Forças e Fraquezas no Horóscopo

mulher sentada na varanda com refeição matinal olhando o horizonte

Neste artigo descrevemos algumas noções importantes para interpretar e avaliar as forças e fraquezas do horóscopo, segundo a obra Brihat Jataka.

Quando, no nascimento, há planetas colocados no próprio signo, exaltação ou mooltrikona e estão colocados em casa kendra a partir do Ascendente – 10ª ou 4ª-, tornam-se planetas karaka uns dos outros.

«Karaka» significa «auxiliador». Deste modo, se a Lua está colocada no Ascendente no próprio signo e, na 10ª casa, Marte e o sol estão no signo Carneiro, ao mesmo tempo que Saturno está na 4ª casa no signo Balança, estes planetas são auxiliadores uns dos outros (karakas) promovendo os bons efeitos uns dos outros.

Alguns comentadores acrescentam que o mesmo sucede quando os planetas estão na  4ª ou 10ª casa a partir uns dos outros, mesmo que não estejam colocados nas casas kendra a partir do Ascendente, bastando terem uma relação de 4ª ou 10ª casa em relação a um outro.

Todos devem estar dignificados ou no próprio signo, ou exaltação ou mooltrikona para isto se verificar.

Mas há que ter em conta o seguinte: só os planetas colocados na 4ª ou 10ª casa a partir de um outro podem ser karakas. Mas isto não se verifica em relação ao planeta colocado na 1ª casa. São os outros que são karakas em relação ao que ocupa a 1ª casa e entre si.

Um planeta dignificado  no signo de exaltação ou mooltrikona torna-se um karaka para outro planeta que  ocupe a 10ª casa a  partir desse signo (mas não a partir do Ascendente). E terá de estar colocado no próprio signo, signo de exaltação ou mooltrikona para poder ser karaka.

Varahamihira afirma que, quando uma pessoa perde riqueza, pode recuperá-la no período antardasa de um planeta karaka. E quando a Lua transita pela casa de um planeta karaka, a pessoa goza de conforto, riqueza e sucesso. O mesmo acontece quando a Lua transita pela 2ª casa a partir da casa ocupada pelo sol.

Varahamira acrescenta que, querendo fazer uma viagem, esta deve começar quando a Lua transita pelas casas referidas no parágrafo anterior.

Quando uma pessoa nasce quando o navamsa do Ascendente está em vargottama (isto acontece quando está colocado no mesmo signo na carta raiz e na navamsa) ou quando a Lua está em vargottama, será feliz e próspera.  Este mesmo efeito sucede quando há um planeta benéfico colocado na 2ª casa a partir do Sol ou quando há planetas colocados nas casas kendra. Os efeitos aumentam se esses planetas forem benéficos.

Se, no nascimento, houver planetas karaka nos signos, como descritos atrás, a pessoa será feliz e próspera.

Quando, no nascimento, Júpiter está colocado numa casa kendra, ou o regente do signo da Lua ou o regente do Ascendente estão colocados numa casa kendra, a pessoa será feliz.

A informação a seguir é importante para interpretar os efeitos de um período dasa: quando, no começo de um período dasa, o planeta que rege o período ocupa um signo prishtodaya[1], produzirá os seus efeitos no final do período.

Se o planeta que rege o dasa começa o período num signo Sirodaya produz os seus efeitos no começo do período; e se o planeta que rege o dasa começar o período num signo Sira-Prishtodaya[2] dará os seus efeitos no meio do período.

Para determinar isto, divide-se o período dasa em 3 partes iguais.

O sol e Marte produzem os seus efeitos imediatamente após entrarem num signo. Júpiter e Vénus produzem os seus efeitos quando passam no meio de um signo. Saturno e a Lua dão os seus efeitos antes de abandonarem um signo. Mercúrio dá os seus efeitos enquanto atravessa todo o signo.

Também para avaliar o que é dito atrás, o signo deve dividir-se em 3 partes iguais.

Yogas Maléficos

Quando, no nascimento, a 5ª e a 7ª casa a partir do Ascendente ou da Lua estão ocupadas por planetas benéficos ou recebem o aspeto de planetas benéficos ou do seu regente, o nativo terá, respetivamente, filhos e um cônjuge. Caso contrário isso não acontecerá.

Quando Virgem é o signo Ascendente e o Sol está nele colocado, e Saturno ocupa o signo Peixes, o nativo perderá o cônjuge; ou se Marte ocupar o signo Capricórnio quando o Sol está colocado no Ascendente Virgem, o nativo perderá os filhos.

Se a Lua e Saturno ocupam a 7ª casa, a esposa deixará o marido para casar com outro.

Se Júpiter ou Vénus e a Lua ocuparem a 7ª casa e estiverem no navamsa do Sol ou de Marte, haverá apenas uma esposa. Mas, se a 7ª casa receber o aspeto da Lua e de Vénus, haverá várias esposas.

Se, no momento do nascimento, houver planetas maléficos na 4ª e 8ª casas a partir de Vénus; ou se houver planetas maléficos nos dois lados de Vénus (a «cercar» Vénus) ou se Vénus não estiver acompanhada por algum planeta benéfico ou se não receber o aspeto de um planeta benéfico, a esposa morrerá.

Quando, no nascimento, a 6ª ou a 12ª casa estiver ocupada pelo Sol e a outra pela Lua, a pessoa e o cônjuge terão problemas de visão.

Se, no nascimento, Vénus e o sol ocuparem uma das casas seguintes: 5ª, 7ª, 9ª casas a partir do Ascendente, a pessoa terá algum defeito nas pernas ou braços.

Se, no nascimento, Saturno está no Ascendente e este é Touro, Virgem ou Capricórnio e Vénus está colocado na 7ª casa no signo Escorpião, Peixes ou Caranguejo, no último navamsa, designado por chakrasnadhy, a esposa será estéril, se não houver nenhum planeta benéfico na 5ª casa.

Se houver planetas maléficos no Ascendente, 7ª casa e na 12ª casa, e a Lua, em fase minguante, está colocada na 5ª casa, a pessoa não terá filhos nem casará.

No próximo artigo continuaremos a descrever as forças e fraquezas que ajudam e interpretar e avaliar o horóscopo.


[1]  Signos Pristhodaya – erguem-se  no horizonte (Este) pela parte de trás: Carneiro, Touro, Caranguejo, Sagitário, Capricórnio. São fortes de dia; Signos Sirodaya: Erguem-se no horizonte (Este) pela cabeça ou parte superior: Gémeos, Leão, Virgem, Balança, Escorpião, Aquário. São fortes à noite.

[2] Sira-pristhodaya ou ubhayodaya- Ergue-se no horizonte ou Este tanto pela parte de trás como pela parte superior- signo Peixes. É forte tanto de dia como de noite.

Também Poderá Gostar de Ler

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments