Regente da 10ª Casa na 5ª e 6ª Casas

executivo a trabalhar

Neste artigo falamos dos efeitos do regente da 10ª casa na 5ª e  6ª casas do horóscopo. Este artigo complementa um outro mais antigo  já publicado.

Regente da 10ª Casa na 5ª Casa

O regente da 10ª casa está muito bem colocado na 5ª casa, desde que esteja sem aflições e dignificado. Isto porque está colocado numa relação de 8ª casa em relação á casa que rege.

Isto pode, quando a posição está mal dignificada, indicar obstáculos e obstruções inesperadas para os assuntos da 5ª casa.

Mas, quando está dignificado, pode indicar ganhos e sorte em investimentos, devido a «golpes de sorte» inesperados e outras situações não esperadas que se revelam afortunadas.

Indica igualmente, nesta circunstância, capacidade para investigar  assuntos escondidos ou secretos, inteligência e intuição.

Os nativos com esta colocação dignificada escolhem formas honestas e justas de obter ganhos e têm preocupações éticas na obtenção de riqueza e privilégios, dando também importância aos objetivos da espiritualidade.

Podem, no entanto, escolher antes uma imagem de pessoa instruída ou de investigador em alguma área científica, mantendo reservada a sua faceta mais espiritual. Podem ter uma profissão académica de sucesso, útil para a sociedade.

Quando o regente da 1ª casaº está mal colocado na 5ª o nativo pode enveredar por esquemas menos claros de ganhar dinheiro e obter privilégios e fazer uso dos conhecimentos para fins egoístas e, por vezes, fraudulentos.

Isto não acontece quando o regente a 10ª está dignificado, situação na qual o nativo se mostra responsável e virtuoso na ação, sentindo-se responsável pela comunidade e pelo seu bem estar. Pode envolver-se com largas corporações e instituições da sociedade e até do governo.

Pode, deste modo, alcançar uma excelente reputação social e até entre as instituições do poder e, quando o planeta está dignificado, pode ter ajuda inesperada quando necessita dela.

As suas características éticas e bom caráter associados à sorte permitem-lhe acumular riqueza significativa e realizar os seus desejos e ambições no plano social e profissional, com bons ganhos materiais e excelente reputação social. Facilmente se tornam influentes na sociedade.

As fontes de rendimentos podem provir do seu trabalho, na área dos investimentos, negócios com grandes instituições e governo, atividades criativas, literárias, académicas.

Devido à relação de 8ª casa, quando o regente da 10ª está forte e bem colocado na 5ª, o nativo pode ganhar bastante através de investimentos e até de jogo, lotaria, etc.

Sendo a casa de poorva punya ou «créditos por ações passadas», a colocação do regente da 10ª na 5ª indica que o nativo tem a mesma atividade profissional  desempenhada no passado.

E, quando o regente da 10ª está dignificado na 5ª, indica que o nativo ganhou dinheiro na sua profissão, no passado, de forma honesta e ética. Se, pelo contrário, estiver aflito ou mal colocado, indica que o nativo , tal como passado, tenta obter ganhos de forma pouco honesta também nesta vida.

Assim, quando o regente da 10ª está dignificado, isso significa que o sucesso, riqueza e fama alcançados nesta vida, são uma recompensa por karma positivo.

Se, por outro lado, o regente da 10ª está aflito ou mal dignificado na 5ª, isso é sinal de que não assumiu corretamente os seus deveres ou usou a inteligência e criatividade de forma destrutiva para outros e, no presente terá de compensar isso.

No passado, pode ter usado a sua posição social ou cargo de autoridade para benefício próprio, descurando deveres e responsabilidades por ex., em relação aos filhos e à sociedade, parceiros, etc.

E, no presente, o sucesso e desejo de altas posições ou fama podem ser-lhes dificultados ou mesmo negados em alguma parte.

A posição do regente da 10ª casa na 5ª, que representa os filhos, pode indicar procedimentos formais baseados nas regras sociais, de lidar com os filhos, com algum distanciamento afetivo em relação a estes.

Assim, o nativo pode privilegiar os papeis sociais na educação dos filhos, ensinando-os a respeitar as regras e estruturas sociais, sem manter um relacionamento pessoal autêntico com os filhos.

Quando bem colocado na 5ª casa, o regente da 10ª produz um líder natural, muito eficiente a liderar instituições e equipas de trabalho. Alcança facilmente posições de autoridade e, se estiver bem colocado, não perde a forma honesta de trabalhar e lidar com os outros, tendo um natural sentido de respeito e de justiça.

Estes nativos gostam de trabalhar em alguma área que implica riscos e precisam de sentir esse fator de risco para estimularem a sua criatividade. Seja qual for a sua atividade, são «jogadores» natos, introduzindo nas suas escolhas um fator de acaso e dependência da «sorte».

Podem escolher uma profissão na qual lidam com arte, tanto no campo das «belas artes» como na área da música, do teatro ou das chamadas «artes do palco». As crianças, o desporto são outras possibilidades fortes para estas pessoas se envolverem. Alguns podem transformar hobbies em negócios rentáveis.

Regente da 10ª Casa na 6ª Casa

A colocação do regente da 10ª casa na 6ª casa não é uma posição muito feliz pois trata-se de uma casa dusthana. Mas, sendo igualmente uma casa de crescimento, (upachaya), quando o regente da 10ª está dignificado, o nativo pode alcançar  gradualmente bons resultados após lutar com dificuldades.

Tendo o regente da 10ª casa aqui colocado uma relação de 9ª casa com a casa que rege, o nativo alcança riqueza , respeitando princípios éticos, à medida que o tempo vai passando.

A 6ª casa é também uma casa de trabalho e de esforço, de deveres kármicos. Deste modo, o nativo pode ter sucesso numa área profissional associada á prestação de serviço, no sentido de oferecer a sua inteligência e capacidade de trabalho para alcançar algum bem para outros, em geral menos privilegiados na sociedade.

Outras áreas profissionais que podem ser escolhidas, estão ligadas à área da saúde e nutrição, medicina veterinária, advocacia, atividades que exigem aperfeiçoamento prático, etc. Podem também escolher uma área científica de especialização. Gostam de estabelecer rotinas de trabalho e de cumprir essas rotinas no quotidiano.

O nativo pode ser inclinado para a prática  de ações de caridade e de compaixão em relação aos outros. É também determinado, corajoso e com grande capacidade de trabalho, desempenhado as suas funções de forma eficiente e produtiva.

O nativo poe gastar boa parte do que ganha em atos de caridade (aspeto do regente da 10ª para a 12ª casa)  e pode trabalhar sem parar , podendo receber menos do que o  esforço despendido.

Mas a 6ª casa pode atuar negativamente, quando o regente da 10ª está aqui mal dignificado. Neste caso, o nativo pode usar meios menos éticos para competir e vencer oponentes, e pode explorar o trabalho de outros para benefício próprio.

Pode também revelar inveja e ganância, querendo obter benefícios do trabalho de terceiros, que pode enganar ou explorar. Nesta situação também atrai muitos inimigos que podem causar prejuízos.

A 6ª casa indica muitas vezes obstáculos e dificuldades no ambiente de trabalho destes nativos e, com a colocação aqui do regente da 10ª casa, isso significa geralmente que a pessoa terá uma boa dose de dificuldades para enfrentar e superar ao longo da vida.

Tais adversidades têm a ver com provável falta de cumprimento de certos deveres trazida do passado e que é preciso compensar nesta vida.

Pelo lado positivo, sendo uma casa de crescimento, o nativo pode desenvolver resiliência, determinação e disciplina ao longo da vida, fortalecendo deste modo o próprio caráter e facilitando o seu sucesso.

É por isso que é seguro prever, quando o regente da 10ª está bem colocado e dignificado na 6ª que, apesar das dificuldades, o nativo prosperará com o esforço do seu trabalho e disciplina, na obtenção do que deseja alcançar na vida.

Porém, nada obtém sem esforço e trabalho.

Estes nativos, quando a colocação tem bons efeitos, são capazes de atuar de forma eficiente em ambientes desfavoráveis e muitas vezes mesmo à margem da lei, podendo  interagir com pessoas que podem também ser perigosas ou mesmo criminosas ou hostis sem perder a calma e a capacidade de organizar e liderar.

Quando a colocação do regente da 10ª casa  está mal dignificado, porém, os nativos podem tender para o autoritarismo e uso da força para competir e dominar os outros. Também podem confrontar-se com pessoas invejosas e ciumentas do seu sucesso e ter colegas ou subordinados desonestos que trazem prejuízo.

A colocação dignificada do regente da 10ª casa permite alcançar riqueza e uma boa reputação ao nativo e reconhecimento do seu mérito por parte dos outros. Será também capaz de vencer inimigos e oponentes que tentam prejudicar a sua vida profissional e reputação social.

Esta colocação não favorece particularmente a relação com o pai, com o qual pode haver desentendimentos e conflitos, se o regente da 10ª casa está mal dignificado. Se estiver bem colocado, o pai pode ajudar a vencer as lutas e obstáculos e ajudar o nativo a alcançar sucesso.

Também Poderá Gostar de Ler

Leave a Comment