Quando o nascimento ocorre de dia, a Lua traz miséria de estiver colocada na parte do hemisfério diurno ou visível e traz prosperidade quando colocada no hemisfério invisível.

Pelo contrário, nos nascimentos noturnos, a Lua traz miséria quando colocada no hemisfério noturno ou invisível, e traz prosperidade quando colocada no hemisfério diurno.

Quando todos os planetas benéficos (Mercúrio, Vénus e Júpiter) estão colocados em casas upachaya (3ª, 6ª, 10ª e 11ª ) a partir do Ascendente, a pessoa será muito rica. Se ocuparem as casas upachaya a partir da Lua, a pessoa obterá riqueza moderada.

Se dois destes planetas ocupam casas upachaya a pessoa será moderadamente rica.
E se apenas um deles ocupar uma casa upachaya, a pessoa obtém alguma riqueza. E se os planetas benéficos ocupam casas upachaya a partir do Ascendente e da Lua, a pessoa obtém enorme riqueza.

Segundo Varahamihira, quando este yoga está presente no horóscopo, mesmo que este contenha outros yogas maléficos (como kemadruma, por ex., ) este yoga prevalece e cancela os yogas maléficos que causam pobreza.

[1] A amizade, neutralidade ou inimizade dos planetas diz respeito às relações permanentes entre os planetas ; pela colocação nas diversas casas do horóscopo e uns em relação aos outros, os planetas podem tornar-se grandes amigos ou grandes inimigos, nas relações temporais dos planetas.

Também Poderá Gostar de Ler

2 Thoughts to “Yogas da Lua”

  1. Jéfete

    O hemisfério visível corresponde a algum ponto da casa 7 até a 12?

    1. O hemisfério visível é que vai da 1ª casa, pelo lado esquerdo, ascendendo passando pela 12ª, 11ª, 10ª, etc., até à 7ª casa. As casas da 7ª, passando pela 4ª até chegar novamente à 1ª (exatamente antes da 1ª),formam a metade invisível ou noturna.

Deixe um comentário, ajude-nos a melhorar