Conjunção Mercúrio Saturno na 5ª Casa Signo Leão

ator a estudar o script

Descrevemos neste artigo os efeitos gerais da conjunção Mercúrio Saturno na 5ª casa e no signo Leão.

Pode ler a descrição dos efeitos da colocação de Mercúrio na 5ª casa aqui e no signo Leão aqui.

Pode ler a descrição dos efeitos de Saturno na 5ª casa aqui e no signo Leão aqui.

Quando a conjunção Mercúrio Saturno se dá na 5ª casa os efeitos serão potencialmente mais favoráveis se Mercúrio estiver forte e tiver o controlo da conjunção, por estar colocado num grau inferior ao de Saturno.

Isso acontece porque Saturno representa por natureza a oposição total á expressão criativa individual. Deste modo, significa a restrição do poder criativo e da imaginação ou génio criativo que pode colocar o indivíduo no centro das atenções.

Saturno não deseja ver indivíduos a salientar-se do todo, quer ver a uniformidade dos comportamentos, todos regulados e conformados ás mesmas regras. Daí que seja muito compreensível a grande inimizade que existe entre a energia solar e a de Saturno.

Deste modo, as áreas da 5ª casa – vida romântica, educação superior, atividade desportiva, artística, a relação com os filhos- veem cortada a espontaneidade e  a emoção que alimentam a expressão criativa, quando Saturno tem o controlo da conjunção, dando lugar a comportamentos rotinizados e disciplinados, obedecendo a uma ordem pré-estabelecida na qual não há lugar para o improviso.

A alegria e gosto pela diversão próprias desta casa são totalmente reprimidas e substituídas pelo ritual das técnicas, do «saber fazer» exterior. Deste modo, o nativo pode saber muito sobre crianças e educação mas não consegue aplicar na prática e de forma humanizada, esse saber.

Se aprende música, pintura, dança ou qualquer uma das artes, pode ter uma técnica perfeita, mas o que faz não tem «alma», é algo mecanizado e sem o dom da vida a explodir para o mundo.

Há também muita ansiedade em relação a tudo o que tem a ver com os significados da 5ª casa: não há qualquer romantismo e o nativo pode ser desajeitado nos relacionamentos românticos.

No estudo, se frequenta o ensino superior, pode ser um aluno disciplinado que cumpre todas as tarefas e «sabe» os conteúdos mas não acrescenta nada de seu, de uma compreensão personalizada, pelo que o que sabe é uma espécie de letra morta.

Assim, não é difícil compreender que esta posição causa muitas frustrações, muitos sentimentos de inadequação. Saturno é uma energia oposta à experimentação e ao jogo, à criação e a sua alegria, à expressão espontânea do espírito: é antes o hábito repetido até se tornar automático e inconsciente, mecanizado.

Resiste à mudança e recusa adaptar-se ao novo, agarrando-se à rotina e aperfeiçoamento  que resulta da repetição e não permite alcançar nada de novo. Estabelece limites que demarcam á partida até onde pode ir.

Mas, quando Mercúrio tem o controlo da conjunção, embora não tenha a expressividade «normal» da posição na 5ª casa pois Saturno é uma «sombra» demasiado densa para ser superada e Mercúrio é um planeta neutro que tende a adotar a natureza dos planetas com os quais está colocado, ainda assim o nativo pode experimentar alguma alegria de ser.

A energia de Mercúrio rejubila, de facto, na 5ª casa, adotando um estilo de vida em que a criatividade, a moda, a literatura e as artes, o jogo e a diversão têm um lugar muito importante na atividade destas pessoas.

Com a associação a Saturno, quando estas pessoas têm atividade artística não confiam apenas no seu talento natural mas são perfecionistas e desenvolvem continuamente mais conhecimento para se aperfeiçoarem.

A associação com Saturno leva-as a não confiarem completamente no talento natural e a darem mais importância á técnica, ao aperfeiçoamento do fazer, para confiarem no seu trabalho. Podem repetir continuamente a mesma coisa sem estarem convencidos que que «saiu bem».

Podem, ainda assim, sofrer continuamente de um sentimento de inferioridade pelo qual se veem sempre como «imperfeitos» naquilo que fazem e precisando continuamente de  serem reforçados pela opinião de outros e do público.

Alternativamente, estes nativos podem trabalhar em associação com a atividade artística, literária, política, etc., mas nos bastidores, como gestores, treinadores, secretários e agentes de figuras célebres, de artistas, etc.

Em termos intelectuais, o pensamento habitualmente jovem e descontraído de Mercúrio quando está na 5ª casa torna-se mais formalizado mais impessoal e com menos «figuras de estilo». Dá mais importância à gramático do que à expressão literária do que é dito.

Quando Saturno tem o controlo da conjunção, o nativo pode ter filhos que exigem muitas responsabilidades da sua parte, havendo mais deveres do que sentido de felicidade. Se é Mercúrio a deter o grau inferior, os filhos podem ser motivo de alguma felicidade.

Quando Saturno tem o controlo da conjunção Mercúrio Saturno na 5ª casa signo Leão, o nativo sente ansiedade perante as atividades de natureza pública e não gosta de ser o centro das atenções.

Sente-se mais á vontade a trabalhar do que a divertir-se.  A riqueza não é negada, mas a alegria de viver pode não estar presente, embora isso não signifique necessariamente infelicidade, é antes conformismo à «ordem das coisas» que o indivíduo sente não poder mudar.

Deste modo, se Mercúrio tiver o grau inferior da conjunção, o nativo terá mais espontaneidade e confiança em si mesmo, sobretudo no uso do discurso e , deste modo, é mais fácil alcançar contentamento na vida.

Quando a conjunção se dá no signo Leão, Saturno está no signo do seu grande inimigo, o Sol, pelo que é uma colocação difícil. Assim, a conjunção dará melhores resultados quando Mercúrio, forte, tem o grau inferior na conjunção.

Mercúrio dominante permite o desenvolvimento de algum sentido de autoconfiança, domínio no uso do discurso e grande clareza na expressão pela palavra. Embora a associação com Saturno dê alguma rigidez ao discurso e reduza a sua espontaneidade, ainda assim o nativo é um bom comunicador.

Pode ser um bom político, escritor ou jornalista (desportivo, de investigação, etc.). Pode tornar-se um bom comentador na área da política, gerando uma imagem credível  e respeitada pelo público .

Pode aparecer continuamente em público, por ex., em programas de televisão, ainda que mantendo uma imagem sóbria e de respeitabilidade.

Quando Saturno tem o controlo da conjunção, o nativo receia exprimir-se de forma individual, por medo de que a vaidade pessoal possa fazer-lhe perder a credibilidade e imagem de respeito conquistada com esforço.

Assim, reprime a sua expansividade e repete comportamentos e discursos até achar que atingiu um ponto em que mantém a sobriedade. Não se permite ser espontâneo. Este receio tem ligação forte com o facto de o nativo ter crescido a ouvir continuamente críticas sobre o seu comportamento e o seu modo de ser.

Assim, a relação destes nativos com o pai e outras figuras de autoridade pode ser difícil e gerar contínuos argumentos e desentendimentos.

Sentem grande ansiedade perante a expressão criativa e espontânea e aprendem desde cedo a reprimi-la. Assim, não admira que, mesmo que sejam talentosos e inteligentes, as suas qualidades passem despercebidas aos outros.

Na atividade profissional,  o nativo com a conjunção Mercúrio Saturno na 5ª casa no signo Leão pode trabalhar com figuras públicas como artistas, políticos, na área da educação, em funções administrativas e burocráticas.

Na vida pessoal são os seus maiores carrascos, em geral usando regras rígidas no plano moral e profissional, que os impedem de serem verdadeiramente felizes, pois não se permitem o relacionamento com filhos, parceiros, os outros em geral sem a mediação das regras formais e da disciplina e criam assim uma distância entre as suas necessidades mais básicas de afeto e os outros.

Também Poderá Gostar de Ler

Deixe um comentário, ajude-nos a melhorar