Regente da 10ª Casa na 7ª e 8ª Casas

parceiros a celebrar acordo

Neste artigo falamos dos efeitos do regente da 10ª casa na 7ª e  8ª casas do horóscopo. Este artigo complementa um outro mais antigo já publicado.

Regente da 10ª Casa na 7ª Casa

A colocação do regente da 10ª casa na 7ª casa é considerada bastante favorável, não apenas porque se trata do regente de uma casa angular colocado em outra casa angular,  mas também porque a 7ª casa é a 10ª a partir da 10ª, na correlação de casas.

Assim, os significados de ambas as casas florescem, desde que não haja aflições e o regente da 10ª não esteja mal dignificado.

A posição do regente da 10ª casa na 7ª acentua a ligação entre a vida profissional e social do nativo aos parceiros, incluindo o de casamento e indica que o cônjuge pode contribuir decisivamente para a visibilidade e reconhecimento profissional do nativo.

Deste modo é frequente que o nativo veja a sua vida profissional e social melhorar substancialmente após o casamento ou a formação de uma parceria.

Se estiver forte e bem colocado na 7ª, esta posição indica que o cônjuge é alguém ambicioso, orientado para o sucesso e determinado em alcançar uma boa posição social e profissional.

As características do cônjuge são uma influência importante nas próprias ambições do nativo, sedo também uma força motivadora que o impulsiona a querer alcançar mais. O cônjuge apoia o nativo, motiva-o e pode mesmo ajudá-lo a outros níveis, para que este consiga alcançar sucesso na sua vida profissional.

Pode acontecer que se forme uma parceria, tanto no casamento como na carreira, ligando forças mútuas para alcançar objetivos comuns.

O regente da 10ª casa deve estar, porém, dignificado na 7ª para que esses bons efeitos se verifiquem, caso contrário, o cônjuge pode ser alguém que tem ambições desmedidas, mas não as qualidades ou a determinação e esforço para as concretizar de forma bem-sucedida.

Quando o regente da 10ª está forte e dignificado, a sua posição na 7ª casa indica que o nativo casa com alguém que tem uma reputação estabelecida no plano social e profissional, sendo conhecido pela sua competência na sua área profissional.

A colaboração do nativo com o cônjuge, nesta circunstância, indica que, a partir da parceria, também alcançará sucesso e reconhecimento pelo seu mérito. O nativo alcançará posição mais elevada trabalhando em parceria com o cônjuge do que sucederia sozinho.

É claro que, se estiver mal dignificado, o cônjuge arrastará o nativo para uma espiral de ações que podem causar a sua baixa de reputação e posição social.

Quando ambos os regentes- da 10ª e da 7ª – estão dignificados no horóscopo, tanto o nativo como o cônjuge e outros parceiros têm uma atitude eticamente correta na sua vida pública e profissional e seguem bons princípios gerais de conduta, que o público reconhece.

Assim, tanto o nativo como o cônjuge atuam de forma honesta na profissão e no exercício de cargos públicos, quando é esse o caso. Também têm preocupações sociais, trabalhando não apenas para fins pessoais mas para benefício da maioria da sociedade.

Deste modo, estas pessoas respeitam as regras sociais, desde que o regente da 10ª casa esteja dignificado. Quando está mal colocado na 7ª casa, porém, o cônjuge pode deixar-se envolver em processos de  corrupção quando exerce cargos socialmente relevantes.

Quando não há aflições para a 7ª casa, esta posição indica que o nativo terá sorte nas parcerias de negócios e poderá chegar mais longe se trabalhar em parceria do que chegaria sozinho. Beneficia o nativo e os parceiros, havendo sucesso nos objetivos de negócios.

Também obtêm em geral muita visibilidade social e apreço do público que confia neles e mostra apreço pelo seu trabalho e /ou produtos. Algumas áreas onde esse sucesso pode ser muito relevante é no exercício de cargos públicos, na área financeira, na gestão, etc.

No plano psicológico, estes nativos tendem a lidar com os parceiros como se estes fossem família, podendo também replicar no cônjuge um comportamento maternal, em especial nos nativos de sexo feminino.

Em gera, encontram a verdadeira vocação profissional após terem formado uma parceria significativa ou após o casamento.

Uma das consequências desta posição do regente da 10º casa pode ser a escolha de uma profissão que lida com parcerias, negociações, contratos, aconselhamento (por exemplo matrimonial) etc.

Em alguns nativos, o casamento pode ser uma forma de catapultar socialmente para posições mais elevadas, tanto na área profissional como ao nível do status. O casamento pode também estar associado, de algum modo, á vida pública e social, podendo ser usado para construir uma imagem social e reputação.

Para alguns, o casamento e as parcerias são uma forma importante de definir uma posição de igualdade nos deveres e direitos das parcerias e do casamento, acreditando que cada parceiro deve contribuir de forma igual para as necessidades mútuas da relação.

Regente da 10ª Casa na 8ª Casa

Quando o regente da 10ª casa está colocado na 8ª casa, o resultado depende bastante da força e dignidade do planeta nessa casa. A primeira referência a fazer é que, sendo a 8ª casa uma casa dusthana, esta colocação pode ser verdadeiramente difícil  ,implicando obstáculos e obstruções, mudanças  e possibilidade de perda de posição e de status.

Mas, quando o regente da 10ª casa está dignificado na 8ª, embora o nativo enfrente dificuldades e obstáculos, estes acabam, na verdade, por trazer resultados positivos para si.

Estando o planeta numa relação de 11ª casa com a casa que rege, pelo princípio de derivação de casas, indica que pode haver ganhos inesperados, mudanças súbitas que se viram a favor do sujeito quando tudo parecia perdido, etc. e muitos desejos e ambições podem ser satisfeitos deste modo, quando não eram esperados.

Isto funciona tanto para os eventos positivos como para os eventos sentidos como negativos: o nativo tanto pode alcançar a concretização de um desejo ou ambição quando parecia que isso seria impossível como pode perder algo que pensava estar solidamente seguro na sua vida.

Deste modo, estas pessoas devem preparar-se para «esperar sempre o inesperado» pois a sua vida costuma ser cheia de surpresas e de mudanças súbitas, tanto para o bem como para o mal. E o seu trabalho e carreira, a sua posição social e imagem pública serão os catalisadores desses eventos.

E, por causa disso, a força e dignidade da posição do regente da 10ª casa é muito importante pois, tendo de lidar com muitas situações tensas, bruscas, ou mesmo traumáticas, a força do indivíduo para aprender a viver com isso sem perder o equilíbrio depende do estado do planeta, de modo a poder ter a resiliência de não se deixar quebrar pela falta de estabilidade na vida.

Assim, um regente da 10ª casa dignificado ajuda o indivíduo a ter a tenacidade e determinação para lidar com situações de crise e a sua profissão pode colocá-lo em situações  em que estas crises são frequentes.

Nessa circunstância, o indivíduo tem a força de caráter, inteligência e calma para atravessar situações difíceis, alcançando bons resultados.

Sendo a 10ª casa uma casa de «karma» (esta palavra significa ação e, na tradição da índia, refere-se ao que o nativo precisa de fazer para cumprir as suas responsabilidades kármicas perante o coletivo), quando o regente da 10ª casa está aflito ou mal dignificado na 8ª casa, o nativo tende a usar meios ilegais ou «esquemas» para realizar os seus objetivos e desejos e o resultado pode ser a sua rápida queda de posição e exposição pública.

Um mal dignificado regente da 10ª casa na 8ª, pode indicar um indivíduo que usa meios secretos ou associações com pessoas desonestas para alcançar posição e riqueza, sem escrúpulos quanto aos meios utilizados para isso.

Por outro lado, esta posição do regente da 10ª casa também pode indicar alguém que tem uma carreira ligada a matérias secretas ou de natureza confidencial ou um tipo de trabalho que depende do segredo para produzir bons resultados, sem associar o nativo a atividades ilegais.

Outras profissões são por ex., as equipas de salvamento em situação de catástrofe, envolvendo forças civis de proteção social, médicos, bombeiros, etc., profissões que atuam em situações súbitas, incluindo os cenários de guerra ou terrorismo.

E outras possibilidades de carreira relacionam-se com o «dinheiro não ganho» que aparece através do jogo, de herança, seguros. As profissões que lidam com estas matérias são significadas também por esta presença do regente da 10ª casa.

Por outro lado, sendo uma casa de «profundidade», a colocação do regente da 10ª casa nesta casa também indica alguém que conhece a fundo determinada matéria, como acontece com um perito ou especialista.

A 8ª casa é também uma casa que significa o inesperado, o que acontece sem ser previsível anteriormente. E isso significa que, para estas pessoas, o seu trabalho ou profissão pode mudar subitamente ao longo da vida, de forma inesperada.

Os bons ou maus resultados dependem da dignificação do planeta que rege a 10ª casa e da força desta casa. Porém, há sempre algo de traumático sempre que alguém perde algo que julgava seguro, mesmo que depois acabe por revelar-se positivo nas consequências.

E, se é verdade que o nativo com esta posição pode alcançar admiração e reconhecimento públicos pelo seu mérito profissional, os resultados nunca são completamente pacíficos pois a 8ª casa é uma casa de tabus, de aspetos da realidade escondidos ou ocultos, por variadas razões, como aconteceu com a dimensão sexual durante muito tempo.

E Freud, por e x., é um bom exemplo de como, por um lado, recebeu admiração e teve sucesso, mas, por outro, foi criticado e rejeitado por uma boa parte das «mentes pensantes» da sua época (e não só).

Ou seja, o mais expectável é que estes nativos, mesmo quando alcançam sucesso, este não seja unânime, pela sua própria postura e exercício da atividade ou pelas ideias que professam.

Porém, se o regente da 10ª casa estiver forte e dignificado, o nativo, apesar de se dividirem as opiniões acerca de si, não perde a posição, em termos gerais. Mas o mesmo não acontece quando o regente da 10ª está fraco ou mal dignificado, situação na qual há frequentemente perda de posição.

Também pode perpetrar ações de caráter ilegal , o que lhe merece censura social e ,por vezes, sancionamento legal. Algumas das ações mais comuns são tentar apropriar-se abusivamente da riqueza que não lhe pertence. Por vezes, a má dignificação do regente da 10ª casa indica que o nativo será enganado por parceiros desonestos e terá perdas á conta destes.

A boa dignidade do regente da 10ª na 8ª casa indica que o nativo usa meios legais e respeita as regras sociais em termos morais. E pode também obter, como referido, grande quantidade de riqueza de forma inesperada e «não ganha», sendo uma posição que pode, por ex., indicar ganho da lotaria, Euro milhões, etc.

E também obtém bons ganhos da profissão e carreira, realizando as suas ambições.

Estes nativos necessitam de uma profissão que lhes traga emoções intensas, razão pela qual muitas vezes se envolvem com profissões que incluem tabus sociais e morais. Por isso pode acontecer que escolham uma profissão associada à exploração do sexo, aconselhamento sexual, indústria associada, etc.

Outra área possível é a Psicologia ou Psiquiatria, pois estes nativos sentem-se fascinados com os processos ocultos e inconscientes que motivam a ação humana.

Outra área clássica na qual podem trabalhar é a chamada «indústria da morte», como gestão de funerais, de testamentos, de medicina paliativa , etc.

A sua propensão para estabelecer um envolvimento intenso  com a própria atividade profissional e pessoas associadas ao seu exercício, faz com que esta área das suas vidas seja um elemento fortemente transformador da sua identidade, mudam e transformam-se através do trabalho que realizam.

Também Poderá Gostar de Ler

Deixe um comentário, ajude-nos a melhorar