Conjunção Mercúrio Saturno na 2ª Casa Signo Touro

homem a falar com a imprensa em estilo formal

Descrevemos neste artigo os efeitos gerais da conjunção Mercúrio Saturno na 2ª casa  e no signo Touro.

Pode ler a descrição dos efeitos da colocação de Mercúrio na 2ª casa aqui e no signo Touro aqui.

Pode ler a descrição dos efeitos de Saturno na 2ª casa aqui e no signo Touro aqui.

Quando a conjunção Mercúrio Saturno se dá na 2ª casa, implica restrições e regras que podem ser bastante rígidas, tanto no funcionamento da vida familiar como no uso do discurso.

A neutralidade de Mercúrio faz com que este seja bastante alterado pela influência de Saturno, mas a conjunção nesta casa será mais fácil se Mercúrio tiver o grau inferior na conjunção pois poderá manter alguma da vivacidade que o caracteriza quando aqui colocado.

Saturno limita a imaginação e exuberância do discurso, tornando-o mais formal e racionalizado, impessoal. A família pode também impor muitas regras e pode dar ao nativo um ambiente familiar com poucos recursos a nível financeiro.

Deste modo, a infância pode ser difícil. Se Saturno tem o grau inferior na conjunção, pode mesmo ter de assumir responsabilidades que são geralmente próprias dos adultos e pode ter de trabalhar para ajudar a família.

Um dos efeitos frequentes desta conjunção na 2ª casa é o medo de falar em público, a falta de á vontade para comunicar com os outros. Em geral, o tipo de discurso é pragmático preferindo-se uma linguagem clara e o uso de frases curtas, usando linguagem comum.

Quando Mercúrio tem dominância na conjunção o nativo gosta de aprender e pode ser muito instruído. Apesar de ter mais entusiasmo na comunicação quando é dominante, Mercúrio não se livra da «sombra de Saturno, sendo mais sério e menos espontâneo ao comunicar.

Assim, por ex., o nativo pode escolher uma profissão de professor, mas pode adotar um estilo rigoroso e disciplinador, optando por castigos e punições em vez de outros métodos mais construtivos.

Pode também ter um estilo «maçudo», insistindo na repetição dos conteúdos e na memorização, em vez de suscitar aprendizagens mais ativas por parte dos alunos. Prefere a «autoridade» em vez do relacionamento democrático e não gosta de ser interpelado ou interrompido quando está no uso da palavra.

Tudo isto é mais intensificado se Saturno tem o grau inferior na conjunção pois o nativo é muitas vezes sujeito a castigos e punições no seio da família, estando ausentes verdadeiros afetos. A família impõe muitas vezes uma educação rígida e severa, num ambiente hostil.

E o nativo tende a replicar esses comportamentos, apesar de ter sofrido com eles, por acreditar que essa é a «ordem normal» das coisas. Aprende a reprimir a sua espontaneidade e deixa de pensar por si, acatando as regras e convenções que lhe são ensinadas.

O nativo pode apreciar o estudo de História, Línguas, etc., e esse estudo pode dar lugar a escrita mas dá-se melhor na área não ficcional, descrevendo e explicando conceitos, teorias e ideias, usando a lógica e não a imaginação.

A conjunção Mercúrio Saturno na 2ª casa pode indicar que o nativo come alimentos conservados, mais do que perecíveis ,preferindo conservas, peixe e carne seca, etc. Pode mesmo comer pão duro em vez de pão fresco e alimentos fora de prazo, bem como todo o tipo de alimentos mais baratos que, com a continuação do tempo, podem causar efeitos na saúde.

Quando nem Mercúrio nem Saturno estão bem colocados, o nativo pode ter a tendência para dizer mentiras e pode adotar um estilo muitas vezes rude ou grosseiro, quando Saturno é dominante.

quando a conjunção Mercúrio Saturno se dá na 2ª casa ou signo Touro, os períodos de regresso de Saturno , especialmente o primeiro por volta dos 30 anos, pode indicar problemas na família, na carreira ou na área financeira, por ex., com escassez de recursos financeiros.

A situação pode melhorar após os 60 anos, com o segundo retorno de Saturno á posição de nascimento, quando uma parte significativa do karma pesado associado a esta posição fica limpo.

A nível de saúde pode haver problemas nos olhos e outros causados pela insistência em ingerir alimentos pouco apropriados para a saúde.

Quando a conjunção Mercúrio Saturno se dá no signo Touro os efeitos são potencialmente positivos, com o nativo mantendo interesse em obter ganhos financeiros através de objetos artísticos, joias, produtos financeiros.

Quando Mercúrio tem o grau inferior na conjunção o nativo pode ser bastante sensual na procura de prazeres, mas, quando é Saturno que tem o domínio, há mais disciplina e contenção.

Quando Mercúrio domina, o estilo do discurso é sedutor e muito orientado para a conversa coloquial , gostando de apreciar objetos de arte e adotando um estilo poético no falar. O seu tom é mais ligeiro, mais focado nos prazeres da vida.

Já Saturno, quando domina a conjunção, adota um estilo mais conservador e defensor dos «valores tradicionais» associados à família.  Também valoriza o prazer, mas defende a sua regulação e disciplina.

Quando domina, Saturno leva a preferir o que é antigo e tradicional e não gosta de inovações, procurando aprender «como é que se fazia» antigamente, tentando viver como supostamente se viveria em tempos antigos, sem tecnologia nem máquinas, contando apenas com o trabalho duro e a proximidade da natureza.

Quando Saturno domina a conjunção, o nativo tem grande interesse por acumular riqueza mas acredita que a melhor forma de o conseguir é com trabalho árduo e poupança. E também honesto nos processos de obter riqueza.

Mas, quando Mercúrio tem o domínio da conjunção, o nativo tem um estilo mais leve, usando os atributos intelectuais e os conhecimentos como forma de ganhar dinheiro, podendo publicar livros, dedicar-se ao ensino, atividades comerciais de arte e joias, etc.

A sensualidade do nativo é também menos regulada, podendo haver um bom número de relacionamentos sensuais.

Também Poderá Gostar de Ler

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments